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MAGIA AFRO-BRASILEIRA & UMBANDA
DEUSES
DEUSES AFRICANOS - Orixás Os orixás são deuses
africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos
estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada
Orixá os aproximam dos seres humanos, pois eles se manifestam através de
emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais. Cada
Orixá tem ainda seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas,
cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários. Como resultado do
sincretismo que se deu durante o período da escravidão, cada Orixá foi também
associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros.
Para manterem seus deuses vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na
roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam
apenas aparentemente. Estes deuses da Natureza são divididos em 4 elementos - água, terra, fogo e ar. Alguns estudiosos ainda vão mais longe e
afirmam que são 400 o número de Orixás básicos divididos em 100 do Fogo, 100
da Terra, 100 do Ar e 100 da Água, enquanto que, na Astrologia, são 3 do
Fogo, 3 da Terra, 3 do Ar e 3 da Água. Porém os tipos mais conhecidos entre
nós formam um grupo de 16 deuses. Eles também estão associados à corrente
energética de alguma força da natureza. Assim, Iansã
é a dona dos ventos, Oxum é a mãe da água doce, Xangô domina raios e trovões, e outras analogias. Na Umbanda e no Candomblé se cultuam muitos outros orixás, desconhecidos por leigos,
por serem menos populares do que Xangô, Iansã, Oxossi e outros, mas com
um significado muito forte para os adeptos dos cultos afro-brasileiros.
Alguns são necessariamente cultuados, devido à ligação com trabalhos
específicos que regem, para a saúde, morte, prosperidade e diversos assuntos
que afligem o dia-a-dia das pessoas. Estes deuses africanos são considerados
intermediários entre os homens e Deus, e por possuírem emoções tão próximas
dos seres humanos, conseguem reconhecer nossos caprichos, nossos amores,
nossos desejos. É muito comum, alguns dizerem que
suas personalidades são consequências dos Orixás que regem suas cabeças,
desenvolvendo características iguais às destes deuses africanos. Apresentamos à seguir as
descrições dos 16 Orixás mais cultuados no Brasil. Lembramos que existem diversas correntes
no Candomblé e na Umbanda, por essa razão as informações poderão ser
diferentes de acordo com a tradição ou região. O PANTEÃO DOS ORIXÁS AFRO-BRASILEIROS EXU, Senhor dos caminhos, Orixá
mensageiro e vencedor de demandas. Por estar mais próximo da realidade humana
é considerado o Orixá das causas materiais. Veste-se de vermelho e preto e
seu elemento é o fogo. Seu dia é a Segunda-feira e sua saudação é "Laroiê !".
Seus filhos são pessoas críticas e originais, não ligam para opiniões
alheias. Adeptos da lei do menor esforço, preferem concentrar suas energias
no lazer. De hábitos noturnos, tendem a ser egoistas e tornam-se tristes quando não se encaixam em
determinados ambientes. OGUM, é o
Orixá guerreiro. Deus do ferro e da guerra. Seu domínio são
as retas dos caminhos, as lutas e o trabalho.
