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DICIONARIOS Glossário
Buddhista A * ABHIDHARMA PITAKA (sânsc.; pāli
ABHIDHAMMA PITAKA) - compilação de ensinamentos sobre filosofia, psicologia e
metafísica. Veja TRIPITAKA. * ABHIDHARMA-KOSHA (sânsc.) - texto do monge
indiano VASUBANDHU (século V) sobre a escola SARVASTIVADA. * ABHISHEKA (sânsc.; tib. WANGKUR/
DBANG SKUR) - ordenação, iniciação. * ACHAAN, AJAHN - professor ou monge
mais velho no buddhismo tailandês. * ACHARYA (sânsc.; jap. AJARI) -
professor, mestre. * ADI-BUDDHA -
veja SAMANTABHADRA. * AGAMA (sânsc.;
pāli NIKĀYA) - coleção de escrituras buddhistas (SUTRA). * AGREGADO -
veja SKANDHA. * AHIMSA (sânsc.
e pāli) - não-violência. * AKSHOBHYA - um
dos cinco DHYANI-BUDDHAS. * ALAYA-VIJNANA (sânsc.)-
consciência armazém; conceito da escola YOGACHARA para definir uma
consciência cósmica que armazena todos os fenômenos. * AMITABHA
(sânsc.; chin. O-MI-TUO; jap. AMIDA; tib. ÖPAGMED/ 'OD DPAG MED) - um dos
cinco DHYANI-BUDDDHAS, associado à TERRA PURA do oeste, Sukhavati. * ANAGARIKA (sânsc.)
- monge sem casa. * ANANDA - primo
do Buddha SHAKYAMUNI e um de seus principais discípulos. * ANAPANASATI
(pāli) - meditação sobre a respiração. * ANATMAN
(sânsc.; pāli ANATTA) - não-eu, não-ego, não-essência; ausência de
qualquer indivíduo ou essência independente ou permanente. Veja TRILAKSHANA. * ANGUTTARA-NIKĀYA
(pāli) - Coleção Numérica; uma das seções do SUTTA PITAKA. * ANITYA (sânsc.; pāli ANITTA; chin. WU-CH'ANG;
jap. MUJÔ; tib. MI RTAG PA/ MITAGPA) - impermanência. Veja TRILAKSHANA. * ANTARABHAVA (sânsc.) - veja BARDO. * ANUTTARA-SAMYAK-SAMBODHI (sânsc.; jap.
ANOKUTARA-SANMYAKU-SANBODAI) - iluminação insuperável, completa e perfeita. * ARHAT (sânsc.; pāli ARAHAT, chin. LO-HAN, jap. RAKAN; tib. DRACHOMPA/ DGRA BCOM PA)
- ser perfeito, aquele que conseguiu superar o sofrimento do SAMSARA e
alcançar o NIRVANA; o objetivo das escolas não-Mahayana. Pode ser ouvinte
(SHRAVAKA) ou realizador solitário (PRATYEKA-BUDDHA). * ARYADEVA - monge
indiano (século III), discípulo de NAGARJUNA; um dos fundadores da filosofia
MADHYAMIKA. * ARYASATYA (sânsc.;
pāli ARYASATTA) - veja QUATRO VERDADES NOBRES. * ASANGA - monge
indiano (século IV), fundador da escola YOGACHARA, irmão de VASUBANDHU. * ASHOKA - rei
indiano (século III) da dinastia Maurya, grande propagador do buddhismo. * ASHVAGHOSHA -
poeta e filósofo MAHAYANA indiano (séculos I-II). * ASURA (sânsc.
e pāli) - semi-deus, titã; um dos seis GATI. * ATISHA DIMPAMKARA
SHRIJNANA (sânsc.; tib. JOWOJE/ JO BO RJE) - monge indiano que fundou
a escola KADAM do buddhismo tibetano. * ATI-YOGA (sânsc.)
- YOGA primordial, DZOGCHEN. * AVALOKITESHVARA (sânsc.;
chin. KUAN-YIN, KUAN-HSI-YIN; jap. KANNON, KANZEON, KANJIZAI; tib. CHENREZIG/
SPYAN RAS GZIGS) - no buddhismo MAHAYANA, o BODHISATTVA da grande compaixão. * AVATAMSAKA SUTRA
(sânsc.; jap. KEGON-KYÔ) - Discurso da Guirlanda de Flores; texto do
buddhismo MAHAYANA de grade importância para as escolas HUA-YEN e KEGON. * AVIDYA (sânsc.;
pāli AVIJJA; chin. WU-MING; jap. MUMYÔ;
tib. MARIGPA/ MA RIG PA) - ignorância, delusão. * AYATANA (sânsc.) - entradra, isto
é, os seis órgãos dos sentidos (olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo, mente)
e, às vezes, refere-se também aos seus seis objetos (cores, sons, odores,
sabores, sensações táteis e pensamentos), abarcando do o mundo
epistemológico. B BANKEI EITAKU
YOTAKI - monge ZEN japonês (1622-1693) da linhagem RINZAI. BARDO (tib. BAR DO; sânsc. ANTARABHAVA) - no
buddhismo tibetano, o estado intermediário entre a morte e o renascimento;
uma das seis yogas de Naropa (tib. NARO CHÖDRUG). BARDO TÖDRÖL (tib. BAR DO THOS SGROL) - Liberação através da
Compreensão no Estado Intermediário; popularmente conhecido como o
"Livro Tibetano dos Mortos", texto sobre o processo da morte e
renascimento. BASSUI ZENJI - monge ZEN japonês
(1327-1387) da escola RINZAI. BHAISHAJYAGURU (sânsc.; chin.
YAO-HSI-FU; jap. YAKUSHI NYORAI; tib. MENGYI LAMA/ SMAN GYI BLA MA) - no
buddhismo MAHAYANA, o BUDDHA da medicina, o buddha curador. BHANTE - senhor, venerável senhor. BHAVA-CHAKRA (sânsc.; tib. SIPE KHORLO/ SRID PA'I KHOR LO) a
roda da vida; representação iconográfica dos seis reinos (GATI) do SAMSARA. BHAVANA (sânsc. e pāli) - meditação. BHIKSHU (sânsc.; pāli BHIKKHU) - monge. BHIKSHUNI (sânsc.; pāli BHIKKHUNI) - monja. BHUMI (sânsc.) - no buddhismo MAHAYANA, cada um dos
dez estágios do BODHISATTVA até alcançar a iluminação (BODHI). BINDU (sânsc.; pāli THIGLE/ THIG LE) - no
buddhismo VAJRAYANA, essência ou gota de energia sutil. BODHI (sânsc. e pāli; chin. WU; jap. SATORI, KENSHÔ; tib. JANGCHUB/ BYANG CHUB) - iluminação, despertar. BODHICHITTA (sânsc.) - mente da iluminação; no buddhismo
MAHAYANA, a mente altruísta que visa beneficiar a todos os seres; a mente do
BODHISATTVA. BODHIDHARMA (sânsc.; chin. P'U-T'I-TA-MO; jap. BODAI DARUMA)
- um dos ancestrais do ZEN (séculos V-VI) que introduziu esta escola na
China. BODHISATTVA (sânsc.; pāli BODHISATTA; chin. P'U-SA; tib. BOSATSU, BODAISATTA; tib.
