-DICIONARIO – PALAVRAS NA UMBANDA
Abaçá – Templo, tenda, terreiro de Umbanda. Abacê- Cozinheira que prepara as comidas de
Santo, no culto Gegê. Abadá - É o nome dado a uma túnica larga e de
mangas compridas, usada nos terreiros pelos homens. Abalá- Comida muito semelhante
ao acarajé. Abaô- Quer dizer um iniciando do sexo
masculino, desenvolvendo-se mediunicamente no terreiro de Umbanda. Abará - Comida dos pretos africanos como seja
bolo de feijão, que vem enrolando em folha de bananeira. Abaré-Guassu: Grande trabalho. Abar-Mirim: Médium em início de desenvolvimento. Abede - É o leque de Oxum, quando feito de
latão. Abô dos Axés - Água
contendo ervas maceradas, não cozidas, e sangue de animas sacrificados no
terreiro. Abrir a gira -
Significa o início ou abertura dos trabalhos nos terreiros de Umbanda. Abroque - É um manto usando somente pelas
mulheres durante uma sessão. Acaçá - Comida originária da África, com
aparência de bolo de angu de arroz. Acarajé - Comida de santo feita na base de
feijão fradinho com pimenta malagueta e outros temperos. Comida de Iansã. Acende candeia -
Planta muito utilizada para banos conhecida também como Candeia-Mucerengue Achochô - Nome dado à uma comida de Oxossi Adejá- É uma campainha (sino) usada nas
cerimônias de terreiro. Agô - Significa pedir licença ou permissão,
em outros momentos em que este termo traduz perdão e proteção pelo que se
está fazendo. Agurê- Toque em ritmo muito lento para chamar
Iansã Aiocá - Referente a Iemanjá e ao fundo do mar.
Ver AIUKÁ. Aiuká - Fundo do mar. Também se diz os
domínios de Iemanjá (Rainha do Aiuká). Ajeum: Nome dado para as comidas votivas servidas dentro do
terreiro. Ajucá - É a festa da Cabocla Jurema entre os
capangueiros. Nessa festa há defumações no terreiro, bebidas e comidas, tudo
com a finalidade de duplicar a proteção no terreiro e gerar mais fartura nas
casas dos filhos de fé. Aldeia: Terreiro; Templo; o conjunto de pessoas nele contida
(caboclo). Tratando-se de terreiros, esta palavra
quer dizer a moradia dos espíritos de caboclos na Aruanda. Alguidar: Vasilha de barro onde se coloca comida votiva. Usada
para entregas, ascender velas, deposito de banhos, entrega de comidas e
defumação. Amassi ou Amaci: Líquido preparado de folhas sagradas, maceradas em água,
deixando repousar durante sete dias. Destinado a banhar a cabeça dos
médiuns. As folhas são do orixá chefe do templo e as de Ossain. O
principal banho para a o ritual da “lavagem de cabeça”. Amaci-ni-ory -
Cerimonia da lavagem (feitura) de cabeça dos mediuns (ritual equivalente a
raspagem de cabeça no Candomblé). Amalá - Comida de Santo. Também se denomina a
todo ritual que o umbandista ao manipular alimento deve dispensar atenção,
amor e especial carinho, fazendo por completo a Homenagem ao Orixá. Amolocô - Comida de Oxum. Amparo - Chicote sagrado usado especialmente
para afastar espíritos atrasados e maléficos. Amuleto: Objecto com finalidade protectora (poder passivo), que se traz
pendurado ao pescoço, consigo na roupa, guardado no bolso, na bolsa ou em
casa. Considera-se que tenha o poder de afastar os maus fluídos
que trazem doenças, má sorte, morte, etc. Pode ser medalha,
figura, inscrição ou objectos, dentro de um saquinho ou qualquer
objecto "preparado", para defesa, de qualquer material:
pedra, marfim, madeira, metal, pano, etc. Angomba - É a designação para um segundo
atabaque. Aparelho - Médium Arauanã - Dança ritual africanista para quebrar
demandas e trazer alegrias. Ariaxé - Banho preparado com ervas e folhas. Esse
banho consta mais de 21 diferentes espécies de vegetais. Preparado somente
pelo próprio chefe de terreiro. Arimbá - Pote de barro para guardar o
azeite-de-dendê Arué - Espírito desencarnado Assentamento de Orixá - E o lugar no
pegi onde é colocada a representação de Orixá, ou do seu fetiche, ponto
riscado, etc. Assento - Termo utilizado para um local
preparado para um Orixá ou Exu. Santuário exclusivo. Axé - É a força mágica do terreiro
representada pelo segredo composto de diversos objetos pertencentes as linhas
e falanges. Força bendita e divina. Axexê - Cerimônia fúnebre iorubana. Semelhança
com a missa de 7º dia católica. Axogum - Nome dado ao encarregado de sacrificar
animas quando não é feito pelo Chefe do Terreiro. Muito comum nos cultos de
candomblé nagô. Azê - Capuz de palha. Ornamento da roupa de
Omulu
No sentido de pai, compõe o nome de diferentes sacerdotes:
Babalorixá; Babaojê; Babalossain; Babalaô, etc.; Chefe feminino nos templos de umbanda; títulos de Orixá nos
candomblés; Babalaô - Pai-de-Santo. Chefe de terreiro
(masculino). Babalorixá: Chefe masculino de terreiro; Sacerdote de candomblé; ou de
umbanda (a umbanda também o usa = Babalaô) denominado popularmente
"pai-de-santo", dirige tanto o corpo administrativo como o
sacerdotal. Substitui o Axogum; pode colher as ervas sagradas. Orienta a vida espiritual da comunidade religiosa. Babugem - Restos
