portalicnon400

Astrologia e Cabalah

 

Segundo a astrologia na perspectiva de alguns cabalistas, os astros são formas de manifestação, de deus e da vontade divina no nosso mundo e nas nossas vidas.

 

Assim está escrito nos textos sagrados:

 

Deus disse:« Que existam luzeiros no firmamento do céu,

para separar o dia da noite e para marcar festas, dias e anos;

e sirvam os luzeiros no firmamento do céu para iluminar a terra»

Génesis 1, 14-15

 

Assim interpretam os seguidores da Astrologia Kabalista, que Deus criou os astros com duas funções declaradas:

 

I

uma função natural:  que é aquela que a astronomia estuda e que

nos revela os calendários segundos os quais a nossa vida é regida;

II

uma função espiritual: que é aquela que a astrologia kabalista estuda,

e por via da qual a Luz e força que emana de  Deus

ilumina a terra e as nossas vidas, guiando-nos através das trevas .

 

 

Assim sendo, pelos astros a astrologia defende que é possível obter revelações sobre o passado, o presente e o futuro, uma vez que deus ou o mundo espiritual se manifestam neste mundo terreno através dos seus elementos celestiais.

 

Acredita assim a astrologia que o criador, ( deus),

comunica e assim se manifesta junto da sua criatura, (o homem), 

através da sua criação, ou seja: a natureza no seu esplendor magnânime do cosmos.

 

 

As «sephirot» representam as varias forças e energias espirituais que existem,

e que actuam tanto sobre toda a existência, ( seja a nivel do mundo espiritual, como do universo fisico), como tambem sobre as nossas vidas.

 

São forças espirituais invisíveis, e são leis do mundo espiritual, leis intangíveis e no entanto,

a sua existência é atestável através dos processos matemático – numerológicos

das ciências místicas hebraicas.

 

Eis uma descrição das 11 esferas constituintes da «Arvore da Vida» na Kabalah hebraica,

assim como a sua correspondência astrológica:

 

 

Kether

 

é a mais alta esfera da arvore da vida, e por isso denominada de «coroa». Ela representa o momento da criação, assim como as mais elevadas e poderosas forças geradoras da criação. Na vida de uma pessoa, representa tanto as forças psicológicas e espirituais mais profundas, bem como a influencias espirituais invisíveis que nos rodeiam e que actuam sobre nós. Na astrologia, é representada por Neptuno.

 

Chokmah

 

Esta esfera é dominada por «sabedoria». Trata-se da esfera das forças da criatividade, que permitem criar e gerar pensamentos, obras e novos rumos. Estas forças desencadeiam tanto revoluções como evoluções. Na vida de uma pessoa, a influencia desta esfera representa energias espirituais que actuam no sentido de gerar novas situações. O passado é por isso vencido e limpo, e deixado para trás, ao passo que o futuro se começa a construir. Esta esfera é a esfera da energia e do movimento que faz evoluir.  Quando sob influência destas forças, há que agir com sabedoria, de forma tirar partido das novas portas que se estão abrindo. Esta esfera é astrologicamente representada por Urano.

 

Binah

 

Binah é a esfera denominada por «entendimento», e é a esfera do futuro. Pode ser uma esfera portadora forças espirituais que geram  eventos nefastos e devastadores: lutos, rompimentos, enfermidade, etc. Nesta esfera de Binah, é necessário fazer uso da razão e da lógica, pois esta esfera representa a fria lógica das leis espirituais que actuando sobre o mundo, reorganizam e reestruturam sem hipótese de apelo. O movimento e a energia que Chokmah representa , são aqui nesta esfera organizados pela força da lógica e das regras organizadoras de Binah. Apenas entendendo esta força e actuando com esta esfera e a sua lógica,  se pode evoluir para um futuro positivo. Na astrologia, esta esfera é representada pela força astrológica de Saturno.

