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…….. . Anjos & Arcanjos Espaço dedicado aos Anjos Doutrina dos Anjos (Angelologia) Autor: Walter
Andrade Campelo Introdução A angelologia é uma das mais difíceis
doutrinas encontradas nas Escrituras Sagradas. E por sua dificuldade tende a
ser por muitos negligenciada. Contudo, dada sua importância devemos apor a
este assunto grande valor, pois anjos são ministros da providência de Deus (1), e agentes ativos na
vida do crente e da Igreja de Cristo. O não entendimento, ou a falta de estudo,
sobre sua natureza e atividades, tem ocasionado o surgimento de muitas
seitas, heresias e credos, distintos e distantes da sã doutrina, conforme
encontrada na Palavra de Deus. Neste estudo pretendemos estabelecer os
ensinos das Sagradas Escrituras sobre este assunto, atendo-nos a uma
interpretação literal-histórico-gramatical do texto bíblico, sempre
comparando escritura com escritura (2), evitando alegorizar
qualquer passagem, exceto quando haja clara permissão para isto, dada pela
própria Palavra de Deus3. Terminologia O termo anjo da língua portuguesa tem
origem na palavra latina angelu, que por sua vez se deriva do termo aggelov
(aggelos) do grego. Em hebreu, a palavra traduzida como anjo é K)lm (mal'ak). A palavra malak ocorre 214 vezes no Antigo
Testamento, e a palavra aggelos ocorre 188 vezes no Novo Testamento, sendo
que ambas tem o significado de mensageiro, representante, enviado ou
embaixador. Pela terminologia também podemos entender
que os anjos têm gênero masculino, pois são assim invariavelmente referidos.
Não cabe, portanto, a idéia de que anjos não teriam gênero definido. Se assim
o fosse, seriam estes representados por palavras de gênero neutro nas línguas
de origem, ou em ocasiões seriam representados utilizando-se palavras de
gênero masculino e em outras de gênero feminino; fatos estes que nunca
ocorrem. Criação
dos anjos Os anjos são criaturas, ou seja, foram
criados por Deus, não existem desde a eternidade como o próprio Deus: "Só
tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a
terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas
com vida a todos; e o exército dos céus te adora". (Neemias 9:6 ACF (4)) "Louvai-o,
todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. (3) Louvai-o, sol e
lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. (4) Louvai-o, céus dos céus, e as
águas que estão sobre os céus. (5) Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e
logo foram criados". (Salmo 148:2-5 ACF) Os anjos foram criados por Deus em algum
ponto antes do final do segundo dia da criação, pois já existiam neste
momento conforme pode ser depreendido da leitura comparativa de Jó e Gênesis: "Depois
disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: (2) Quem é este que
escurece o conselho com palavras sem conhecimento? (3) Agora cinge os teus
lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. (4) Onde estavas
tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. (5) Quem
lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
(6) Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de
esquina, (7) quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos
os filhos de Deus jubilavam? (8) Ou quem encerrou o mar com portas, quando
este rompeu e saiu da madre; (9) Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e
a escuridão por faixa? (10) Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e
ferrolhos, (11) e disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará
o orgulho das tuas ondas?" (Jó 38:1-11 ACF) "E
disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas
e águas. (7) E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que
estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim
foi. (8) E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia
segundo. (9) E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e
apareça a porção seca; e assim foi. (10) E chamou Deus à porção seca Terra; e
ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom". (Gênesis
1:6-10 ACF) Eles foram criados em um estado de
santidade, mas alguns optaram por não se manter neste estado, conforme nos
relata Judas: "E
aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria
habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele
grande dia;" (Judas 6 ACF) O número
de anjos Os anjos, ao contrário do homem, não têm
capacidade reprodutiva: "Porque
na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos
de Deus no céu". (Mateus 22:30 ACF) Sendo assim seu número não se altera, pois,
tal qual o homem, eles têm existência eterna, seja para o bem ou para o mal.