de comidas e bebidas que sobram no terreiro. Estes restos devem ser jogados
sobre o telhado do terreiro ou despachado em alguidares, dependendo do
ritual. Bacuro de pemba -
Filho de Santo. Baixar: possuir por parte do orixá ou entidade, o corpo de um filho ou
filha de santo. Termo que quer dizer incorporação das
Entidades/Orixás nos médiuns. Esse termo designa que toda entidade que vem do
Céu, ou seja, de Aruanda, baixe do céu para a Terra. Balangandã-
Enfeites e ornamentos. Podem também ser amuletos. Balê - Casa dos Espíritos mortos
(desencarnados) Banda: Lugar de origem de entidade; em qual linhagem está ligado a
Entidade. Barracão - Local de ritual, terreno, o terreiro
fisicamente propriamente dito. O lugar principal do terreiro. Representa respeito e humildade. Bater para o Santo -
ato de percutir os atabaques usando o ritmo especial de determinado orixá. Bentinhos - Escapulário que traz pendurado no pescoço
e contém orações, rezas e figuras de santos. Patuá. Betulé - Machado feito de pedra e de bambú para
designação de Xangô. Bilongo - Amuleto muito usado por caçadores para
proteção. Bolar no santo -
início incompleto de transe que ocorre com os médiuns não preparados. Bombo-Gira- O
mesmo que exu Pomba-Gira. Denominação de Pomba-Gira em Congo. Borí - ato pelo qual filho de santo oferece
sua cabeça ao orixá. Termo usado também cujo significado é cabeça. Botar na mesa - Quando
um médium atente particularmente um consulente e através de um oracúlo
(principalmente as cartas) procede a consulta e a orientação espiritual. Breve: Espécie de patuá; pequeno envelope de pano ou couro, contendo
uma oração ou imagem de santo. Usado como protecção. Burro: Termo usado pelos exus incorporados para designar o médium.
Cabaça - Vaso feito do fruto maduro do
cabaceiro depois de esvaziado o miolo. Utilizado também como moringa de
bebida (água). Cabaia - Assim é denominado uma túnica de
mangas largas utilizada por médiuns e/ou cambones. Cabeça-feita-
Denominação do médium desenvolvido e que já foi cruzado no terreiro, tendo já
definido seu Orixá de cabeça. Médium que já passou pelo ritual do amaci. Cabeça Maior: Pessoa de alta hierarquia no templo. Cabeça de Legião: Exus batizados e que controlam os mais atrasados. Cair no Santo -
Transe mediúnico de quem ainda não está preparado para incorporar. Calunga Grande: mar; oceano. Calunga Pequeno: Cemitério. . Cambono ou Cambone -
Auxiliar de Médiuns de Incorporação e o Servidor dos Orixás. O cambone é o
médium que teve o necessário desenvolvimento para poder auxiliar e entender
os Guias nas necessidades das sessões. Auxiliar de culto. Camolete - Lenço branco de tamanho grande
colocado na cabeça dos médiuns durante alguns rituais. Camucitê - Nome dado ao altar, congar ou pegi. Canjira - Lugar onde são realizados algumas
danças religiosas. Capangueiro: Termo usado no sentido de companheiro. Carregado: Pessoa que está com más vibrações espirituais, o que
demonstrado por mal-estar, medo sem causa, etc. Caruruto: Charuto. Casa das Almas: Pequeno Cómodo com velas, cruzes. Alguns templos colocam a imagem de Obaluaie. Casa Limpa: Templo livre de más influências e de demandas. Cateretê - Designação de um ritual do Estado do
Maranhão Catulá - Termo usado em sessão que significa
anular um trabalho maléfico. Cavalo: Pessoa que serve de suporte para os orixás ou entidades. o
médium. Cera dos Três Reinos: 1: Carnaúba; 2: Abelha; 3: Parafina. São empregadas para
trabalhos de umbanda. 1: Reino Vegetal; 2: Reino Animal: 3 Reino Mineral. Centro - terreiro, tenda de Umbanda, cazuá. Chefe de Falange: entidade espiritual muito evoluída. Já livre de
reencarnação que serve como guia a um conjunto de espíritos
também adiantados e vibrantes em uma mesma corrente espiritual. Chefe de Terreiro: O mesmo que dirigente espiritual. Chefe de Legião: Entidade de grande evolução espiritual, que
"descem" nos terreiros representando orixás, dentro de suas linhas
ou correntes vibratórias. Choque de Retorno: Acção de voltarem as más vibrações de um
feitiço. Atingindo quem o fez ou encomendou. Coité: fruto do coitezeiro - seco ou partido com o meio pintado por
dentro e por fora (cuia). Alguns usam coco, outros cabaça. Compadre: Designação para Exu. Congar - Altar, pegi Consulta: Cerimonia dos clientes para resolver seus
problemas. Corpo fechado -
Nenhum espírito maléfico pode incorporar no médium, ou nenhum espírito pode
trazer o mal a pessoa que tem o corpo fechado. Corredor de Giras -
Freqüentador que passa por vários terreiros, sem ter firmado compromisso
espiritual com nenhum deles. Credo-em-cruz -
Interjeição que traduz espanto, admiração e repulsa. Curiau - Comida de Santo, despacho. Curimba - Conjunto de instrumentos musicais do
terreiro. Os instrumentos que compõe uma curimba pode ser atabaques, tambor,
agogôs, chocalhos, berimbau, violões, etc. Curimba é a orquestra de um
terreiro.