JANGCHUBSEMPA/ BYANG CHUB SEMS DPA') - ser da iluminação; no buddhismo
MAHAYANA, ser de grande compaixão que procura ajudar a todos os seres,
praticando as seis perfeições (PARAMITA) e realizando a mente da iluminação
(BODHICHITTA). BÖN[-PO] (tib. BON [PO]) - religião xamânica tibetana
anterior à introdução do buddhismo. BOROBUDUR - grande construção em forma de MANDALA, na ilha
de Java, Indonésia. BOSATSU (jap.) - veja BODHISATTVA. BRAHMA-VIHARA (sânsc. e pāli) -
meditações ilimitadas; amor (MAITRI), compaixão (KARUNA), alegria (MUDITA) e
equanimidade (UPEKSHA). BUDDHA (sânsc.; chin. FO; jap. HOTOKE, BUTSU; tib. SANGYE/ SANGS RGYAS) -
desperto, iluminado; aquele que alcançou a iluminação (BODHI), um dos três
preciosos (TRIRATNA). BUDDHAGHOSHA - monge da escola THERAVADA (século IV) que
estudou no Sri Lanka; autor do VISUDDHI-MAGGA. BUDDHAT[V]A (sânsc.; jap. BUSSHÔ; tib. SANGYENYID/ SANGS RGYAS NYID) - natureza
búddhica. BUTSU (jap.) - veja BUDDHA. BUTSUDAN (jap.) - no buddhismo japonês, pequeno altar
familiar.
C CHAKRA (sânsc.) - roda; centro de energia sutil. CH'AN (chin.) - veja ZEN. CHA-NO-YU (jap.) - cerimônia do chá. CH'ENG-SHIH (chin.; jap. JÔJITSU) - escola chinesa, baseada
nos ensinamentos da filosofia indiana SAUTRANTIKA; seu texto principal é o
SATYASIDDHI, escrito por HARIVARMAN (século IV). CHENREZIG (tib. SPYAN RAS GZIGS) - veja AVALOKITESHVARA. CHIEN-CHEN (chin.; jap. GANJIN) - monge chinês (688-763),
fundador da escola LÜ-TSUNG (jap. RITSU). CHIH-I (chin.; jap. CHISHA) - monge chinês (538-597),
fundador da escola T'IEN-T'AI (jap. TENDAI). CHIH-KUAN (chin.) - veja SHAMATHA-VIPASHYANA. CHIH-TUN - monge chinês (314-366), fundador da escola
Prajna. CHI-KUAN (chin.) - veja KÔAN.
CHING-T'U[-TSUNG] (chin.; jap. JÔDO-[SHÛ]) - escola
fundada pelo monge chinês HUI-YÜAN em 402, centralizada na veneração do
Buddha AMITABHA. CHITTAMATRA (sânsc.) - apenas mente; principal ensinamento
da filosofia YOGACHARA. CHI-TSANG - monge chinês (549-623) da escola SAN-LUN
(SANRON), autor de diversos comentários sobre a filosofia MADHYAMIKA. CHÖ (tib. BCOD) - cortar; no buddhismo
tibetano, medição para "cortar" o conceito de personalidade. CHÖRTEN (tib. CHOS RTEN) - veja STUPA. CHU-HUNG - monge chinês (1535-1615) que desenvolveu um
movimento leigo, combinando as escolas ZEN e JÔDO. CHU-SHE (chin.; jap. KOSHA) - escola chinesa baseada nos
ensinamentos do ABHIDHARMA-KOSHA; fazia parte da escola FA-HSIANG (jap.
HOSSÔ).
D DAGOBA (sing.) - veja STUPA. DAIGIDAN (jap.) - grande dúvida; um dos TRÊS PILARES DO
ZEN. DAINICHI-KYÔ (jap.) - veja MAHAVAIROCHANA-SUTRA. DAIOSHÔ (jap.) - grande monge; termo honorífico de
mestres ZEN. DAISHI (jap.) - grande mestre; título honorífico do
buddhismo japonês. DAISHIKAN (jap.) - grande raiz de fé; um dos TRÊS PILARES
DO ZEN. DAITOKU-JI (jap.) - Monastério da Grande Virtude; um dos
maiores monastérios ZEN de Kyôtô, no Japão. DAKINI (tib. KA[N]DRO[MA]/ MKA' GRO [MA]) - No
buddhismo VAJRAYANA, ser de sabedoria feminino, irado, que transmite
ensinamentos tântricos. DALAI LAMA (tib. TA LA'I BLA MA) - Oceano de Sabedoria; título
honorífico concedido pelo príncipe mongol Althan Kham ao líder da escola
tibetana GELUG, em 1578. DANA (sânsc. e pāli) - generosidade; um dos
seis PARAMITAS. DANGYÔ (jap.) - veja LIU-TSU TA-SHIH
FA-PAO-T'AN-CHING. DARUMA (jap.) - veja BODHIDHARMA. DENKÔROKU (jap.) - Transmissão da Luz; coletânea de
episódios sobre as transmissões da escola SÔTÔ ZEN. DEVA (sânsc. e pāli) - deus, divindade; um dos
seus GATI. DHAMMAPADA (pāli) - parte do KHUDDAKA-NIKĀYA com
426 versos sobre o ensinamento buddhista. DHARANI (sânsc.) - no buddhismo MAHAYANA e VAJRAYANA,
pequenas escrituras com sílabas de significado simbólico, geralmente mais
longos que os MANTRAS. DHARMA (sânsc.; pāli DHAMMA; chin. FA; jap. HÔ;
tib. CHÖ/ CHOS) - o ensinamento de BUDDHA, uma das Três Jóias (TRIRATNA); com
letra minúscula, dharma geralmente se refere a um fenômeno ou manifestação da
realidade. DHARMACHAKRA (sânsc.; pāli DHAMMACHAKKA) - roda do
Dharma; o símbolo do buddhismo. DHARMAGUPTAKA (sânsc.; pāli DHAMMAGUTTIKA;
chin. LÜ-TSUNG; jap. RITSU[-SHÛ]) - protetor do ensinamento; escola fundada
pelo monge indiano Dharmaguptaka, pertencente ao grupo STHAVIRAVADA. DHARMAKAYA (sânsc.; tib. CHÖKU/ CHOS SKU) - corpo do
Dharma; um dos três corpos (TRIKAYA). DHARMAKIRTI - monge indiano (século VII) da filosofia
YOGACHARA. DHARMAPALA - guardião dos ensinamentos, protetor do
DHARMA. DHATU (sânsc.) - campo, esfera, reino (do desejo, da
forma e da não-forma). DHATUGABBHA (pāli) - veja STUPA. DHATUGARBHA (sânsc.) - veja STUPA. DHYANA (sânsc.; pāli JHANA; chin. CH'AN; jap.