Contudo, não é possível determinar quantos anjos foram criados. A Palavra de
Deus sempre se refere a eles através de números metafóricos, indicando grande
quantidade, mas em nenhuma parte há um número exato: "Um
rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e
milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se
os livros". (Daniel 7:10 ACF) "Mas
chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e
aos muitos milhares de anjos" (Hebreus 12:22 ACF) Funções
dos anjos Conforme
o Antigo Testamento As passagens selecionadas e apresentadas a
seguir nos mostram as principais funções dos anjos conforme relatadas pelo
Antigo Testamento. Temos nestas passagens anjos louvando ao SENHOR, enviando
mensagens Suas, obedecendo à vontade de Deus, e também sendo referidos como
um exército celestial (como guerreiros): "Jacó
também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus. (2) E Jacó
disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar
Maanaim". (Gênesis 32:1-2 ACF) "Então
o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que
pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no
lagar, para o salvar dos midianitas. (12) Então o anjo do SENHOR lhe
apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso". (Juízes
6:11-12 ACF) "Só
tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a
terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas
com vida a todos; e o exército dos céus te adora". (Neemias 9:6 ACF) "Serafins
estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus
rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. (3) E clamavam uns
aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a
terra está cheia da sua glória". (Isaías 6:2-3 ACF) "E
aconteceu que, havendo eu, Daniel, tido a visão, procurei o significado, e
eis que se apresentou diante de mim como que uma semelhança de homem. (16) E
ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse:
Gabriel, dá a entender a este a visão. (17) E veio perto de onde eu estava;
e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse:
Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo".
(Daniel 8:15-17 ACF) Conforme
o Novo Testamento No Novo Testamento além das funções mostradas
pelo Antigo Testamento, que em grande parte são novamente referenciadas pelo
Novo Testamento, os anjos são também apresentados como ministros de Deus aos
herdeiros da salvação em Cristo: "O
inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros
são os anjos. (40) Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será
na consumação deste mundo. (41) Mandará o Filho do homem os seus anjos, e
eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem
iniqüidade. (42) E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e
ranger de dentes". (Mateus 13:39-42 ACF) "Vede,
não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos
nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus". (Mateus 18:10
ACF) "Ora,
havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam,
durante as vigílias da noite, o seu rebanho. (9) E eis que o anjo do Senhor
veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram
grande temor. (10) E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago
novas de grande alegria, que será para todo o povo: (11) Pois, na cidade de
Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". (Lucas 2:8-11
ACF) "E
apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
(42) dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a
minha vontade, mas a tua. (43) E apareceu-lhe um anjo do céu, que o
fortalecia". (Lucas 22:41-43 ACF) "E a
qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus
inimigos por escabelo de teus pés? (14) Não são porventura todos eles
espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de
herdar a salvação?" (Hebreus 1:13-14 ACF) "E
olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos
anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
(12) que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber
o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e acções de
graças". (Apocalipse 5:11-12 ACF) "E
eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e
visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. (9) E
disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos,
os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus".
(Apocalipse 22:8-9 ACF) A
natureza dos anjos Os anjos são seres espirituais, mas podem
ostentar forma corpórea que pode tocar e ser tocada, bem como comer alimentos
sólidos: "Não
são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a
favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:14 ACF) "(1)
E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de
Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto
à terra...(3) E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua
casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram...(10)
Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na