Dandá - Vegetal, espécie de capim, que exsuda
um odor, muito usado em trabalhos, como banho e defumações em ritual de
Umbanda. Dandalunda -
Outro nome dado a Janaína, Iemanjá, ou Mãe Dandá. Dar comida ao Santo -
Quer dizer o oferecimento de alimentos aos orixás, seja como parte do ritual,
como pagamento de algum favor recebido. Dar Firmeza ao Terreiro: Riscar ponto na porteira, sob o altar,
defumar, cantar pontos, etc. São feitas antes de uma sessão, para
afastar ou impedir a entrada de más influências espirituais. Dar Passagem: Acto do orixá ou guia deixar o médium
para que outra entidade nele se incorpore. Dar passes: Acto da entidade, através do médium
incorporado, emitir vibrações que anulem as más influências sofridas pelos
clientes, através de feitiço, olho gordo, inveja, etc. E que abrem os
caminhos. Decá - Bracelete ritual que o filho-de-santo
recebe após sete anos de sua primeira saída da camarinha (Candomblé) Descida - quando as Entidades Espirituais vão
incorporar no médium Desencarnar: Ato do espírito da pessoa deixar o corpo - morrer. Desenvolvimento: Aprendizado dos iniciados para melhoria
de sua capacidade mediúnica; com a finalidade de incorporação de
entidades. Não cair no chão, controlar o transe, etc. Desmache - Espécie de muleta usada em alguns
terreiros como instrumento de Xangô. Desmanchar trabalhos - É
tornar livre uma pessoa dos efeitos de trabalho de enfeitiçamento, como
também beneficiar alguém que tenha sido vítima de magia negra. Despachar -
Entregar ao Orixá o que é do Orixá. Despachar também é um termo usado para
tudo que é sagrado, seja comida de santo, seja qualquer objeto sacro seja
entregue num local adequado a cada Orixá. Colocar, arriar em local determinado pelos orixás ou entidades
– guias, os restos de oferendas. Despachar Exu: Enviar exu por meio de oferendas (de
bebidas, comidas, cânticos e sacrifício animal), para impedir de perturbar a
cerimónia. Despacho: Oferenda feita a exu com a finalidade
de enviá-lo como mensageiro aos orixás e de conseguir sua boa vontade, para
que a cerimónia a ser feita, não seja perturbada. Oferta feita por
terreiros de Quimbanda com a finalidade de pedir o mal para alguém,
geralmente colocado em encruzilhada. Oferenda a exu com finalidade de desfazer trabalhos
maléficos. Colocação no mato, nos rios, etc. das oferendas votivas
trocadas no templo por outras novas. Dia de Obrigação - É
o dia de sessão quando os médiuns e os consulentes observam certos atos do
ritual umbandista e cumprem tudo quanto lhes é determinado pelos Guias. Dilonga - Prato que representa uma das
ferramentas, ou melhor, um dos utensílios de Ogum. Dobalê - É assim chamada a saudação dos
médiuns que possuem guias femininos. Dologum ou Dilogum -
Guia com 16 fios.
Ebi - Serpente que é representada por um
ferro retorcido, fazendo parte da ferramenta de Xangô, colocada junto com o
machado. Ebiangô - Planta muito usada pelos negros em
amuletos e que é tida como portadora de virtudes mágicas, como por exemplo,
afastar espíritos maléficos. Ebô - Despacho. Presente para Exu. Oferta
que se oferece em encruzilhadas ou em qualquer outro local. Ebó - Líquido com vários vegetais não
fermentados, sendo preparado para diversos casos: Banhos, banhos para a
cabeça, limpeza de ambiente, etc.. Cada ebó tem um preparo diferente para
cada situação diferente. Antes de ser usado, é benzido (cruzado) por um Guia. Ebomim - Designação do médium feminino quando
conta mais de 7 anos desenvolvimento. Egungun - Materialização de encarnados.