ZEN; tib. SAMTEN/ BSAM GTAN) - concentração, absorção meditativa. DHYANI-BUDDHA (sânsc.) - BUDDHA
meditacional; no buddhismo MAHAYANA, os cinco buddhas transcendentes que
representam os aspectos da mente iluminada; VAIROCHANA, AMITABHA,
AMOGHASIDDHI, AKSHOBHYA e RATNASAMBHAVA. DIGHA-NIKĀYA (pāli) - Coleção
Longa; uma das seções do SUTTA PITAKA. DIGNAGA - monge indiano (480-540) da escola YOGACHARA. DIPAMKARA - BUDDHA lendário de um passado distante. DÔGEN ZENJI - monge ZEN japonês (1200-1253), fundador da
escola SÔTÔ. DOKUSAN (jap.) - entrevista formal de estudante ZEN com
seu mestre. DORJE (tib. RDO RJE) - veja VAJRA. DOSA (pāli) - raiva, ódio, má vontade. DOSHÔ - monge japonês (629-700), fundador da escola
HOSSÔ. DRILBU (tib. DRIL BU) - veja GANTHA. DUHKHA (sânsc.; pāli DUKKHA; chin. K'U; jap. KU;
tib. SDUG BSNGAL/ DUNGEL) - sofrimento, dor; uma das QUATRO VERDADES NOBRES.
Veja também: TRILAKSHANA. DVESHA (sânsc.) - raiva, ódio, má vontade. DZOGCHEN (tib. RDZOGS CHEN) - Grande Perfeição;
principal ensinamento da escola tibetana NYINGMA. E EIHEI-JI - Monastério da Paz Eterna; um dos principais
monastérios da escola SÔTÔ ZEN no Japão. EISAI ZENJI - monge japonês (1141-1215) da linhagem RINZAI
ÔRYÔ, que introduziu o ZEN no Japão. EKA (jap.) - veja HUI-K'O. ENGAKU-JI - Monastério da Iluminação Completa; monastério
ZEN fundado em 1282 na cidade de Kamakura, no Japão. ENNIN - monge japonês (793-864) da escola TENDAI,
discípulo de SAICHÔ. EN'Ô (jap.) - veja HUI-NENG. ENSÔ (jap.) - círculo; no buddhismo ZEN, símbolo do
vazio, do absoluto, da iluminação. F FA-HSIANG (chin.; jap. HOSSÔ) - escola chinesa fundada por HSÜAN-TSANG (600-664) e K'UEI-CHI
(638-682), com base na filosofia indiana YOGACHARA. FA-HSIEN - monge peregrino chinês (337-422) que viveu
muitos por anos na Índia. FA-LANG - monge chinês (507-581) da escola SAN-LUN. FUGEN (jap.) - veja SAMANTABHADRA. FUKAN-ZAZENGI (jap.) - Princípios
Gerais para a Prática da Meditação; texto de DÔGEN ZENJI.
G GAMPOPA (tib. SGAM PO PA) - monge tibetano (1079-1153),
fundador da escola KAGYÜ. GANTHA (sânsc.; jap. KONGÔ-REI; tib. DRILBU) - no
buddhismo VAJRAYANA, instrumento que representa a sabedoria (PRAJNA). GANJIN (jap.) - veja CHIEN-CHEN. GATI (sânsc.) - modo de existência em um reino do
samsara; divino (DEVA), semi-divino (ASURA), humano (MANUSHYA), animal
(TIRYAK), fantasmagórico (PRETA) ou infernal (NARAKA). GELUG[-PA] (tib. DGE LUGS [PA]) - escola VAJRAYANA
fundada pelo monge tibetano TSONGKHAPA (1357-1419), centralizada nos
ensinamentos do LAMRIM. GENJOKÔAN (jap.)- O KÔAN da Vida Diária; texto de DÔGEN
ZENJI. GOKE-SHICHISHÛ (jap.) - cinco casas e
sete escolas; as linhagens do buddhismo ZEN chinês surgidas durante a
dinastia Tang (618-907). GRANDE VEÍCULO - veja MAHAYANA. GRIDHRAKUTA (sânsc.) - Pico dos Abutres; montanha indiana
onde SHAKYAMUNI teria transmitido os ensinamentos MAHAYANA. GURU (sânsc.; tib. LAMA/ BLA MA) - mestre
espiritual, uma das TRÊS RAÍZES do buddhismo VAJRAYANA. GURU RINPOCHE (tib.) - Mestre
Precioso; veja PADMASAMBHAVA. GYULÜ (tib. SGYU LUS) - corpo ilusório; uma das seis
yogas de Naropa (NARO CHÖDRUG).
H HAIKU (jap.) - poesia japonesa de dezesseis sílabas. HAKUIN ZENJI - monge ZEN japonês (1689-1769) da escola
RINZAI, autor do famoso KÔAN "qual o som de uma só mão batendo
palmas?" HANKA-FUZA (jap.) - postura de meio-lótus, na qual uma
perna fica sobre a outra. HANNYA (jap.) - veja PRAJNA. HANNYA SHINGYÔ (jap.) - veja
MAHAPRAJNAPARAMITA-HRIDAYA SUTRA. HARIVARMAN - monge indiano (século IV) cujos trabalhos
originaram a escola SATYASIDDHI (chin. CH'ENG-SHIH, jap. JÔJITSU). HASSU (jap.) - sucessor do dharma, ancestral,
patriarca. HAYAGRIVA (sânsc.; jap. BATÔ MYÔ-Ô; tib. TADRIN/ RTA
MGRIN) - manifestação irada de AVALOKITESHVARA, com cabeça de cavalo. HINAYANA (sânsc.) - Pequeno Veículo; no MAHAYANA, termo
pejorativo originalmente usado para denegrir a escola SARVASTIVADA e suas
dissidências, SAUTRANTIKA e VAIBHASHIKA; no VAJRAYANA, a primeira etapa do
caminho espiritual, o fundamento para as práticas do MAHAYANA. HÔGEN[-SHÛ] (jap.; chin. FA-YEN[-TSUNG]) - escola ZEN chinesa da tradição
GOKE-SHICHISHÛ. HÔNEN - monge japonês (1133-1212), fundador da escola
da TERRA PURA (jap. JÔDO[-SHÛ]). HOSSÔ (chin. FA-HSIANG) - escola japonesa fundada
pelo monge DÔSHÔ (629-700), com base nos ensinamentos da escola chinesa
FA-HSIANG. HOTEI (jap.) - veja PU-TAI. HOTOKE (jap.) - veja BUDDHA. HSÜAN-TSANG - monge peregrino chinês (600-664), fundador da
escola FA-HSIANG, traduziu muitos textos do sânscrito para o chinês. HUA-YEN (jap. KEGON) - Escola da Guirlanda de Flores;
escola chinesa fundada pelo monge FA-TSANG (643-712) com base nos
ensinamentos do AVATAMSAKA SUTRA. HUI-K'O (jap. EKA) - monge ZEN chinês (487-593),
discípulo e sucessor de BODHIDHARMA. HUI-NENG (jap. EN'Ô) - monge ZEN chinês (638-713), sexto
patriarca do ZEN na China. HUI-YÜAN - monge chinês (336-416), fundador da escola da
TERRA PURA (chin. CHING-T'U[-TSUNG]). HUNG-JEN (jap. GUNIN, KÔNIN) - monge chinês (601-674),
quinto patriarca do ZEN na China.
