VODU Loas
do Panteão Vodu A lista a seguir contém os nomes e
descrições dos principais loas Rada e Petro adorados na religião Vodu. AGWE Deus do mar do Vodu Rada, patrono dos
pescadores e marinheiros, consorte da loa feminina Erzulie. Agwe é visto como
um mestiço de olhos verdes, geralmente usando o uniforme de um oficial naval. AIZAN Loa haitiano do Vodu que habita a água e
dá a seus devotos o poder de cura e de adivinhação. AYIDA WEDO Loa haitiano/beninense do Vodu visto como
uma deusa serpente arco-íris de várias cores. É a consorte do loa-serpente
Damballah, freqüentemente simbolizada por uma cobra, serpente ou dragão. BARON SAMEDI Loa do Vodu Petro da morte e magia negra.
Governante dos cemitérios, visto como um anão. Seu símbolo é uma cruz preta
num túmulo, a cruz usando um casaco preto e no topo uma cartola. Ele controla
as almas de homens e mulheres que foram mortos por magia maléfica. Dizem que
quando ele é invocado à meia-noite, o som estranho e assustador de correntes
se faz ouvir com seu aparecimento. Baron Samedi é o loa Petro mais invocado
na magia negra do Vodu. BOSU Loa haitiano do Vodu que habita as
montanhas e os cemitérios. Sua cor sagrada é o preto. DAMBALLAH Loa Rada do Vodu conhecido como Serpente
do Céu, Pai das Águas Cadentes e loa de toda sabedoria espiritual. Damballah
é o consorte de Ayida Wedo, o loa-serpente arco-íris. Ele é reverenciado e
invocado às quintas-feiras, e sua cor sagrada é o branco. ERZULIE Loa Rada do Vodu que representa amor,
beleza e feminilidade. Seu principal atributo é o luxo e é visto como uma
jovem, bela, rica senhora que usa muitos anéis e colares de ouro. Sua bebida
favorita é o champanhe, e, como a Virgem Maria, seu símbolo é um coração
perfurado. Mas, diferentemente da Virgem Maria, Erzulie possui um caráter
bastante erótico. É a consorte de Ogum, o loa do fogo e da guerra, e também
de Agwe, o loa real do mar. Em sua forma Petro, é conhecida como Erzulie
Ge-Rouge (Erzulie Olhos Vermelhos) e vista como uma mulher pálida, trêmula,
que soluça incontrolavelmente porque ninguém a ama o suficiente. Branco e
rosa são suas cores, e ela é reverenciada em seu dia sagrado, sexta-feira. GHEDE Loa da morte do Vodu Rada. É o loa invocado
no encerramento de todas as cerimônias Rada. Veste-se com as roupas coloridas
de um palhaço ou bobo-da-corte e muitas vezes usa entre as pernas um
gigantesco falo de madeira. Entoa canções obscenas com voz anasalada e se
deleita em desconcertar as pessoas sexualmente. Nas Grandes Cerimônias, sacrificam-se
bodes pretos para ele, tanto como oferenda quanto como djakati (galinhas
de penas eriçadas afamadas por possuir a capacidade sobrenatural de
localizar, descobrir e destruir feitiços mágicos feitos contra seus donos).
Ghede é conhecido por sua fome insaciável, e uma pessoa por ele possuída come
quantidades enormes de comida do ritual. Seu dia sagrado é sábado, e o preto,
sua cor favorita. Embora seja o loa da morte, pode também ser um grande
curandeiro. Em sua forma Petro, é conhecido como Baron Samedi, o Governante
dos Cemitérios. LEGBA (PAPA LEGBA) Loa Rada dos caminhos e encruzilhadas.
(Na religião Vodu, todas as encruzilhadas têm um significado simbólico.) Originalmente um deus solar beninense, Legba
é o mais importante dos loas, e todas as cerimônias Rada iniciam-se com uma
invocação a ele. É o intérprete dos outros loas e lhes permite surgir pela
estaca (o objeto cerimonial mais importante do Vodu) fincada na terra. É o
guardião das chaves que trancam o portão que separa o mundo material do mundo
dos espíritos. Legba geralmente aparece como um velho camponês manco,
malvestido, fumando um cachimbo e usando uma muleta, mesmo sendo muito
poderoso; dizem que sua posse de um devoto em transe é violentíssima, fazendo
com que os membros da pessoa se contorçam como se ela fosse aleijada e o
rosto fique com aparência velha e abatida. No sul do Haiti, bodes e os
menores pintos de cada chocadeira são sacrificados a Legba em seu dia
sagrado, terça-feira. Em sua forma Petro, é conhecido como Carrefour, o
Mestre das Encruzilhadas. LOCO (PAPA LOKO BENIN) Loa haitiano da cura e espírito das ervas
e da vegetação que empresta às folhas poder curativo. Sua cor sagrada é o
verde. MARASSA Misteriosos loas gémeos do Vodu que são
divinos em poder, mas humanos em comportamento. Acredita-se que os Maras-sa
sejam os pais de toda a espécie humana e os únicos loas criados diretamente
por Deus (sentido cristão). São retratados como crianças gêmeas e, quando
possuem um devoto numa cerimónia, inspiram-lhe um comportamento infantil. OGOUN Loa Rada haitiano/nigeriano da guerra e
do fogo que protege seus adoradores das balas e ferimentos infligidos por
armas. Ele fortalece seus devotos, dando-lhes tapas e levantando-os no ar. É
invocado com o derramamento cerimonial de rum, que é então posto em fogo, o
que não acontece com os outros loas. Quarta-feira é seu dia sagrado, uma
espada é seu símbolo, e o vermelho, sua cor favorita. SIMBI Um loa Petro geralmente barulhento e
bravio, conhecido como Patrono dos Poderes Mágicos. Acredita-se que ele
habita mangueiras e cabaceiros. É reverenciado e invocado em seu dia sagrado,
a terça-feira. SOBO Loa haitiano/beninense Rada do raio e
trovão, cujo símbolo sagrado é o carneiro. Os seguidores do Vodu acreditam que Sobo
forja pedras-de-raio (lâmina dos machados pré-colombianos) arremessando raios
para a terra, que atingem a rocha e lançam a pedra no solo do vale. Antes que
um houngan possa tocá-la com as mãos, a pedra-de-raio deve ficar lá
por um ano e um dia. TI KITA Um loa Petro feminino, poderoso e muito
temido, associado com o culto da magia e dos mortos. "Alimenta-se"
de porcos e bodes, sendo o preto seu cor sagrada. ZAKA Loa haitiano da agricultura. Aparece como
um camponês usando chapéu de palha, fumando cachimbo e carregando na mão um
facão de mato. Ir para Vodu
(Fonte: “A magia das velas”, de Gerina
Dunwich) |
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