Aparição. Evocação de Ancestrais e Espíritos Protetores. Eguns- Espíritos desencarnados. Almas. Ejilé - Pomba que é destinada ao sacrifício com
a finalidade de ser empregada em algum trabalho. Ekedi ou Equéde -
São as auxiliares femininas das Mães-Pequenas. Ekedis não incorporam, mas tem
autoridade sobre as Entidades como uma Mãe Pequena. Elegbá - Espírito Maléfico. Encantado - Ser
que não morreu, foi arrebatada. Encarnação: Ato de vir um espírito vida terrestre, tomando um corpo,
ou voltar num corpo novo e continuar sua evoluo espiritual. Ato de vir um
espírito vida terrestre, tomando um corpo, ou voltar num corpo novo e
continuar sua evoluo espiritual. Encosto: Espírito de pessoas mortas. Que se junta a uma pessoa
viva, conscientemente ou não, prejudicando-a com suas vibrações negativas em
diversos setores da sua vida (econômica, saúde, pessoal, familiar, amorosa). Encruza: Local onde habitam os exus; o cruzamento dos caminhos,
vias férreas, ruas, etc. Encruzar - Ritual umbandista no início de um
período ou sessão, consistindo em fazer uma cruz com a pemba na nuca, na
palma da mão, na testa do médium e na sola do pé. Isso fecharia o corpo do
médium e protegeria, fortificaria sua mediunidade e ajuda também a
estabelecer uma ligação mais firme com os Guias Espirituais. No encruzamento
dos médiuns é entonado um canto próprio para a ocasião. Endá - Diz-se a coroa imaterial que acompanha
o médium em desenvolvimento após a iniciação. Sinônimo de aura. Engira: O mesmo que gira - trabalho - sessão. Entidades: Seres
espirituais na umbanda. Erê - Espírito infantil. Criança. Eró - Segredos e Ensinamentos revelados aos
médiuns no terreiro em seu desenvolvimento. Eruexim - Rabo de cavalo, espécie de espanador
usado por Iansã Escora: Pessoas que suporta os baques de espíritos obsessores sem ser
prejudicados. Espírito de Luz: espírito muito desenvolvido, superior,
puro. Espíritos Obsessores: espíritos sem nenhum desenvolvimento espiritual, que se
apossam das pessoas, fazendo-as sentirem doentes, prejudicando-as em todos os
sentidos. Espiritismo de linha -
Designação dada a Umbanda e as sessões no terreiro. Espiritismo de mesa -
Designação dada a Umbanda nas sessões de cura por médicos incorporados. Exês - Partes dos animais sacrificados para
serem oferecidos aos Orixás.
O mesmo que legião, conjunto de seres espirituais que trabalham
dentro de uma mesma corrente (linha). Subdivisão das linhas de umbanda, cada
uma com suas funções definidas e dirigidas por um "chefe" -
espírito superior. Falangeiro -
Chefe de falange. Guia Chefe. Fazer mesa -
Abrir a sessão, abrir a gira. Fazer ossê - Cerimonia semanal que consiste no oferecimento
de alimento e/ou bebida preferida dos Orixás. Fechar a tronqueira - Ato
de defumar e cruzar o terreiro - os quatro cantos do terreiro - evitando que
espíritos perturbadores ou zombeteiros atrapalhem o culto. Feito - É o médium masculino desenvolvido
dentro do terreiro. Feito de santo -
Iniciação do desenvolvimento de um médium. Feita(o) no santo -
Médium que teve o cerimonial de firmeza de cabeça por haver completado seu
desenvolvimento mediúnico. Feitio: Irradiação de foras negativas, maléficas contra algum,
despacho, objecto que contém vibrações, maléficas para atingir o quem tocar. Filho de fé -
Denominação para adeptos da Umbanda. Designação do médium iniciante ou não. Filho ou filha de santo-
Médium que se submeteu a doutrina e todo ritual. Firmar: concentrar-se para a incorporação Firmar Anjo da Guarda: Fortalecer por meio de rituais especiais e oferendas de comida
votivas e orixá patrono do médium. Firmar o ponto-
Concentração coletiva que se consegue cantando um ponto puxado pelo Guia
responsável pelos trabalhos. O Ponto Firmado pode ser apenas cantado como
também riscado ou a combinação de ambos. Significa também quando o Guia dá
seu ponto cantado e/ou riscado, como prova de identidade. Firmeza: o mesmo que segurança., conjunto de objectos com fora mística
(axé). Que enterrados no chão protegem um terreiro e constituem sua
base espiritual. Fora Espiritual: poderes e conhecimento que um médium tem quando em transe
e quando as entidades que o protege tem. Grande poder, são fortes
e importante no mundo astral. Fundamentos: Leis de umbanda, suas crenças. Fundanga: pólvora.