I I-CHING - monge e peregrino chinês (635-713), um dos
principais tradutores de textos do sânscrito para o chinês. ILUMINAÇÃO - veja BODHI. INDRIYA (sânsc. e pāli) - faculdade
dos sentidos, órgão dos sentidos. INGA (jap.) - causa e efeito, KARMA. INKA-SHÔMEI (jap.) confirmação da transmissão ZEN de um
mestre a um discípulo. INNEN (jap.) - causa e efeito, KARMA. ISHTA-DEVATA (sânsc.; tib. YI DAM) - no buddhismo VAJRAYANA,
divindade meditacional. ISHIN-DENSHIN (jap.) - no buddhismo
ZEN, transmissão de coração-mente para coração mente. J JAMGÖN KONGTRÜL (tib. 'JAM MGON KONG
SPRUL) - monge tibetano (1813-1899), um dos criadores do movimento RIME. JAMPA (tib. BYAMS PA) - veja MAITREYA. JAMPEL (tib. 'JAM DPAL) - veja MANJUSHRI. JATAKA - seção do KHUDDHAKA-NIKĀYA com as lendas
sobre as vidas passadas do Buddha SHAKYAMUNI. JE RINPOCHE (tib. JE RIN PO CHE) - veja TSONGKHAPA. JIRIKI (jap.) - poder próprio (para alcançar a
iluminação); o oposto de TARIKI. JIZÔ (jap.) - veja KSHITIGARBHA. JÔDO-SHIN[-SHÛ] (jap.) - Verdadeira
Escola da TERRA PURA, fundada pelo monge japonês SHINRAN (1173-1262), com
base nos ensinamentos da escola JÔDO[-SHÛ]. JÔDO[-SHÛ] (jap.) - Escola da TERRA PURA, fundada pelo
monge japonês HÔNEN (1133-1212) com base na escola CHING-T'U[-TSUNG] chinesa.
JÔJITSU (jap.) - Escola da Perfeição da Verdade,
fundada no Japão pelo monge coreano EKWAN em 625, com base na escola
CH'ENG-SHIH chinesa. A escola não existe independentemente, mas sim como uma
parte da escola japonesa SANRON (chin. SAN-LUN). JÛGYÛ[-NO]-ZU (jap.) - Dez Figuras de
Boiadeiro; representação gráfica dos diversos níveis de realização ZEN. JÛJÛ[-KIN]-KAI (jap.) - Dez Preceitos
Principais da escola ZEN (não matar, não roubar, não cometer adultério, não
mentir, não difamar, não ser orgulhoso ao elogiar, não cobiçar, não ter
raiva, não difamar as Três Jóias). JÛKAI (jap.) - receber os preceitos buddhistas. K KADAM[-PA] (tib. BKA' GDAMS [PA]) - Escola da Instrução
Oral, escola VAJRAYANA tibetana fundada pelo monge indiano ATISHA
(980/90-1055), precursora da escola GELUG. KAGYÜ[-PA] (tib. BKA' RGYUD [PA]) - Escola da Transmissão
Oral, escola VAJRAYANA tibetana fundada pelo monge GAMPOPA (1079-1153),
centralizada nos ensinamentos MAHAMUDRA. KALACHAKRA (tib. DÜKYI KHORLO/ DUS KYI 'KHOR LO) - Roda do
Tempo; o TANTRA mais complexo e popular do buddhismo VAJRAYANA tibetano. KALYANAMITRA (sânsc.; pāli KALUANAMITTA) - bom amigo,
amigo espiritual, mestre. KALPA (sânsc.; pāli KAPPA) - período de tempo
correspondente a 4.320.000 anos. KANCHÔ (jap.) - abade geral de um monastério ZEN. KHANDROMA (tib. MKHA' 'GRO MA) - veja DAKINI. KANGYUR TENGYUR (tib. BKA' GYUR BSTAN
'GYUR) - Tradução da Palavra e Tradução do Ensinamento; o cânone do buddhismo
tibetano. KANNON (jap.) - veja AVALOKITESHVARA. KANZEON (jap.) - veja AVALOKITESHVARA. KARMA (sânsc.; pāli KAMMA; jap. INGA, INNEN;
tib. LE/ LAS) - ação; causa e efeito. KARMAPA (tib. KA RMA PA) - líder da escola tibetana
KARMA KAGYÜ. KARUNA (sânsc. e pāli) - compaixão; um dos quatro
BRAHMA-VIHARAS. KASAYA (sânsc.) - veja KESA. KEGON-KYÔ (jap.) - veja AVATAMSAKA SUTRA. KEGON[-SHÛ] (jap.) - Escola da Guirlanda de Flores; escola
fundada no Japão pelo monge chinês Shen-hsiang (jap. Shinshô), com base nos
ensinamentos da escola chinesa HUA-YEN. KEIZAN JÔKIN - monge ZEN japonês (1268-1325) da linhagem
SÔTÔ. KEKKA-FUZA (jap.; sânsc. PADMASANA) - posição de lótus
completa, com cada pé sobre a coxa oposta. KENSHÔ (jap.) - estado mental próximo à iluminação. KESA (jap.; sânsc. KASAYA) - manto; parte do hábito
utilizado pelos monges ZEN. KHUDDAKA-NIKĀYA (pāli) - Coleção
Curta; uma das seções do SUTTA PITAKA. KIN'HIN (jap.) - andar ZEN, praticado entre os períodos
de ZAZEN. KÔAN (jap.; chin. KUNG-AN) - frase ou episódio ZEN
que utiliza o paradoxo para transcender a lógica ou os preceitos; utilizado
especialmente pela escola RINZAI. KÔBO-DAISHI - veja KÛKAI. KOKORO (sino-jap. SHIN) - coração-mente. KOSHA[-SHÛ] - escola japonesa surgida entre os séculos VII
e VIII, baseada na escola chinesa CHU-SHE. KSHANTI (sânsc.; pāli KHANTI) - paciência; um dos
seis PARAMITAS. KSHITIGARBHA (chin. T'I-T'SANG; jap. JIZÔ) - no buddhismo MAHAYANA, o BODHISATTVA que
protege dos tormentos, principalmente as crianças. KÛ (jap.) - veja SHUNYA. KUAN-HSI-YIN (chin.) - veja
AVALOKITESHVARA. KUAN-YIN (chin.) - veja AVALOKITESHVARA. K'UEI-CHI - monge chinês (632-835), discípulo de
HSÜAN-TSANG e co-fundador da escola FA-HSIANG. KÛKAI - monge japonês (774-835), também conhecido como
KÔBO-DAISHI, que fundou a escola SHINGON com base nos ensinamentos da escola chinesa
MI-TSUNG. KUMARAJIVA - um dos principais tradutores de textos
buddhistas do sânscrito para o chinês (344-413). KUNG-AN (chin.) - veja KÔAN. KYÔ (jap.) - veja SUTRA. KYOSAKU (jap.) - no buddhismo ZEN, bastão utilizado
para "despertar" os praticantes de ZAZEN com uma batida no ombro. L LALITAVISTARA (sânsc.) - biografia
tradicional sobre o Buddha SHAKYAMUNI. LAMA (tib. BLA MA) - veja GURU. LAMDRE (tib. LAM BRAS) - Caminho e Fruto; principal
ensinamento da escola tibetana SAKYA. LAMRIM (tib. LAM RIM) - Estágios do Caminho; principal
ensinamento da escola tibetana GELUG. LANKAVATARA SUTRA (sânsc.) - Discurso
sobre a Descida ao [Sri] Lanka; texto do buddhismo MAHAYANA que enfatiza o
despertar da não dualidade através da realização da natureza búddhica.
