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…….. . Anjos & Arcanjos Espaço dedicado aos Anjos Anjo do Senhor, Teofanias “Um estudo de teofanias nas Escrituras” Callum Beck Tradução de R.G. I O Anjo do Senhor (lit. JEOVÁ) que aparece em diversas
passagens do Novo testamento é comparado com, e no entanto diferenciado, de
JEOVA. A passagem que melhor descreve esta relação encontra-se em Isaías
63:8-9, onde Deus é chamado de Salvador de Israel, mas é o Anjo da Sua
presença que salva Israel. Este Anjo de Deus é geralmente visto pelos pais da
Igreja como Logos ou a Palavra de Deus (João 1:1), aquel que declarou Deus e
cuja glória nós vimos (João 1:14, 18; cf João 12:45; 14:9; II Corintios
4:4-6; Colossenses 1:15; 2:9; Hebreus 1:3). Veja-se E.W. Hengstenberg, Cristologia do Velho Testaento,
pp.80-91, 1279-1312, para uma discussão profunda do assunto. Segue uma lista de versiculos onde este Anjo/Logo aparece: Genesis 16:7-14; 21:17-19; 22:1-2, 11-18; 31:11-13 com 28:13
35:1,3,7,15; 48:15-16 Exodo 3:1-6; 13:21-22; 14:19 & Numeros 20:16; 23:20-23. Cf
Actos 7:30-38 Números 22:21-35. Cf 22:9,20; 23:3-5, 15-16; 24:2,4,16 Juizes 2:1-5; 6:11-24; 13:2-23 Isaias 63:8-9 Oseias 12:3-5. Cf Genesis 32:24-30 Zacarias 1:7-12; 2:3-5, 8-11; 3:1-10; 12:8 Malaquias 3:1 (mensageiro da aliança=anjo da aliança) Este Anjo/Logos é primeiramente chamado de JEOVÁ (Malak
Yahweh), mas também é referido com Anjo de Deus (Elohim), o Anjo, o meu Anjo
e um Anjo. Por vezes, no entanto, essas expressões são utilizadas em outras
figuras (Exodo 32:34-33:4; Eclesiastes 5:6; Malaquias 2:7; 3:1 “o eu
mensageiro”) , e por vezes não é certo se se pretende referir ao Logos ou a
um anjo normal (Genesis 24:7,40; Juizes 5:23; II Samuel 24:16-17; I Reis
19:5-7; II Reis 1:3,15; 19:35; I Cronicas 21:11-30; II Cronicas 32-21; Salmos
34:7; 35:5-6; Isaias 37:36; Daniel 6:22) II O Logos
também apareceu no Venho Testamento em várias formas humanas (Génesis
18:1-19:22; 21:1 com 18:10; 32:24-30; Possua 5:13-6:2; Ezequiel 1:25-2:4;
8:1-4; Daniel 3:25,28; 8:15-16; 10:5-9,16-11:1; 12:6-9; Zacarias 11:4-17;
13:7). O homem que lutou com Jacob (Génesis 32:24-30) é especificamente
chamado de “o Anjo...até JEOVÁ” em Oseias 12:3-5, o comandante do exército do
Senhor (Josué 5:14) é quase certamente o anjo de Êxodo 23:20-23 & Números
22:21-35, e provavelmente todas as figuras que são referidas como o Anjo do
Senhor. III Também existem outras teofanias, ou
manifestações de Deus, no Velho Testamento. Essas não estão associadas a
qualquer forma angelical ou humana em particular. Veja-se por exemplo: Génesis 12:7; 17:1-22; 26:2,24; 28:13-17;
35:1,9 Êxodo 19:3,8-25; 20:18-22; 24:1-2,9-18;
29:42-46; 31:18; 32:30-34:11; 34:29-35; 40:34-35 Números 1:1; 9:15-23; 11:16-17,24-25;
12:4-10; 14:10-14; 16:42; 20:6-7 Deuteronómio 1:30-33; 4:10-15,32-37;
5:4-5,22-27; 33:2; 34:10 Job 38:1; 42:5 Isaías 6:1 com João 12:39-41 Ezequiel 1:1; 3:23-24; 9:3-4;
10:1-4,18-20; 11:22-23; 43:1-7; 44:4; 48:35 Amós 9:1 Mais uma vez parece que em muitos desses
casos, se não mesmo em todos, Deus apareceu na forma do Seu Anjo. Isto é
certo no caso da teofania a Jacob em Betel, pois em Génesis 31:11-13 o Anjo
do Senhor diz que Ele é o Deus de Betel a quem Jacob tinha feito um voto em