Garrafada- Remédio preparado por Pai/Mãe de
Santo, o qual consiste numa maceração de vegetais em aguardente. A preparação
dos ingredientes são puramente naturais. Gira: Sessão religiosa, com cânticos e danas para cultuar as
entidades espirituais. Corrente espiritual. Caminho. Gongá - O mesmo que congar. Altar dos santos
católicos e orixás africanos. Guia - Colar ritualístico especial para cada entidade. Conta
de miçangas ou de cristal ou mesmo de porcelana, da cor especial do Orixá ou
Entidade Espiritual que representa e identifica. Guia: Pode também significar o próprio orixá,
quando se trata de um preto-velho, caboclo, bahiano, boiadeiro ou marinheiro.
Ou seja a: Entidade
espiritual espírito superior. Alguns são o guia protector do templo, outros
do médium Geralmente o guia do terreiro incorpora no dirigente espiritual do
templo. Guia de cabeça: Orixá ou entidade principal do
médium, seu protector. Guia de frente: O mesmo que guia de cabeça Halo - Luminosidade que envolve um espírito
de grande elevação. Homem de Rua: Exu. Homem de Encruzilhadas: Exu Humulucu- Comida Africana feita de feijão
fradinho, azeite-de-dendê e diversos temperos. Também conhecida como
Omolocum.
Ialorixá - Designação dada a qualquer mãe-de-santo. Iaô- Médium feminino no primeiro grau de
desenvolvimento do terreiro. Ijexá- Ritual africano. Os adeptos do Ijexá
temem os mortos e apressam-se em expulsá-los dos terreiros. Incorporação: Transe, possessão mediúnica. Incorporar: Entrar em transe "receber' a entidade. Iorubás - Negros africanos que falam a
linguagem nagô. Itá de Xangô-
Pedra caída junto com o raio.
Jabonan - Assim chamada a auxiliar da Babá. Jaculatória-
Oração curta. Reza resumida e fervorosa. Jacutá - Denominação de altar. Casa do santo. Jibonan - Designação do fiscal de trabalhos do
terreiro. Jurema- Uma das caboclas de Oxossi, chefe de
falange. Local onde todos os caboclos ficam espiritualmente. KAÔ - Saudação de Xangô. Salve! Viva! KARDECISMO - Um
dos pontos básicos em que se fundamentam todas as teorias espiritualistas.
Decodificação do Espiritismo por Alan Kardec, de onde originaria o nome
Kardecismo. KARMA - É a conseqüência de vidas passadas, as
quais dirigem a presente e organizam as futuras encarnações. KAURIS - Búzios, utilizados no jogo do
delogum. Outrora também serviram de dinheiro na Africa. KIBANDA ou KIMBANDA - No
termo, significa KIM (gênio do mal) para BANDA (lado), ou seja, Kimbanda ou
Kibanda significa o Lado do Mal. Também conhecido como culto de magia negra,
neles trabalham exus-zombeteiros, espíritos vingativos, enfim todos os
espíritos que não aceitam Doutrinação Divina e estão ainda ligados ao lado
material. KIUMBA - Espírito maléfico e obssessor.
Espírito atrasado e sem nenhuma luz. Zombeteiro. LAÇAR O COBRERO - É
assim chamada a oração que se escreve com tinta em volta do “cobrero” para
fins curativos. LANCATÉ DE VOVÔ - É o
mesmo nome por que é conhecida a igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador -
Bahia. LAVAGEM DE CABEÇA - A
lavagem de cabeça é feita derramando-se o Amaci (banho preparado
especialmente para essa cerimônia) sobre a cabeça do médium, enquanto se
entoa um ponto de caboclo. A confirmação do Guia de Cabeça verifica-se após a
lavagem de cabeça, quando o Guia incorpora e risca seu ponto em frente ao
congar. Legião:
Exercito de seres espirituais, o mesmo que falange. Conjunto de seres
espirituais de grande evolução, conjunto de espíritos elementares (Exus) em
evolução. LINHA - União das falanges, sendo que cada um
tem seu chefe. Linha Branca: Ritual visando unicamente o bem. Linha
de Guias que não cruzam com a linha da esquerda. Linha Cruzada: Ritual com influência de duas ou mais procedências. É
quando se unem duas ou mais linhas com o fim de tornar mais forte um trabalho
no terreiro. Normalmente esse cruzamento se dá com um guia da direita com um
da esquerda. Linha das Almas: Corrente vibratória que congrega os espíritos evoluídos de
antigos escravos africanos. Linha de Cura: Ritual que se ocupa mais com acura física e espiritual do
adepto, do que com o culto às divindades.