LIN-CHI-TSUNG (chin.) - veja
RINZAI[-SHÛ]. LIU-TSU
TA-SHIH FA-PAO-T'AN-CHING (chin.; jap. ROKUSO DAISHI
HÔBÔDAN-GYÔ, DAN-GYÔ) - Discurso do Sexto Ancestral da Alta Plataforma do
Tesouro do Dharma, ou simplesmente o Sutra da Plataforma; biografia do monge
chinês HUI-NENG, sexto ancestral do ZEN na China. LOBHA (sânsc. e pāli) - cobiça. LO-HAN (chin.) - veja ARHAT. LOKAPALA (sânsc.) - protetor do mundo; imagens muito
comuns na entrada dos grandes monastérios, como guardiões do templo. LONGCHENPA (tib. KLONG CHEN PA) - lama tibetano
(1308-1364) de grande importância para a transmissão dos ensinamentos
DZOGCHEN da escola NYINGMA. LÜ-TSUNG (chin.; RITSU[-SHÛ]) - Escola da Disciplina;
escola fundada pelo monge chinês TAO-HSÜAN (596-667) com base nos
ensinamentos da escola indiana DHARMAGUPTAKA. M MADHYAMIKA (sânsc.) - filosofia MAHAYANA do Caminho do
Meio, fundada pelos monges NAGARJUNA (século II) e ARYADEVA (século III). MADHYAMIKA (sânsc.) - Caminho do Meio; ensinamento da
escola MADHYAMIKA. MAHAKASHYAPA (sânsc.; pāli MAHAKASSAPA; jap. DAIKASHÔ,
MAKAKASHÔ) - um dos grandes discípulos do Buddha SHAKYAMUNI, considerado o
primeiro ancestral do ZEN. MAHAMUDRA (sânsc.; tib. CHAGYA CHENPO/ PHYAG RGYA CHEN
PO) - Grande Sinal; principal ensinamento da escola tibetana KAGYÜ. MAHAPARINIBBANA-SUTTA (pāli) - texto do
DIGHA-NIKĀYA que relata os últimos anos da vida do Buddha SHAKYAMUNI. MAHAPARINIRVANA-SUTRA (sânsc.) - coleção de
textos do buddhismo MAHAYANA sobre a natureza búddhica. MAHAPRAJNAPARAMITA-HRIDAYA SUTRA (sânsc.; jap. MAKA HANNYA HARAMITTA SHINGYÔ; tib. CHOMDENDEMA SHERABKYI PARARÖLTUCHINPE NYINGPO/
BDOM LDAN 'DAS MA SHES RAB KYI PHA ROL TU PHYING PA'I SNYING PO) - um dos
principais e mais breves textos do PRAJNA-PARAMITA SUTRA, de grande
importância para o buddhismo MAHAYANA. MAHASANGHIKA (sânsc.) - Grande Comunidade; escola que se
separou do grupo STHAVIRAVADA após o concílio de Pataliputra, precursora do
buddhismo MAHAYANA. MAHASIDDHA (sânsc.) - Grande Adepto; mestre dos
ensinamentos VAJRAYANA, dotado de poderes sobrenaturais ou SIDDHIS. MAHASTAMAPRAPTA (sânsc.; chin..
SHIH-TZA; jap. SEISHI) - No buddhismo MAHAYANA, o bodhisattva que traz os
seres ao conhecimento. MAHAVAIROCHANA-SUTRA (sânsc.; jap.
DAINICHI-KYÔ) - Discurso do Grande Radiante; texto VAJRAYANA de grande
importância para as escolas MI-TSUNG e SHINGON. MAHAVASTU (sânsc.) - Grande Evento; texto da escola
MAHASANGHIKA sobre a vida do Buddha SHAKYAMUNI, marcando uma transição para o
buddhismo MAHAYANA. MAHAYANA (sânsc.) - Grande Veículo; movimento surgido
por volta dos séculos I-II que procura valorizar a libertação de todos os
seres através da compaixão dos BODHISATTVAS. MAHAYANA-SHRADDHOTPADA-SHASTRA (sânsc.) - Tratado sobre
o Despertar da Fé no Mahayana; texto do buddhismo MAHAYANA dos séculos V-VI,
atribuído a ASHVAGHOSHA (séculos I-II). MAHINDA - monge missionário indiano (século III a.C.)