casa, e fecharam a porta;" (Gênesis 19:1,3,10 ACF) Como já mencionado, os anjos são seres
imortais, tendo existência eterna: "Mas
os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a
ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;
(36) Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos
de Deus, sendo filhos da ressurreição". (Lucas 20:35-36 ACF) São também seres extremamente poderosos,
sendo dotados de poderes sobre-humanos, pois foram, por Deus, criados
superiores aos homens: "Enquanto
os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo
blasfemo diante do Senhor". (II Pedro 2:11 ACF) "Que
é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o
visites? (5) Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de
honra o coroaste". (Salmo 8:4-5 ACF) Todavia, os anjos não são onipotentes: "Então
me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o
teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as
tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. (13) Mas o príncipe do
reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos
primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da
Pérsia". (Daniel 10:12-13 ACF) Também não são oniscientes: "Mas
daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu
Pai". (Mateus 24:36 ACF) Nem onipresentes: "Ora,
havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam,
durante as vigílias da noite, o seu rebanho. (9) E eis que o anjo do Senhor
veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram
grande temor". (Lucas 2:8-9 ACF) Mas, tem uma espantosa velocidade, podendo
se transportar dos céus a terra quase que instantaneamente: "Ou
pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria
mais de doze legiões de anjos?" (Mateus 26:53 ACF) Os anjos são dotados de grande
inteligência: "Agora
vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros
dias; porque a visão é ainda para muitos dias". (Daniel 10:14 ACF) "Aos
quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam
estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito
Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos
desejam bem atentar". (I Pedro 1:12 ACF) "E o
anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da
besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres". (Apocalipse
17:7 ACF) Bem como têm eles vontade própria, e poder
de decisão: "Como
caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por
terra, tu que debilitavas as nações! (13) E tu dizias no teu coração: Eu
subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte
da congregação me assentarei, aos lados do norte. (14) Subirei sobre as
alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo". (Isaías 14:12-14
ACF) "E
aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria
habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele
grande dia". (Judas 6 ACF) São também seres emotivos: "Quando
as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus
jubilavam?" (Jó 38:7 ACF) Classificações específicas dos anjos
Arcanjo
O único arcanjo referenciado pela Bíblia é Miguel,
cujo nome significa "Aquele que é semelhante a Deus": "Mas
o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do
corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas
disse: O Senhor te repreenda." (Judas 9 ACF1) Devido ao significado do nome Miguel, confundem-no
alguns com Cristo, alegando ser Miguel um outro nome para Jesus. John Gill
foi um dos defensores desta teoria, conforme pode ser visto em seu comentário
a Judas 9: "A
quem se refere, não a um anjo criado, mas a um eterno, o Senhor Jesus Cristo;
como se denota através do nome Miguel, que significa: "Aquele que é como
Deus", e quem é como Deus, ou semelhante a Ele? Além do Filho de Deus,
quem é igual com Deus? E do seu papel como o arcanjo, ou Príncipe dos anjos,
porque Cristo é o cabeça de todos os principados e potestades; e do que é
dito em outras partes sobre Miguel, como ele sendo o grande Príncipe, ao lado
do povo de Deus, e tendo os anjos em sua submissão, e seu comando. (Daniel
10:21; 12:1; Apocalipse 12:7). Assim Filo o Judeu o chamou de a mais antiga
Palavra, primogênito de Deus, o arcanjo." Uriel é chamado de arcanjo nesta passagem do apócrifo
de Esdras: "E
sobre estas coisas Uriel, o arcanjo, deu-lhes resposta, e disse: Mesmo quando
o número de sementes for preenchido em vocês, porque ele tem pesado o mundo
na balança." (4:36) A palavra arcanjo aparece somente duas vezes na
Bíblia Sagrada, uma no texto em Judas 9, e outra no texto em I
Tessalonicenses 4:16 ACF: "Porque
o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a
trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro." Nesta passagem o Senhor Jesus é distinguido do
arcanjo, com cuja voz virá o Senhor buscar Sua Igreja. Também é importante verificar outra passagem bíblica
que referencia Miguel: "Mas
o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel,
um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis
da Pérsia." (Daniel 10:13 ACF) Miguel é aqui apontado como "um dos primeiros