Veste-se de azul escuro, verde ou vermelho. Traz
sempre sua espada pronta para o ataque. Seu dia é terça-feira e sua saudação
é "Ogunhê !" Seus filhos, são pessoas com um apurado senso de
honra e incapazes de perdoar uma ofensa. São fisicamente muito resistentes,
curiosos por natureza, possuem muita capacidade de concentração e perseguem
seus objetivos com determinação. OXOSSI, Orixá caçador, protetor das matas, dos animais da floresta e dos
caçadores. Veste-se de verde, azul turquesa e
vermelho. Traz sempre o seu Ofá (arco e flexa). Seu dia é a Quinta-feira e sua saudação é "Okê Arô Oxossi !" Seus
filhos, são pessoas muito exigentes no cumprimento das obrigações, de
atitudes firmes e até um pouco duras. Não têm "papas na língua" e
costumam falar tudo o que pensam. Dão muito valor aos acordos e não faltam
com sua palavra. Com tendência à timidez, não gostam de demonstrar suas
emoções. OSSAIM, Orixá das ervas medicinais e
das plantas em geral, presentes em todos os rituais de iniciação no
Candomblé. É representado por um pássaro pousado num ramo e seu domínio é a
mata virgem. Veste-se de verde e rosa. Seu dia é Quinta-feira e sua saudação
é "Ewé ô - Ewe assá
!". Seus filhos, são pessoas com forte
tendência à religiosidade, tolerantes e de bom coração. De personalidade
instável, costumam controlar seus sentimentos e emoções. Valorizam a
liberdade e não se apegam aos bens materiais. OBALUAIÊ, (ou OMOLU, em sua forma
velha). O deus das pestes e das doenças de pele. Por ser o deus da peste
conhece a cura de todos os males. Veste-se de branco e preto e usa um capuz
de palha-da-costa que encobre todo o corpo. Dança
com o Xarará. Seu dia é segunda-feira e sua
saudação é "Atotô !" Seus filhos, são pessoas que se preocupam demais
com os outros, esquecendo de seus próprios interesses. Podem até ter uma boa
situação financeira, porém não se apegam aos bens materiais. São inquietos e
não apreciam a monotonia. OXUMARÉ, Orixá da sorte, fartura e
fertilidade. Protetor das mulheres grávidas. Seu domínio são os poços e fontes da mata. Veste-se de
verde e amarelo ou com as sete cores do arco-íris e é representado por uma
serpente. Seu dia é Quinta-feira e sua saudação é "Àrobô
bô yi !". Seus filhos são pessoas orgulhosas e
exibicionistas. Periódicamente mudam tudo em sua
vida: casa, emprego, amigos, sempre buscando novidades. Costumam desenvolver
o dom da vidência e possuem intuição aguçada, que normalmente lhes revelam os
melhores caminhos. EWÁ, Orixá das chuvas, rainha dos
mistérios e da magia, jovem virgem que recebeu de Orunmilá
o poder de ler os Búzios (o Oráculo de Ifá).
Comanda os astros e está ligada às mudanças e transformações das águas.
Veste-se de vermelho e branco. Seu dia é Sábado e sua saudação é "Ri-rò!". Seus filhos são pessoas extremamente
metódicas e racionais. Costumam traçar metas para tudo. Conservadoras, acabam
sofrendo com o excesso de rotina que conseguem estabelecer em suas vidas. XANGÔ, o Orixá da justiça, do
trovão e da pedreira. Veste-se de vermelho e branco. Usa uma coroa, e traz o Oxé (machado duplo) e o Xerê
(instrumento musical) Seu dia é Quarta-feira e sua saudação é "Kawó-Kabyesilé!". Seus filhos são pessoas
fisicamente fortes, atrevidos e prepotentes. Com um senso de justiça
muito próprio, não suportam desaforos. As vezes agem como se fossem os donos
da verdade. Porém, quando a situação complica, sempre buscam um meio termo, para não sair perdendo OXUM, é a
rainha dos rios e das cachoeiras (todas as águas doces), do ouro e do amor.
Veste-se de amarelo, dourado, azul claro e rosa. Traz em suas mãos o Abebê (espelho-leque) e uma
espada se for guerreira. É a segunda esposa de Xangô.
Seu dia é Sábado e sua saudação é "Ora Ieiê Ô !". Seus filhos são pessoas graciosas e elegantes,
adoram jóias, perfumes e roupas caras. Voluptuosas, sensuais, esbanjam charme
e beleza. Possuidoras de muita força de vontade e um grande desejo de
ascensão social. IANSÃ, é a
deusa guerreira, senhora dos ventos, das tempestades e dona dos raios. É a
dona dos eguns, por isso seus filhos são os mais
indicados para a entrega de ebós. É a mulher
principal de Xangô. Veste-se de vermelho, marrom escuro, e branco. Seu dia é Quarta-feira e sua
saudação é "Eparrei Oiá !". Seus filhos, são pessoas alegres, audaciosas, intrigantes,
autoritárias e sensuais. Adoram usar jóias e bijuterias.
Extrovertidas, francas e amantes da natureza. Ambiciosas e de temperamento
forte. São guerreiras e comunicativas. LOGUN-EDÉ, filho de Oxum
com Oxóssi. Seus domínios são os leitos de rios e mares. Veste-se com uma
pele de leopardo, leva em uma mão o espelho de Oxum e na outra as armas de Oxóssi. Suas cores são
amarelo e azul. É representado por um pavão ou um papagaio. Seu dia é
Quinta-feira e sua saudação é "Olu A Ô Ioriki !".