Macaia:
Folhas sagradas. Local das matas onde se reúnem os terreiros. MACAIO - Coisa ruim e sem nenhum valor. Macumba: Antigo instrumento musical usado outrora nos terreiros
afro-brasileiros. Nome que os leigos usam para designar "despacho"
de rua (pejorativo). MACUMBADO- enfeitiçado. Madrinha: O
mesmo que dirigente espiritual, Mãe de Santo, Babá Sacerdotisa. MÃE D´ÁGUA - Iemanjá. MÃE de SANTO -
Médium feminino chefe ou dirigente de terreiro, Madrinha, Babá. MÃE PEQUENA -
Médium feminina desenvolvida e que substitui a Mãe de Santo. Auxiliar das iniciandas
(iaôs) durante o seu desenvolvimento mediúnico. MALEME ou MALEIME -
Pedido de socorro, de clemencia, de auxilo ou ajuda, de misericórdia. Podem
vir em forma de canticos ou preces pedindo perdão. Mandinga:
Feitiço, encantamento, também praga rogada em voz alta. Manifestação: Quando o corpo do médium é tomado por
um Guia. Conhecido também como transe mediúnico, incorporação. Manifestar: Ato
do ser espiritual incorporar-se em alguém, tomar conta do corpo de alguém. Marafo:
Aguardente, termo muito usado pelos Exus. MAU OLHADO - Quebranto, feitiço. Doença ou mal
estar causado por um olhar mau, invejado. MESA BRANCA -
Trabalhos no terreiro quando há incorporação apenas de médicos e enfermeiras. MEISINHA - Despacho, mandinga, trabalho. MIRONGA - Feitiço, segredo, feitiço feito pelos
Espiritos Nagôs. MISTIFICAÇÃO - É o
mais importante dos casos do falso espiritismo, pois constitui um recurso
muito empregado por falsos médiuns, ou pessoas de má fé, com a finalidade de auferirem
vantagens pecuniárias e aumentarem sua fama e sua vaidade. MUCAMBA - O mesmo que cambone. MUZAMBÊ - Forte, vigoroso. NAGÔ - Nome dado aos escravos originários
do Sudão, na África. Considera-se nagô como a religião do antigo reino de
Iorubá. NIFÉ - Fé, crença na lingua iorubá. NOMINA - Oração que é guardada num saquinho e
pendurada no pescoço como amuleto para proteção. Patuá. NURIMBA - Bondade, amor e caridade. OBASSABÁ - O mesmo que abençoar, benzer. OBASSALÉA - O mesmo que obassabá. OBATALÁ - Céu. Abóbada celeste. Deus. OBRIGAÇÕES -
Festas em homenagem aos Guias ou Orixás. São também as determinações feitas
aos médiuns ou consulentes pelos Guias com o objetivo de auxilio ou como
parte de um ritual do desenvolvimento mediúnico. OBSEDIAR - Perseguir. Ação pela qual os espíritos
perturbados que prejudicam as pessoas levando a situações econômicas
difíceis, loucura, etc. OBSSESSOR -
Espírito pertubador ou zombeteiro que prejudica as pessoas. ODÉ - Oxossi. Oxossi mais velho. ODÔ, IÁ - Saudação de Iemanjá. OFÃ - Médium responsavel pela colheita e
seleção das ervas nos rituais. OGÃ - Auxiliar nas sessões do terreiro. Ogã
pode ser um protetor de Terreiro ou como um Chefe das Curimbas. Ambos tem o
mesmo grau hierarquico. OIÁ - Outro nome conhecido por Iansã. OKÊ - Saudação aos Caboclos. Diz-se assim :
Okê Caboclo! Okê Oxossi. OLHO-DE-BOI -
Semente de Tucumã, gozando de propriedades protetoras contra cargas negativas
como feitiços, mau-olhado, inveja. Tem muitas utilidades no terreiro, desde patuás
até guia (colar). OLHO GRANDE - Mau
Olhado, inveja, malefício, quebranto. OLORUM - Deus Supremo. OMOLOCÔ - Culto de origem angolense. OPELÊ DE IFÁ -
Rosário deito de pequenos búzios e que é utilizado para ler o futuro. ORAÇÃO FORTE -
Patuá que consiste em uma oração escrita em pequeno pedaço de papel, que a
pessoa preserva em seu poder, quer guardado no bolso, ou dentro de um pano em
forma de saquinho pendurado no pescoço a fim de proteger-se ou livrá-la de
todos os males. ORIXÁ - Divindades africanas que representam
as forças do Universo Infinito. Espirito puro. Santo. Orixá Cruzado: Entidade pertencente às duas linhas. Orixá de Cabeça: Orixá principal do médium. Orixá de Frente: O mesmo que orixá de cabeça. OTÁ - pedra ritual, elemento e objeto sagrado
e secreto do culto. PADÊ - Despacho para Exú no início das
sessões ou festas, constando alimentos, bebidas, velas, flores e outras
oferendas, a fim de que os mesmos afastem as perturbações nas cerimonias. Padrinho: dirigente espiritual, chefe de
terreiro. Pai de Santo. Babalorixá. Termo utilizado na Umbanda
para designar à Entidade Espiritual e/ou Médium que foi escolhido por um