 

Daath

 

Esta esfera é uma esfera cuja a existência resulta da conjugação das forças espirituais de Binah e Chokmah. Não é por isso uma força espiritual independente, mas antes o resultado de uma combinação de energias espirituais. Por ser o resultado de uma associação de forças, esta força é em si representativa de trocas, favorecendo assim aspectos comerciais ou negócios na vida de uma pessoa, se as suas influências forem positivas. Esta força espiritual pode também influenciar fortemente os instintos de quem se encontra sob a sua influência e por ser uma energia que nasce do “acasalamento” temporários de 2 outras energias distintas, é altamente representativo da libido, do puro instinto sexual. Se exagerada, a influencia desta força espiritual pode levar á febre , seja ela uma febre dos instintos lascivos, seja ela uma febre pelo que se pode obter através de outras pessoas.  Embora altamente instintiva, esta força deriva da «sabedoria» e do «entendimento», o que faz com que tambem seja uma influencia altamente estimulante da consicencia, astúcia e inteligência, se estiver positivamente presente na vida de uma pessoa. Na astrologia, esta força espiritual é representada por Plutão.

 

Hesed

 

Hesed é a esfera denominada a «misericórdia». O lema fundamental de Hesed, é: « A César o que é de César», ou «o seu a seu dono». A justiça e a bondade são  por isso as forças fundamentais que esta esfera representa. Quando equilibrada na vida de uma pessoa, esta energia espiritual de justiça e bondade favorece-lhe a vitoria naquilo que lhe é devido, e quando desequilibrada pode ser uma força causadora de injustiças e problemas. Hesed é tambem a essência do amor fraterno, pelo que é chamada de «misericórdia». È por isso a esfera da compaixão, e quando positivamente presente na vida de uma pessoa faz sentir a sua influencia pelo favorecimento de auxilio na vida. Ser justo, ter compaixão pelo próximo, ser caridoso, ver as coisas pelo ângulo certo e equilibrado, são as atitudes que esta esfera exige quando toca a vida de uma pessoa. Actuar de forma contraria gera conflito com esta força espiritual, o que gera distúrbios na existência de quem esta sob sua regência. No entanto, Hesed nunca gera destruição violenta a ninguem, e apenas pune na medida do que é justo, para logo recompensar quando entramos pelos caminhos desta essência. Esta essência corresponde ás forças astrológicas designadas por Júpiter.

 

Gevurah

 

Gevurah é a esfera denominada «Julgamento». Gevurah é uma energia que se canaliza para superar obstáculos e para vencer, por isso é também uma força que gera batalhas pela conquista de novos objectivos e metas. Esta esfera traduz o desejo de posse, e é a própria essência do acto de conquistar. Quando equilibrada na vida de uma pessoa, gera influencias que favorecem a conquista de metas, a posse de objectivos, a vitória em metas. Quando desequilibrada na vida de uma pessoa, desfavorece os esforços de alcançar as metas e acaba por se traduzir em eventos conflituosos. E persistência, a tenacidade, o bom julgamento perante eventos ou projectos é a chave para usar favoravelmente a influencia desta força espiritual. Desistir, ser negligente, preguiçoso ou fazer mau julgamento sobre eventos, planos ou circunstancias quando se esta sobre esta influência, pode gerar efeitos muito negativos. Na astrologia, esta esfera espiritual é designada na forma astrológica de Marte.

 

Tiphereth

 

Tiphereth é a esfera denominada «beleza». Esta esfera traduz a beleza da luz. A luz desta esfera é uma poderosíssima força espiritual, um guia que ilumina os caminhos da vida e que é representação da própria essência da vida. Se fortalecida a sua presença na vida de uma pessoa, esta força é fonte de harmonia, crescimento, vitalidade e vida. Se enfraquecida a sua influencia na vida de uma pessoa, esta força espiritual acaba-se por traduzir-se em morte, enfermidade, obstáculos, estagnações, ameaças. Procurar a luz, aspirar á beleza, estar em harmonia consigo mesma e com o que rodeia uma pessoa é a chave para usar favoravelmente as energias e influencia desta esfera espiritual. Astrologicamente esta força é simbolizada pelo Sol.

 

Netzach

 

Netzach é denominada a «vitoria». Netzach representa a força da união, a força da cooperação, a força da fertilidade. Netzach é o amor, e quando o amor vence, a vitoria é total. Esta esfera representa a força espiritual geradora da fecundação, esta é a força fertilizante. Quando positivamente presente na vida de uma pessoa, esta esfera espiritual traz consigo felicidade, nascimentos, amor, prazer, evolução, multiplicação dos lucros ou favorecimento dos desejos. Para usar favoravelmente esta força, é necessário fluir com a sua essência, deixando-se levar pelos rumos do amor. Lutar contra a maré desta influência na vida de uma pessoa, é entrar por espinhosos caminhos de solidão, tormento, dor e esterilidade. Na astrologia, esta força espiritual é representada por Vénus.