Génesis 28:18-22. Também parece que a presença (literalmente “face”) de JEOVÁ
em Êxodos 33:14-15 é outro titulo para o Anjo de Êxodo 23:20-23, pois ambos
desenvolvem o mesmo trabalho de liderar Israel para a terra prometida (cf
Deuteronómio 4:37). Mais evidências deste facto vêm da expressão “Anjo da Sua
Presença” (lit. “face”). Parece ter sido formado por conjugação de dois nomes
e sugere que o profeta inspirado equacionou a “face de JEOVÁ” com “o Anjo em
quem está o nome do Senhor (Êxodo 23:21). IV A escritura declara que nenhum homem viu
ou pode ver Deus (Êxodo 33:20, João 1:18; 5:37; I Timóteo 6:16; I John
4:12,20), excepto, é claro, Jesus (João 6:46). Porém, temos muitas aparições
de Deus no Velho Testamento, conforme já referimos e a declaração expressa de
Jesus de que aquele que o viu também viu o Pai (João 1:18; 12:45; 14:9). João
12:38-41 expressamente identifica Deus com Jesus em Isaías 6:1. A única
conclusão lógica que pode ser retirada de tudo isto é que Jesus, na sua forma
pré-encarnada como a Palavra = Logos, também desenvolveu o trabalho de
revelar Deus ao Homem no tempo do Velho Testamento. O Logos manifestou-se a
si próprio na forma do Anjo, algumas vezes como figura humana, algumas vezes
na natureza (Êxodo 13:21; 20:18-22), e algumas vezes de forma não
identificada (e.g., Génesis 17:1,22; 35:9). Porque o Logos é ao mesmo tempo
com Deus e é Deus (João 1:1), também pode ser verdade, simultaneamente, que o
Homem no Velho Testamento viu Deus e que nenhum homem viu Deus em qualquer
altura. Outros aspectos a realçar é que parece que apenas Moisés, de todos os
profetas, viu o Pai, embora não literalmente face a face (Êxodo 33:18-23;
34:5-7,29; Números 12:6-8; Deuteronomyio34:10); e no tempo que está para vir
nós veremos Deus como Ele é (Job 19:25-27; Salmos 11:7; 17:15; Mateus 5:8; I
John 3:2; Apocalipse 22:4). Estudo Especial de Daniel 1-O Anjo/Palavra é manifestado como: 1-
Um como o filho dos deuses = O Seu anjo -
3:25,28; 6:22. 2-
O Príncipe Celestial - 8:11,25; cf Josué
5:14. 3-
Um Santo falando - 8:13-14; cf 12:6-7. 4-
Com a aparência de um homem= um homem
vestido com linho - 8:15-16; 10:5-9,16-19; 12:6-7; cf Ezequiel 9-10. 5-
O grande Senhor de Daniel - 10:17 (ver C.
4 abaixo). 6- O Messias a)
Um
como o filho do Homem 7:13-14 b)
Principe
(nagid) / Ungido 9:24-25 2-Miguel é manifestado como: 1- Parte do fiel Anfitrião Celestial - 8:10-12 2-
Um dos Príncipes Principais (sar) -
10:13. 3-
O Príncipe de Israel (sar) - 10:21; 12:1;
cf Judas 9 & Apocalipse 12:7. 3-Gabriel é manifestado como: 1-
Parte do Fiel Anfitrião Celestial -
8:10-12. 2-
Um santo que questionou o Anjo - 8:13-14;
cf 12:6-7. 3-
O Anjo de Interpretação - 7:16; 8:16-19;
9:21-22; 10:10-15,20-11:1; 12:8-9. Ele entregou as revelações em 7:17-27;
8:19-26; 9:22-27; 11:2-12:4; 12:9-13. 4-
Senhor menor de Daniel – 10:16b-17,19b;
12:8 5-
Um dos anjos pelo rio – 12:5-6 4-Nota sobre a batalha espiritual: O Príncipe de
Israel, Miguel, teve em batalha como Príncipe da Pérsia no primeiro ano de
Dário, o Medo (11.1). Gabriel foi enviado para “confirmar e fortalecer Miguel
(11.1) em resposta à oração de Daniel (cf. Capítulo 9, especialmente v. 23).