príncipes". Cristo não pode ser referido como "um dos". Ele é
único, é o unigênito de Deus, é Deus. Também não é "dos primeiros",
pois já estava lá desde a eternidade, e tudo foi feito por Ele; incluindo-se
nisto: "um dos primeiros príncipes": "No
princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (2) Ele
estava no princípio com Deus. (3) Todas as coisas foram feitas por ele, e sem
ele nada do que foi feito se fez." (João 1:1-3 ACF) Notemos que Miguel significa "aquele que é semelhante
a Deus". Gill segue sua argumentação elevando a categoria da palavra
semelhante para uma igualdade quando pergunta: "quem é igual a
Deus?". Na verdade Miguel foi feito semelhante a Deus. Nós próprios
fomos feitos à Sua imagem e semelhança! Mas, nunca seremos iguais a
Deus! Vemos também em Hebreus, o autor sagrado referindo-se
a Jesus de modo completamente distinto dos anjos, colocando-o em posição de
autoridade sobre todos os anjos: "Feito
tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do
que eles. (5) Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te
gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? (6) E outra vez, quando
introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
(7) E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus
ministros labareda de fogo. (8) Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono
subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu
reino". (Hebreus 1:4-8 ACF destaque acrescentado) Pelo claro ensino das escrituras Jesus NÃO é um anjo,
os anjos foram por Ele criados, e Miguel é distinto de Cristo. Miguel é o
arcanjo e Cristo é o Filho de Deus. Não cabendo qualquer confusão neste
ponto. Serafins
A palavra hebraica para Serafim é "saraph",
que significa serpente que queima ou serpente ardente. Esta palavra se
origina em outra palavra hebraica que significa queimar ou arder. A única
ocasião em que esta palavra descreve esta classe particular de anjos ocorre
no capítulo 6 de Isaías, onde são descritos como seres com aparência humana
(rostos, pés e mãos) e com seis asas, sendo duas utilizadas para cobrir o
rosto, e duas para cobrir os pés, e com duas voavam. Criaturas com
características semelhantes podem ser vistas em Apocalipse 4, onde
encontramos quatro seres também com seis asas, e louvando ao Senhor de modo
muito semelhante ao descrito por Isaías. Não há, contudo, qualquer garantia
de que estes textos tratem dos mesmos seres, ou tão somente, são seres com
algumas características comuns. A palavra "saraph" no Antigo
Testamento é utilizada para designar as serpentes ardentes (2) que picavam
o povo de Israel no deserto, bem como para designar a serpente que foi feita
por Moisés e posteriormente destruída por Ezequias. As referências aos anjos
em Isaías como Serafins (serpentes) nos remetem ao Jardim do Éden onde a
antiga serpente tentou Eva. Fica, então, a pergunta: - Seria Satanás um
Serafim? Querubins
Querubim vem da palavra hebraica "kerub".
No grego temos uma única referência à palavra Xeroubin
(cheroubim) que é o plural do hebraico "kerub" (3). No Antigo Testamento temos 66 versos que trazem a
palavra "kerub". Sua primeira ocorrência descreve os seres
que foram postos por Deus, como guardas, ao oriente do Jardim do Éden,
quando, por causa do pecado, expulsou de lá o homem. Em outras são
referências às figuras postas sobre propiciatório (tampa que protegia o
conteúdo da arca da Aliança), uma em cada extremidade, provendo proteção aos
objetos contidos na arca: "Farás
também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades
do propiciatório. (19) Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o
outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o
propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. (20) Os
querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o
propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins
estarão voltadas para o propiciatório. (21) E porás o propiciatório em cima
da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. (22)
E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos
dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te
ordenar para os filhos de Israel". (Êxodo 25:18-22 ACF) O propiciatório, com os querubins, não somente
proviam proteção ao conteúdo da arca, mas formavam um suporte visível para o
trono invisível de Deus. "Tu,
que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho;
tu, que te assentas entre os querubins, resplandece". (Salmo 80:1 ACF) "O
SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins;
comova-se a terra". (Salmo 99:1 ACF) Foram bordados querubins também nas cortinas e nos
véus do Tabernáculo, bem como nas paredes do Templo. ( Exodo 26:31 e II
Cronicas 3:7) Também eram querubins que sustentavam o trono de Deus
no relato encontrado em Ezequiel 10: "Depois
olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins,
apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante a forma de um trono.