 

Hod

 

Hod é também conhecido por «esplendor». Hod é a essência espiritual da união e transmutação. Esta essência representa união entre opostos que interagindo entre si, geram movimento e vida, geram novos elementos. Quando favorecida na vida de uma pessoa, esta força espiritual favorece empreendimentos, favorece parcerias, favorece planos, é um elemento inspirador da inteligência, traz consigo sucesso. Quando desequilibrada na vida de uma pessoa, esta esfera espiritual pode gerar tensões psicológicas, bisbilhotices, intrigas, roubos, etc. A cooperação honesta e esforçada,  assim como o equilíbrio sensato entre opostos, é uma conduta exigida por esta esfera de influencia espiritual de forma a aproveitar favoravelmente a sua influencia. Se assim for, o esplendor da multiplicação nascido da interacção de opostos será gerado. Na astrologia, esta força é representada por Mercúrio.

 

Yesod

 

Yesod é denominada «fundamento». Yesod é uma força espiritual na qual desaguam e se afunilam todas as demais essências espirituais da arvora da vida. Esta força espiritual tem um poder enorme sobre a vida física e material, pois é aquela que mais perto se encontra da esfera terrestre. O seu poder tanto pode ser representativo de irresistível fonte de prazer, como de maus presságios e desgraças, consoante a sua influência na vida de uma pessoa se encontre equilibrada ou desarmonizada. Perturbações, desequilíbrios espirituais ou psicológicos e mares de sorte adversa, podem advir desta influencia espiritual se ela se encontrar conturbada na vida de uma pessoa. Esta força espiritual é o canal por via do qual se comunica com as mais elevadas influencias espirituais, e dai que seja chamada de «fundamento» ou «pilar». Este é o canal para o qual devem de ser canalizados os processos mágicos, e é em si a força geradora da magia e dos processos místicos. Na astrologia, esta força espiritual encontra significância astrológica na Lua.

 

Malkut

 

Malkut é denominado o «reino». Chama-se o «reino», pois representa a esfera terrena e do mundo físico em que habitamos. Esta é a esfera que mais distante se encontra do mundo espiritual mais elevado e por isso, a pessoa que se encontra sob a sua influencia tenderá a sofrer uma sensação de falta ou de ausência. Perda, falta, defeito, ausência e a consequente ansiedade são geralmente efeitos causados pela influência negativa desta esfera, que se bem canalizada, pode levar ao desejo de aspirar por ascensão e coisas melhores, o que é um motor impulsionador da evolução. Na astrologia, esta esfera espiritual é representada pela Terra.

 

 

A arvore de vida, a magia negra e a magia branca.

 

No grande esquema da «Arvore da Vida», o pilar esquerdo da arvore, formado por Hod (Mercúrio), Gevurah (Marte), e Binah (Saturno), é gerador de trevas, ao passo que o pilar direito da arvore da vida constituído por Netzach (Vénus), Hesed ( Júpiter) e Chokmah (Urano), configura a fonte de luz.

Os processos mágicos de magia negra devem por isso ser canalizados á esfera espiritual de Yesod, com a finalidade de captar as influencias espirituais do pilar esquerdo da arvora da vida, ao passo que os processos mágicos de magia branca devem ser canalizados a Yesod, com o objectivo de captar as energias espirituais do pilar direito da arvore da vida.

O pilar central da arvora da vida, constituído por Malkut (Terra), Yesod (Lua), Tiphareth (Sol), Daath (Plutão) e Kether ( Neptuno),  tanto pode ser usado como meio de canalização de processos de  comunicação com as esferas celestiais, ( e logo com Deus), assim como veiculo de realização de tarefas magicas cuja a natureza seja complexa e importe por isso tanto influencias do pilar esquerdo como direito.

portalicon284

Veja aqui mais temas importantes relacionados com a sua pesquisa:

Links relacionados com a sua pesquisa

 

Veja também:

Portal Astrologia & Esoterismo ©

 

 

 

Anúncios a&e:

 

Trabalhos de Magia Negra ou Branca 

Amarrações, feitiços para dinheiro, amarrar amor, rituais. Relatos verídicos.

Veja:  magianegra.com.pt

 

 

 















 





logobannerportalae_675yt