Seus filhos são pessoas bonitas, atraentes e sedutoras. Carinhosos, amorosos
e sensuais. Orgulhosos e vaidosos. Inconstantes, indecisos, frios e
calculistas. Reservados e um tanto calados. Ciumentos, solitários e
discretos. OBÁ, uma das esposas de Xangô, Orixá do equilíbrio e da justiça. Seu domínio são as águas revoltas. Veste-se de laranja e
amarelo, portando espada e protegendo a orelha com um escudo. Seu dia é
Quarta-feira e sua saudação é "Obá xirê !".
Os filhos de Obá são pessoas pouco atraentes,
desajeitadas e de temperamento forte. Agressivas e objetivas.
Aparentam ser mais velhas do que realmente são. Costumam ser bem sucedidas
nos negócios e gostam de acumular bens. IEMANJÁ, Orixá da harmonia em
família, é considerada a Rainha dos mares e a mãe dos Orixás. Veste-se de
azul e branco ou verde claro, portando seu Abebê (espelho-leque)decorado
com uma sereia ou uma concha. Seu dia é Sábado e sua saudação é "Odô iyá !" Seus filhos, são autoritários, persistentes,
preocupados, responsáveis e decididos. Amigos, protetores,
faladores e não suportam a solidão. As mulheres, se
comportam como super mães. Quando a segurança dos filhos e da família está em
jogo, são agressivos e até traiçoeiros. NANÃ, é o
Orixá feminino mais velho do Panteão. É a mãe de Oxumarê
e Obaluaiê. Em sua mão traz seu cetro
o Ibiri. Veste-se de lilás, branco e azul. É a protetora dos doentes desenganados. Seu dia é Terça-feira
e sua saudação é "Salubá !" Seus filhos são conservadores e apegados às
convenções. Calmos, mas às vezes tornan-se
agressivos e guerreiros. As mães, são apegadas aos
filhos e muito protetoras. Ciumentas e possessivas,
exigem atenção e respeito. Não costumam ser muito alegres e não gostam de
brincadeiras. IBEJI, Orixás Gêmeos
protetores das crianças e da família. Vestem-se de
azul, rosa e verde. São representados por dois bonecos gêmeos
ou duas cabacinhas. Seu dia é domingo e sua saudação é "Omi Beijada!" Embora possa ocorrer, são raros os
filhos de Ibeji. Essa energia infantil, geralmente
se manifesta com o orixá do iniciado. Mesmo sendo
adulto, quando em "estado de erê", o
iniciado torna-se brincalhão, irreverente, cheio de energia e aparenta ser
mais jovem. Adoram festas, música e dança. OXALÁ, é
considerado o Pai de todos os orixás. É o mais velho e o primeiro a ser
criado. É responsável pela criação do mundo e dos seres humanos. É o Orixá
dos inhames novos e da agricultura, que traz as chuvas e que fecunda os
campos, Sua festa ligada ao início do ano agrícola costuma ser em agosto e setembro, e inclui a
renovação da água do templo e a lavagem dos objetos
de culto. Está associado à justiça e ao equilíbrio. É cultuado
nas seguintes formas: Oxalufã = Oxalá Velho e Oxaguiã = Oxalá Moço. OXALUFÃ é o Orixá da paz, veste-se de branco portando sempre seu apaxorô (cajado). É representado por uma pomba branca. Seu dia é Sexta-feira e sua saudação é "Eepaá babá !". OXAGUIÃ é um
Orixá valente e guerreiro, considerado filho de Oxalufã.
Também veste-se de branco, dança com muita energia carregando uma "mão
de pilão". Seu dia é Sexta-feira e sua saudação é "Exê êêê ! Os filhos de Oxalufã
(oxalá velho), em geral são pessoas calmas e dignas de confiança. Dotados de
grande sabedoria, estão sempre buscando os significados de tudo o que ocorre
ao seu redor. Não cansam de estudar e buscar o conhecimento. Também são
teimosos orgulhosos e inteligentes e com tendência à serem preguiçosos. Os filhos de Oxaguiã
(oxalá moço), são pessoas joviais e viris. Ativos, guerreiros, alegres e generosos. Não se deixam
influenciar por opiniões alheias. São organizados e metódicos em seus ofícios
e projetos. Trabalhadores incanssáveis
e por essa razão, suscetíveis à
crises de estresse. (Fonte
web:http://filhodalua.my1blog.com) Para ver
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