(2) E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até
debaixo do querubim, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os
querubins e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista. (3) E os
querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquele homem; e uma
nuvem encheu o átrio interior. (4) Então se levantou a glória do SENHOR de
sobre o querubim indo para a entrada da casa; e encheu-se a casa de uma
nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do SENHOR. (5) E o ruído
das asas dos querubins se ouviu até ao átrio exterior, como a voz do Deus
Todo-Poderoso, quando fala. (6) Sucedeu, pois, que, dando ele ordem ao homem
vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os querubins,
entrou ele, e parou junto às rodas. (7) Então estendeu um querubim a sua mão
dentre os querubins para o fogo que estava entre os querubins; e tomou dele,
e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho; o qual o tomou, e saiu. (8)
E apareceu nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas
asas". (Ezequiel 10:1-8 ACF) Observemos, neste relato, várias características dos
querubins, como o fato de serem criaturas aladas, de terem mãos como que de
homens, de serem os sustentadores do trono de Deus e de serem criaturas
extremamente poderosas. O Anjo do Senhor
Há várias referências bíblicas sobre aparições do
Anjo do Senhor, sendo este um ensino da maior importância, pois são estas
aparições teofanias, mais especificamente teofanias em que Deus se
apresentava em forma humana. Há no Antigo Testamento 62 referências ao Anjo
do Senhor (ou à variante Anjo de Deus), sendo a primeira em Genesis 21:17,
quando o Anjo de Deus aparece a Agar no deserto. O Anjo do Senhor apareceu
por várias vezes executando tarefas destinadas aos anjos ordinários, ou seja,
trazendo mensagens de Deus (4), protegendo o povo de Deus (5) e suprindo
suas necessidades (6). Contudo, apesar de várias controvérsias entre os
eruditos quanto a este assunto específico, devemos aqui estabelecer a
identidade do Anjo do Senhor, como sendo pré-encarnações de nosso Senhor
Jesus Cristo. Para tanto trataremos alguns pontos que sempre distinguem as
aparições do Anjo do Senhor de aparições de outros anjos: - Um dos pontos mais relevantes quanto a esta questão
é que no contexto do Novo Testamento não há sequer uma referência a "o
Anjo do Senhor". Sempre que ocorre referência a "Anjo do
Senhor", esta se faz como "um anjo do Senhor" e nunca como "O
Anjo do Senhor". Esta substituição diz muito em sua aplicação direta,
pois, ser "um", é ser um entre muitos, e ser "o" é ser
único do género (7). No texto grego não encontramos o artigo definido
"o" anexo à palavra aggelov (aggelos),
colocando todas as referências com exceção de Atos 7:30 (8) na condição de um em muitos, e não de único em sua espécie. É
importante tomarmos esta posição, especialmente em vista de I Timóteo 3:16,
pois Deus já havia se manifestado em carne, tornando estas ocorrências como
aparições de um de seus anjos. - O Anjo do Senhor aceitou a adoração de Josué (9). Um anjo comum não admite ser adorado, como pode bem
ser visto nas passagens em Apocalipse 19:10 e 22:8-9. A instrução é clara:
"Adora a Deus". Anjos têm clara noção de sua posição e não admitem
que os homens os adorem. Se o "Anjo de Deus" que apareceu a Josué
não fosse o próprio Deus (segunda pessoa da trindade), não teria aceitado, de
forma alguma, a adoração de Josué. - Em Juízes 13:15-22 temos: "15
Então Manoá disse ao anjo do SENHOR: Ora deixa que te detenhamos, e te
preparemos um cabrito. (16) Porém o anjo do SENHOR disse a Manoá: Ainda que
me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao
SENHOR. Porque não sabia Manoá que era o anjo do SENHOR. (17) E disse
Manoá ao anjo do SENHOR: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua
palavra, te honremos? (18) E o anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas
assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? (19) Então Manoá tomou
um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao
SENHOR: e houve-se o anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher.