enviado pelo rei ASHOKA ao Sri Lanka. MAHISHASIKA - escola que se separou do grupo VIBHAJYAVADA
(século II a.C.) e que originou a escola Dharmaguptaka. MAITREYA (sânsc.; chin. MI-LE; jap. MIROKU; tib. JAMPA/ BYAMS PA) - buddha do
futuro, que deverá aparecer no mundo para restaurar o Dharma. MAITREYANATHA - monge de historicidade
contestada, que teria vivida na Índia entre os séculos IV-V e que seria um
dos fundadores da filosofia YOGACHARA. MAITRI (sânsc.; pāli METTA) - bondade; uma das
quatro BRAHMA-VIHARA. MAJJIMA-NIKĀYA - Coleção Média; uma das
seções do SUTTA PITAKA. MAKA HANNYA HARAMITTA SHINGYÔ (jap.) - veja
MAHAPRAJNAPARAMITA-HRIDAYA SUTRA. MAKYÔ (jap.) - fenômenos ou distrações que podem
ocorrer durante a prática de ZAZEN. MALA (sânsc.; jap. NENJU; tib. TRENGWA/ PHRENG BA) -
rosário de 108 contas para recitação de MANTRAS, DHARANIS, NENBUTSU etc. MANAS (sânc. e pāli) - mente. MANASIKARA (pāli) - atenção. MANDALA (sânsc.; jap. MANDARA; tib. KYILKHOR/ DKYIL
'KHOR) - diagrama circular do buddhismo VAJRAYANA, representado a consciência
iluminada como uma dimensão pura. MANJUSHRI (sânsc.; chin. WEN-SHU; jap. MONJU; tib. JAMPEL/ 'JAM DPAL) - no buddhismo
MAHAYANA, o BODISATVA da sabedoria (sânsc. PRAJNA). MANTRA (sânsc.; jap. SHINGON; tib. NGAG/ SNGAGS) - no
buddhismo VAJRAYANA, série de sílabas que representam a fala iluminada. MANTRAYANA (sânsc.) - Caminho do Mantra, VAJRAYANA. MANUSHYA (sânsc.) - humano; um dos seus GATI. MARA (sânsc. e pāli) - demônio da ignorância,
do apego. MARGHA (sânsc.; pāli MAGGA) - caminho (para a
cessação do sofrimento); uma da QUATRO VERDADES NOBRES. MARPA LOTSAWA (tib. MAR PA LO TSA BA)
- tradutor tibetano (1012-1097), discípulo NAROPA e mestre do poeta MILAREPA;
seus ensinamentos MAHAMUDRA foram passaram a ser transmitidos pela escola
tibetana KAGYÜ. MAUDGALYAYANA (sânsc.; pāli
MOGGALANA) - um dos grandes discípulos do Buddha SHAKYAMUNI. MAYA (sânsc.) - ilusão, aparência, decepção,
delusão. MIKKYÔ (jap.) - Ensinamento Secreto, VAJRAYANA. MILAM (tib. RMI LAM) - sonho; uma das seis yogas de
Naropa (tib. NARO CHÖDRUG). MILAREPA (tib. MI LA RAS PA) - poeta tibetano
(1025-1035), recebeu os ensinamentos MAHAMUDRA do tradutor MARPA e foi mestre
do monge GAMPOPA, fundados da escola tibetana KAGYÜ. MILINDAPANHA (pāli) - Questões de Milinda; texto da
escola THERAVADA com o diálogo ente o rei Milinda (ou Menandro, século I
a.C.) e o monge Nagasena. MI-LO-FO (chin.) - Buddha da Felicidade; representação do
monge ZEN chinês Pu-tai (século X), considerado uma encarnação do bodhisattva
MAITREYA. MIROKU (jap.) - veja MAITREYA. MI-TSUNG (chin.) - Escola dos Segredos; escola VAJRAYANA
chinesa, fundada no século VII pelos indianos Shuvhakarasimha (chin. Shan-wu-wei, 637-735), Vajrabodhi (chin. Chin-kung-chih, 663-723) e
Amoghavajra (chin. Pu-k'ung, 705-774); deu origem à escola japonesa SHINGON. MOHA (sânsc. e pāli) - ignorância, delusão,
ilusão. MONDÔ (jap.) - pergunta e resposta; diálogo entre um
mestre ZEN e um discípulo. MONJU (jap.) - veja MANJUSHRI. MUDITA (sânsc. e pāli) - alegria; uma da quatro
BRAHMA-VIHARAS. MUDRA (sânsc.; chin. YIN; jap. INZÔ; tib. CHAGYA/ PHYAG RGYA) - sinal; gesto
simbólico. MUMONKAN (jap.) - veja WU-MEN-KUAN. MYOHÔ-RENGE-KYÔ (jap.) - veja
SADDHARMA-PUNDARIKA SUTRA.
N NADI (sânsc.; tib. TSA/ RTSA) - canais de energia
pelos quais circula o PRANA. NAGA (sânsc.; chin. LONG; jap. RYÛ; tib. LU/ KLU) - dragão aquático com corpo
de serpente e cabeça humana. NAGARJUNA (sânsc.; tib. LUDRUB/ KLU SGRUB; jap. RYÛJUN) -
monge indiano (séculos II-III), fundador da filosofia MADHYAMIKA. NALANDA - universidade monástica indiana, fundada por
volta do século II e destruída pelos muçulmanos entre os séculos XII-XIII. NARAKA (sânsc.; pāli NIRAYA) - inferno; um dos
seis GATI. NARO CHÖDRUG (tib. NA RO CHOS DRUG) - Seis Yogas de NAROPA;
ensinamentos VAJRAYANA do mahasiddha indiano NAROPA que foram transmitidos ao
tradutor tibetano MARPA; chama interior (TUMO), corpo ilusório (GYULÜ), sonho
(MILAM), clara luz (ÖSEL), estado intermediário (BARDO) e transferência de
consciência (P'HOWA). NAROPA (tib. NA RO PA) - mahasiddha indiano
(1016-1100), discípulo de TILOPA e mestre do tradutor MARPA. NEHAN (jap.) - veja NIRVANA. NENBUTSU (jap.) - recitação do nome do Buddha AMITABHA
(Amida); prática das escola JÔDO[-SHÛ] e JÔDO-SHIN[-SHÛ]. NGÖNDRO (tib. SNGON 'GRO) - práticas preliminares do
buddhismo VAJRAYANA NICHIREN - monge japonês (1222-1282), fundador da escola
NICHIREN[-SHÛ]. NICHIREN[-SHÛ] - Escola do Lótus do
Sol; escola japonesa fundada pelo monge NICHIREN, baseada no Sutra do Lótus
(SADDHARMA-PUNDARIKA SUTRA). NIKĀYA (pāli) - coleção dos discursos de Buddha
(SUTTA): DIGHA-NIKĀYA, MAJJHIMA-NIKĀYA, SAMYUTTA-NIKĀYA,
ANGUTTARA-NIKĀYA, KHUDDAKA-NIKĀYA. NIRMANAKAYA (sânsc.) - corpo de emanação; veja TRIKAYA. NIRODHA (sânsc.) - cessação (do sofrimento); uma das
QUATRO VERDADES NOBRES. NIRVANA (sânsc.; pāli NIBBANA; chin. NIEH-P'AN; jap. NEHAN; tib. NYANGENLEDEPA/ MYA NGAN LAS 'DAS PA) - extinção
do sofrimento. NIRVANA (sânsc.) - nome de um ramo do buddhismo chinês,
originado o século V, centralizado nos ensinamentos do MAHAPARINIRVANA SUTRA.