Filho de Fé para batizá-lo. PAI-DE-SANTO -
Zelador do Santo, Chefe de Gira, Chefe de Mesa, Chefe do Terreiro. Médium e
conhecedor perfeito de todos os detalhes para o bom andamento de uma sessão. PALINÓ - Cântico ou poema em louvor a Iemanjá PÃO BENTO - Pão ázimo ou qualquer outro tipo de
pão, ao qual se dota de forças mágicas. É utilizado em inúmeros trabalhos
para diversas finalidades. Há trabalhos com pão e vela benta para se
localizar num rio ou no mar o corpo de uma pessoa afogada, por exemplo. PARAMENTO(s) -
Roupas e objetos utilizados em cerimônias do ritual religioso. Parati: Aguardente (Exu, Zé Pilintra). Patuá: Amuleto que se leva pendurado ao pescoço
ou pregado na roupa. Antigamente eram saquinhos de couro ou de pano,
com boca amarrada com cordão metálico, junto a uma conta de vidro da cor
da divindade protetora. Atualmente são de forma quadrada ou retangular,
em couro natural ou sintético, mas cores rituais, contendo Figas de Guiné,
Búzio, Estrela de Salomão, etc; ou pedaços de ervas as vezes orações. PA
=erradicar doenças, antídoto, TU = propiciar, WA = viver,
existir (viver, sem doenças). PAXORÔ - Instrumento simbólico de Oxalá usado
pelos pais-de-santo em trabalhos. PEDRA-DE-RAIO -
Meteorito, Fetiche de Xangô , itá. PEJI - altar, congar. PEMBA - Espécie de giz em forma
cônico-arredondada, em diversas cores, como sejam : branco, vermelho,
amarelo, rosa, roxo, azul, marrom, verde e preto, servindo para riscar pontos
e outras determinações ordenadas pelos Guias, sendo que conforme a cor
trabalhada com pemba, pode se identificar a Linha a que pertence a Entidade,
ou a Linha que trabalhará naquele ponto. Perna de Calça: Significado homem na linguagem de exu e
pretos velhos. PIPOCA - comida de Omulu/Obaluaê. Grão de milho
arrebentado na areia quente para ser utilizado em descarrego. Descarrego de
Pipoca. PIRIGUAIA -
Variedade de búzio. Pito: Cachimbo (pretos-velhos). Ponteiro: Pequeno punhal utilizado em magias e diversos rituais. Ponto Cantado: Letra e melodia de cântico sagrado,
diferente para cada entidade. É uma prece evocativa cantada que tem por
finalidade atrair as entidades espirituais, homenageá-las. Quando
chegam e despedi-las quando devem partir. Assim os pontos podem ser
apenas de louvor ou cantados com finalidades rituais durante determinadas
cerimónias. Ponto de Abertura: Cântico de abertura de uma sessão. Ponto de Chamada: Cântico que invoca as entidades para
virem aos templos. Ponto de Defumação: Cantado enquanto é feita a defumação do
ambiente e dos presentes. PONTOS
RISCADOS - São identificação dos Guias. Cada Guia e cada
Orixá tem seu ponto riscado. Os pontos são riscados com pemba. Mas o ponto
não se resume apenas a identificação de um guia, linha, falange ou Orixá; ele
pode fechar o corpo de um médium, pois a escrita sagrada se utiliza de magia
para que qualquer espírito perturbado não se aproxime. PORTEIRA
- Entrada de terreiro. Povo da
Encruza:
Exus. Povo de
Rua: Exus. Preceito: Determinação. Prescrição feita para ser
cumprida pelos fiéis. Puxar o Ponto: Iniciar um cântico. É geralmente feito
por um ogã. QUARÔ - Flor chamada Resedá possuidora de
notáveis virtudes mágicas e grandemente empregada em banhos e defumações. Quartinha: Vasilha de barro. Com alças é para feminino, sem abas orixá
masculino. QUEBRANTO - Mau olhado, feitiço, coisa feita.
Normalmente atinge mais crianças pagãs, mas pode atingir também crianças
batizadas e adultos. O quebranto é cortado com benzimento. Quebrar as Forças: Neutralizar o poder de qualquer
feitiço, seja para o bem ou para o mal. QUEBRAR DEMANDA ou QUEBRAR AS FORÇAS - É
anular, desmanchar o efeito de um trabalho para prejudicar ou perturbar uma
pessoa. QUEBRAR PRECEITO -
Desrespeitar as regras e hábitos estabelecidos no ritual do desenvolvimento
ou dos trabalhos. QUEZILA, QUEZíLIA ou QUIZILA -
Aversão, antipatia, repugnância, alergia a alguma coisa. Quimbanda: Linha ritual da umbanda que pratica a magia negra. Essa
linha é assim chamada pelos umbandistas da “Linha Branca” pois os praticantes
se dizem apenas umbandistas. A Quimbanda, influenciada mais diretamente
pelos negros Bantus, Angolas, Cambindas, Benguelas, Congos, Moçambiques, etc.