(20) E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do SENHOR
subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra
sobre seus rostos. (21) E nunca mais apareceu o anjo do SENHOR a Manoá, nem a
sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do SENHOR. (22) E disse
Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus". Esta passagem nos esclarece vários pontos. O primeiro
a ser levado em conta é o nome do anjo do Senhor, que é Maravilhoso. Ora,
vemos em Isaías 9:6, que Maravilhoso é nome dado ao menino que nos foi dado
por Deus para salvação do homem. Alem disto vemos o próprio reconhecimento de
Manoá (pai de Sansão) de que o Anjo do Senhor que lhe havia aparecido era
Deus. Vemos também o anjo do Senhor subindo na chama do altar, tipologia para
o sacrifício que a segunda pessoa da trindade, nosso Senhor e Salvador Jesus
Cristo, viria a fazer por todos os homens. Por todas estas razões devemos entender com firmeza e
clareza que O Anjo do Senhor (ou o Anjo de Deus) no Antigo Testamento é sim,
e sem dúvidas nosso Senhor Jesus Cristo. O Anjo Gabriel
A palavra Gabriel vem do hebraico "Gabriy'el",
que quer dizer "guerreiro de Deus" ou "homem de Deus",
provindo da junção de "geber", "homem forte" ou
"guerreiro" e 'el. Este anjo é o anunciador das grandes
mensagens de Deus para a humanidade, tendo aparecido a Daniel
(10)
e depois no Novo Testamento durante a anunciação do nascimento de João o
Batista (11) e de Jesus Cristo (12). É o anjo que assiste diante de Deus, sendo ele o
portador das grandes mensagens de Deus para os homens. O Anjo da guarda
"Vede,
não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos
nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus". (Mateus 18:10
ACF) O primeiro problema a ser solucionado nesta passagem
é quem são os pequeninos referidos por Jesus. Há duas interpretações
possíveis, uma direta que indicaria Cristo estar falando de crianças. Outra
indicaria que Ele estaria falando de seus discípulos, pois por diversas vezes
Ele assim o fez (cf. Mateus 10:42; 18:6). Poderíamos entender ambos os
significados, mas devemos dar preferência ao último, por ser esta a prática
de Cristo. Quando Ele falava de crianças, Ele as chamava de crianças mesmo ou
de meninos, não de pequeninos. Esta passagem não deve ser tomada, como muitos o têm
feito, no sentido de que haja um anjo para cada crente. O texto não diz isto,
mas sim que há ação angelical de proteção dos discípulos de Cristo. E esta
ação faz parte do trabalho geral dos anjos em proteger o povo de Deus: "Não
são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a
favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:14 ACF) Logo, não há tal coisa como "anjo da
guarda", mas sim anjos que servem por ordens de Deus àqueles que estão
aqui executando as boas obras, que Deus preparou para que andassem nelas (13). O Anjo da Igreja
Quem são os anjos da Igreja tratados nos primeiros
capítulos do Apocalipse de João? Esta pergunta tem sido alvo de respostas
diversas, e se faz necessário estudá-las. A resposta mais comum é que João ao escrever estaria
se referindo aos pastores destas Igrejas, com base em Malaquias 2:7, onde a
palavra K)lm (mal'ak), designativa de anjo no hebreu, é empregada aos líderes
religiosos como sendo mensageiros da vontade de Deus. Assim, aos mensageiros
das Igrejas (aggelos) ou aos seus anjos, é que seriam escritas as
cartas. Contudo, outras interpretações como a do alegorista
Orígenes de Alexandria indicariam se tratar de anjos reais, e sendo assim,
cada Igreja teria o seu próprio anjo da guarda particular. Mas, vemos pelo
conteúdo das cartas que elas não se dirigem a um anjo, mas a pessoas, aos
membros daquela igreja. Outros ainda argumentam que seriam espíritos malignos
que estariam ali para se alimentar dos pecados dos membros daquela Igreja.
Sendo que cada Igreja teria então um "demônio de guarda" pronto a
agir a cada tropeçar dos salvos ali congregados. O que de fato se pode entender é que o anjo e a Igreja
se confundem na mensagem, indicando claramente que o anjo faz parte da
Igreja, e este entendimento aponta de forma inequívoca para o pastor como
anjo da Igreja. Conclusão
Esta doutrina, apesar de difícil, é da mais alta
importância para o crente em sua vida cotidiana, pois os anjos são exemplos
de louvor e ajudadores enviados por Deus. É reconfortante saber que há anjos
do Senhor trabalhando para nos proteger dos perigos espirituais que rondam
nossas vidas, e os termos como exemplo de quão maravilhosa será nossa vida
louvando ao Senhor por toda a eternidade. 1 Todos os textos bíblicos
citados neste estudo foram extraídos da tradução de João Ferreira de Almeida
- Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original (ACF), editada pela Sociedade
Bíblica Trinitariana do Brasil, exceto quando houver sido especificado em
contrário. (Fonte- http://www.luz.eti.br/es_angelologia2.html) VOLTAR: Anjos & Arcanjos HOME: Portal
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