NYINGMA[-PA] (tib. RNYING MA [PA]) - Escola Antiga; escola
VAJRAYANA tibetana surgida a partir dos ensinamentos DZOGCHEN dos indianos
PADMASAMBHAVA, VIMALAMITRA e VAIROCHANA (século VIII). NYORAI (jap.) - veja TATHAGATA.
O ÔBAKU (jap.) - escola ZEN japonesa
linhagem RINZAI. ODDYANA (sânsc.; tib. ORGYEN/ tib. O RGYAN) - região no vale do Swat, entre o
Afeganistão e o Paquistão, onde teriam surgido os TANTRAS dos buddhismo
VAJRAYANA. ÔRYÔ[-HA] (jap.; chin.
HUAN-LUNG-PA'I) - linhagem da escola RINZAI, pertencente ao GOKE-SHICHISHÛ do
buddhismo ZEN; foi introduzida no Japão pelo monge EISAI ZENJI. ÖSEL (tib. 'OD GSAL) - clara luz; uma das seis yogas
de Naropa (NARO CHÖDRUG). OTERA (jap.) - veja TERA. P PADMA (sânsc.; tib. PEMA/ PAD MA) - flor de lótus; um
dos oito SÍMBOLOS AUSPICIOSOS, representando a pureza. PADMASAMBHAVA (sânsc.; tib. PEMAJUNGNE/
PAD MA 'BYUNG NAS) - também conhecido como o GURU RINPOCHE (Mestre Precioso),
um dos introdutores do buddhismo no Tibet (século VIII), considerado fundador
da escola NYINGMA. PADMASANA (sânsc.) - postura do lótus. Veja KEKKA-FUZA. PAGODE - veja STUPA. PAI-LIEN[-TSUNG] (chin.) - Escola do
Lótus Branco; escola TERRA PURA chinesa, fundada pelo monge Mao Tzu-yuan
(século XII). PALI - dialeto indiano derivado do sânscrito; a
língua do cânone da escola THERAVADA. PANCHEN LAMA (tib. PAN CHEN BLA MA) - título honorífico dado
pelo quinto DALAI LAMA (1617-1682) ao abade do monastério tibetano
Tashilhunpo. PARAMARTHA - tradutor indiano (499-569), responsável pela
versão chinesa de 278 volumes de textos buddhistas. PARAMITA (sânsc.) - perfeição; no buddhismo MAHAYANA,
seis atitudes de um BODHISATTVA: generosidade (DANA), ética (SHILA),
paciência (KSHANTI), esforço (VIRYA), concentração (DHYANA) e sabedoria
(PRAJNA). PARINIRVANA (sânsc.; pāli PARINIBBANA) - extinção
final do sofrimento, NIRVANA final. PATRIARCA - fundador de uma escola ou um de seus sucessores
na linhagem de transmissão de ensinamentos. P'HOWA (tib. 'PHO BA) - transferência de consciência;
uma das seis yogas de Naropa (NARO CHÖDRUG). P'HURBA (tib. PHUR PA) - no buddhismo VAJRAYANA, faca
que simboliza a eliminação do apego ao eu, a transmutação das energias
negativas através da compaixão. PRAJNA (sânsc.; pāli PANNA; jap. HANNYA; tib.
SHERAB/ SHES RAB) - sabedoria; uma das seis PARAMITAS. PRAJNAPARAMITA SUTRA (sânsc.) - Discurso
sobre a Perfeição da Sabedoria; coleção de aproximadamente 40 textos do
buddhismo MAHAYANA, incluindo o Sutra do Coração (MAHAPRAJNAPARAMITA-HRIDAYA
SUTRA) e o Sutra do Diamante (VAJRACCHEDIKA-PRAJNAPARAMITA SUTRA). PRANA (sânsc.; tib. LUNG/ RLUNG) - vento de energia
sutil. PRATIMOKSHA (sânsc.; pāli PATIMOKKHA) - libertação
individual. PRATITYA-SAMUTPADA (sânsc.; pāli
PARICCHA-SAMUTPADA) - surgimento interdependente. PRATYEKA-BUDDHA (sânsc.; pāli
PACCHEKA-BUDDHA; chin. PI-CHIH-FO; jap.
BYAKUSHI-BUTSU; tib. RANG SANGS RGYAS/ RANGSANGYE) - realizador solitário; ARHAT que
alcança o NIRVANA solitariamente. PRETA (sânsc.; pāli PETA) - fantasma faminto,
espírito carente; um dos seis GATI. PUDGALAVADA (sânsc.) - veja VATSIPUTRIYA. P'U-HSIAN (chin.) - veja SAMANTABHADRA. PUJA (sânsc.) - serviço religioso. PUNYA (sânsc.) - mérito, virtude. PU-TAI - monge ZEN chinês (século X), considerado uma
encarnação do bodhisattva MAITREYA e geralmente representado como o Buddha da
Felicidade (MI-LO-FO). P'U-T'I-TA-MO (chin.) veja
BODHIDHARMA.
Q QUATRO NOBRES VERDADES (sânsc. ARYASATYA;
pāli ARYASATTA) - os ensinamentos básicos do buddhismo; as verdades do
sofrimento (DUHKHA), da causa (SAMUDAYA), da cessação (NIRODHA) e do caminho
(MARGHA). R RAHULA - filho do Buddha SHAKYAMUNI. RAKAN (jap.) - veja ARHAT. RAKUSU (jap.) - no buddhismo ZEN, pequeno KESA
retangular, conferido aos monges e leigos ao receberem a ordenação. RATNASAMBHAVA (sânsc.) - um dos cinco
DHYANI-BUDDHAS. REALIZAR - conceber de maneira nítida, perceber como
realidade. RIGPA (tib. RIG PA) - nos ensinamentos do DZOGCHEN, a
natureza da mente, o estado desperto intrínseco. RIME (tib. RIS MED) - movimento anti-sectarista do
buddhismo tibetano, surgido no século XIX. RINPOCHE (tib. RIN PO CHE) - precioso; título honorífico
tibetano, dado a grandes lamas e professores. RINZAI[-SHÛ] (jap.; chin. LIN-CHI-TSUNG) - uma das escolas
do buddhismo ZEN japonês, dividida em duas linhagens (YÔGI e ÔRYÔ); enfatiza
a prática do KÔAN. RITSU[-SHÛ] (jap.) - Escola da Disciplina; escola japonesa,
fundada pelo monge chinês CHIEN-CHEN (jap. GANJIN) em 754, com base na escola
chinesa LÜ-TSUNG. RÔHATSU-SESSHIN (jap.) - retiro ZEN,
tradicionalmente feitos nos oito primeiros dias de dezembro para celebrar o
dia da iluminação do Buddha Shakyamuni (8 de dezembro). RÔSHI (jap.) - venerável mestre; título honorífico
dos mestres ZEN japoneses. S SADDHARMA-PUNDARIKA SUTRA (jap. MYOHÔ-RENGE-KYÔ) -
Discurso do Lótus do Dharma Maravilhoso; texto do buddhismo MAHAYANA, de
central importância para as escolas TENDAI e NICHIREN. SADHANA (sânsc.) - texto que descreve uma liturgia,
especialmente utilizado no buddhismo VAJRAYANA. SAHA (sânsc.) - veja SAMSARA. SAICHÔ - monge japonês (767-822) que fundou a escola
TENDAI com base nos ensinamentos da escola chinesa T'IEN-T'AI e elementos das
escolas HUA-YEN e MI-TSUNG. SAKYA[-PA] (tib. SA SKYA [PA]) - escola VAJRAYANA tibetana
responsável pela transmissão dos ensinamentos LAMDRE. SAMADHI (sânsc.; jap. ZANMAI) - concentração,
meditação; estado mental não-dualista, calmo e concentrado; uma das seis
PARAMITAS.