O seu apoio, pela análise de 9.1. e 9.20-23 pareceu, primeiramente, destinado
a ajudar Daniel a ter entendimento sobre a visão, que neste caso envolveu a
entrega da profecia messiânica à humanidade. Parece que Gabriel ficou sozinho a
batalhar os Reis da Pérsia (10:13,21). Daniel orou por ajuda para perceber
outra (10:1-3,12), mas o Príncipe da Pérsia está a evitar que Gabriel
chegasse através de Daniel (10:12-13). Deste modo, Miguel veio para a ajuda
de Gabriel (10:13), libertando-o de modo que ele pudesse dar a Daniel
entendimento do que iria acontecer ao seu povo nos últimos dias (10:14). Dois pontos de interesse. Primeiro, o que
acontece na terra (oração) move forças celestiais na batalha contra os
principados e poderes, e eles, em volta, ministram aos homens (no livro de
Daniel primeiramente através de dando entendimento sobre eventos futuros ao
povo de Deus e o seu Messias). Em segundo lugar, Gabriel, que é um dos principais
guerreiros de Deus contra as forças demoníacas, também tem conhecimento do
poder futuro deles e da sua final destruição. Isto deve ter sido de grande
consolação para ele à medida que se preparava para uma batalha futura contra
os inimigos de Deus. Estudo Especial em Ezequiel: 1-O Anjo/Palavra 1-Visões
de Deus – 1:1; cf 8:3; 11:24; 40:2. 2- Glória de Jeová - 3:23; 8:4; 9:3; 10:4, 18-20; 11:22-23;
43:1-7; 44:4. 3-Uma semelhança como
um homem - 1:25-2:4; 8:1-4; 10:20. 4-
O Messias (?) Príncipe (nasi) - - 44:2-3,
etc. (17 vezes em Ezequiel 44-48); cf 34:24 & 37:25. Repara que, a Glória de Jeová e o ser que parece como um
homem, estão de facto na mesma figura. Compara 10:20 com 1:26-28 2-Duas figuras importantes: 1-
O homem em Linho Branco - 9:2-4,6,11; 10:2-3,6-7. 2-
Homem cuja aparência era como bronze, o
qual guia Ezequiel na volta ao Templo 40:3-4; 42:6; 44:1,4; 46:19-47:12. 3-Anjos 1-
Os quatro seres viventes = Querubim
1:5-25; 10:1-22. 2-
Os seis anjos destruidores - 9:1-7. O Anjo no Novo Testamento Não há menção do Anjo do Senhor nos
Evangelhos ou nas Epístolas e apenas uma referencia história em Actos (7:38).
É necessário perguntar porque razão uma figura tão destacada no Velho
Testamento desaparece subitamente no Novo. A resposta é clara, não desapareceu.
Apenas assumiu uma diferente forma. Na Nova Aliança o Anjo do Senhor incarnou
como Jesus, o Messias. Todos os atributos e trabalho antes descritos como
sendo do Anjo são agora encontrados em Cristo. Através de ambos Deus
desenvolve as suas tarefas de redenção, julgamento e revelação. E não são
ambas as pessoas justamente descritas na expressão do escritor de Hebreus: “o
brilho da Sua Glória e a própria imagem da Sua substância”. No entanto, o Anjo/Logos reaparece no
último livro do Novo Testamento e aqui revela-se em toda a sua glória
(Apocalipse 1:10-4:1; 14:14-16(?); 19:11-21; 22:7,12-20). João equaciona-o,
claramente, com as figuras em Ezequiel e Daniel que tinham a aparência de um
homem. Mais à frente é designado como a Palavra de Deus (19:13), o Filho de
Deus (2:18), e como aquele que estava morto e que vive para sempre. Se fosse
necessária qualquer outra prova que o Anjo do Senhor é o Logos na sua forma
pré incarnada, isto seria suficiente. A descrição de João de “um como o filho
do homem” também esclarece que o Anjo é uma pessoa divina – pois ele, como o
Pai (1:8), é o Alfa e o Ómega, o Principio e o Fim (22:13). (Fonte:http://www.answering-islam.org/portugues/quem-e-jesus/teofania.html) Conheça o seu Anjo Pessoal Clique no mês e depois no Anjo correspondente ao dia do
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