Cultua os mesmos orixás e entidades que a umbanda “branca” mas trabalha
principalmente com exus que são considerados espíritos desencarnados. Havendo
entre eles os exus em evolução e os quiumbas, mediante encomenda,
realizam ou desmancham feitiços. Visando favorecer ou prejudicar
determinadas pessoas, geralmente os terreiros de quimbanda chamada macumba
para os leigos tem as mesmas características dos da linha de umbanda.
Há congas com imagens de santos católicos representativos de orixás, imagens
de caboclos e de pretos velhos tendo os exus (ou o exu chefe do
terreiro) altar à parte, dentro do salão. As giras de exu são
freqüentes na linha da umbanda são raras. Realizadas a partir da
meia noite de 6a. feira. Exus e pombas giras danças, fumam charutos
ou cigarrilhas, bebem marafo, dizem gentilezas ou palavrões aos
assistentes e dão consultas, sobre saúde ou problemas pessoais. A
cortina do conga fica fechada. A quimbanda cultua muito Omolu, orixá
ligado a terra e à morte. No cemitério é feita uma parte da iniciação
de muitos quimbandeiros, devendo o iniciado, deitar algumas horas
sobre um túmulo entre velas e cantigas do dirigente e iniciados do terreiro,
tendo de cumprir antes e depois diversas obrigações, as roupas em geral são as
mesmas da linha da umbanda, havendo porém muito uso do vermelho e preto,
cores de Exu e de Omolu. São muitos usados em trabalho com pólvora, pós
e ervas mágicas, galos e galinhas pretas. Os despachos são
colocados em encruzilhadas em cruz (machos), ou em T (fêmea) com velas,
flores e fitas vermelhas em alguidares. Não sendo negativos todos os
despachos de rua. Há caboclos e pretos velhos que incorporam na
quimbanda, dando consultas em giras separadas dos Exus. QUIUMBA - Espírito obsessor e pertubador.
Zombeteiro. São
obsessores apossam-se dos humanos ou “encostam-se” neles, dando-lhes idéias
obsedantes de doença, males suicídios, etc. São ainda
mistificadores, fazendo-se passar por espíritos mais elevados. Chamados
também “rabos de encruza”, estão no sétimo e último plano da hierarquia
espiritual sendo vigiados e controlados pelos exus Rabo de Saia: Mulher na linguagem dos pretos velhos e
exus. RAÚRA - Cambone. Auxiliar nos trabalhos
do terreiro. Receber Irradiação do Guia: Entrar em meio transe ou comunicar-se de
algum modo com uma entidade superior RECEBER O SANTO -
incorporar. Entrar em estado de transe com o Guia ou Orixá. REDENTOR - Jesus Cristo. REINOS - Uma das divisões dos mundos
espirituais. Domínios dos Orixás. Alguns exemplos : Juremá, Pedreiras, Fundo
do Mar, Humaitá, etc. RESPONSO - Oração em latim para
determinado santo para se conseguir uma graça. Riscar Ponto: Fazer desenhos de sinais cabalísticos
que representam determinadas entidades espirituais e que possuem poderes
de chamamento das mesmas ou lhe servem de identificação. ROÇA - terreiro, centro. SACUDIMENTO - Ato
de realizar limpeza, lavagem e varredura do terreiro e/ou seus filhos.
Descarrego. SAÍDA de IAÔ -
cerimônia de inciação do filho-de-santo no candomblé ou no culto Omolokô. SANTERIA - nome da religião na América Latina.
Religião irmã do Candomblé. SAL (GROSSO) -
Empregado sob diversas modalidades nos terreiros, principalmente como banho
de descarrego. Ou como descarrego do local com um copo de água e sal atras da
porta. SALUBÁ - Saudação de Nanã. SARAVÁ - Saudação umbandista que corresponde a
Salve! Viva! SEREIA DO MAR -
Janaína, princesa d´água. Pode representar também como Iemanjá dentro de um
contexto. Sessão de Umbanda: Cerimónia, rituais geralmente com a
finalidade de cura física e espiritual. Por meio de guias, após
dança e toques, com o uso do ponto cantado e riscado,
pólvora, aguardente, defumações. Também sessão de desenvolvimento,
de aprendizado e aperfeiçoamento dos médiuns, sessões festivas, públicas, com
toque de atabaque e danças. SINCRETISMO -
Fenômeno de identificação dos orixás com os Santos Católicos. Tarimba: cama. Tenda: centro. Toco: Vela. Tomar Passe: Receber das Mãos dos médiuns em transe
vibrações da entidade, as quais retiram do corpo da pessoa os males
provocados por vibrações negativas, provenientes de mau-olhado, encosto,
castigo das entidades, etc. Tuia: Pólvora. Tumba: sepultura. Tupi- Tribu indígena Ir para dicionários mágicos .... |
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