SAMANTABHADRA (sânsc.; chin.
PU-HSIAN; jap. FUGEN; tib. KÜNTUZANGPO/ KUN TU BZAN PO) - No buddhismo MAHAYANA, o
BODHISATTVA das oferendas supremas e protetor dos professores do DHARMA; na
escola NYINGMA do buddhismo VAJRAYANA tibetano, o buddha primordial
(ADI-BUDDHA), que representa o DHARMAKAYA. SAMBHOGAKAYA (sânsc.; tib. LONGCHÖPEKU/ LONGS SPYOD PA'I
SKU) - veja TRIKAYA. SAMSARA (sânsc. e pāli; chin. chin. LUN-HUI; jap. RINNEN; tib. 'KHOR BA/
KHOR WA) - existência cíclica, na qual todos os seres estão sujeitos a
constantes renascimentos e sofrimentos. SAMSKHARA (sânc.; pāli SAMKHARA) - coisas e estados
condicionados. SAMU (jap.) - serviço, trabalho. SAMUDAYA (sânsc.) - causa; uma das QUATRO VERDADES
NOBRES. SAMYAK-SAMBUDDHA (sânsc.; pāli
SAMMA-SAMBUDDHA) - completamente iluminado. SAMYUTTA-NIKĀYA (pāli) - Coleção
Agrupada; uma das seções do SUTTA PITAKA. SAN-CHIEH-CHIAO (chin.) - Escola dos
Três Estágios; escola chinesa dos períodos Sui (584-618) e Tang (618-907). SANBÔ (jap.) - veja TRIRATNA. SANDÔKAI (jap.) - veja T'SANG-T'UNG-CH'I. SANGHA (sânsc. e pāli; jap. SÔ; tib. GEDÜN/ DGE
'DUN) - comunidade buddhista, formado pelos monges, monjas, noviços, noviças,
leigos e leigas; uma das Três Jóias (TRIRATNA). SANGYE (tib. SANGS RGYAS) - veja BUDDHA. SAN-LUN (chin.; jap. SANRON) - Escola dos Três
Tratados; escola chinesa derivada da filosofia indiana MADHYAMIKA. SANPAI (jap.) - três prostrações. SANRON (jap.) - escola japonesa, fundada pelo monge
coreano EKWAN em 625, derivada da escola chinesa SAN-LUN. SARVASTIVADA (sânsc.) - Tudo Existe; escola que se separou
do grupo STHAVIRADA durante a época do rei ASHOKA. SATORI (jap.) - veja BODHI. SATYASIDDHI (sânsc.; chin. CH'ENG-SHIH; jap. JÔJITSU) -
principal texto das escolas CH'ENG-SHIH e JÔJITSU, escrito pelo monge indiano
HARIVARMAN no século IV. SAUTRANTIKA - escola surgida a partir da SARVASTIVADA
indiana por volta de 150; seu ensinamento é baseado no VINAYA PITAKA e no
SUTRA PITAKA, rejeitando os ABIDHARMA PITAKA. SEISHI (jap.) - veja MAHASTAMAPRAPTA. SEKITÔ KISEN (jap.) - veja SHIH-T'OU HSI-CH'IEN. SENG-CHAO - monge chinês (374/8 -414) da escola SAN-LUN,
renomado pensador e escritor. SESSHIN (jap.) - retiro ZEN. SHAKYA (sânsc.; pāli SAKKA) - clã nobre da antiga
Índia, no qual nasceu o Buddha histórico, SHAKYAMUNI. SHAKYAMUNI (sânsc.; pāli ) - Sábio dos Shakyas; o
Buddha histórico, Siddhartha Gautama.
SHAMATHA-VIPASHYANA (sânsc.; chin.
CHIH-KUAN; jap. SHIKAN) - meditação de permanência serena (SHAMATHA) e discernimento
superior (VIPASHYANA). SHAMBHALA (sânsc.) - reino mítico da Índia, onde teriam
se originado os ensinamentos tântricos de Kalachakra do buddhismo VAJRAYANA. SHANTIDEVA - monge indiano (séculos VII-VIII) da filosofia
MADHYAMIKA, autor de livros sobre o buddhismo MAHAYANA. SHAO-LIN[-SSU] (chin.; jap. SHÔRIN-JI) - monastério chinês, construído em 477, onde BODHIDHARMA
se fixou e iniciou o buddhismo ZEN na China. SHARIPUTRA (pāli SARIPUTTA) - um dos principais
discípulos do Buddha SHAKYAMUNI. SHASTRA (sânsc.) - tratado sobre filosofia MAHAYANA. SHIGUSEIGAN (jap.) - quatro grandes votos do bodhisattva;
salvar todos os seres, eliminar todas as ilusões, penetrar em todos os
DHARMAS realizar o caminho de BUDDHA. SHIH-T'OU
HSI-CH'IEN (chin. jap. SEKITÔ KISEN) - monge ZEN chinês
(864-949), autor do TS'ANG-T'UNG-C'HI (jap. SANDÔKAI). SHIH-TZA (chin.) - veja MAHASTAMAPRAPTA. SHIKAN (jap.) - veja SHAMATHA-VIPASHYANA. SHIKANTAZA (jap.) - sentar-se apenas; ZAZEN. SHILA (sânsc.; pāli SILA) - ética, preceitos;
uma das seis PARAMITAS. SHINGON[-SHÛ] - (jap.) - Escola da
Palavra Verdadeira; escola VAJRAYANA japonesa fundada pelo monge KÛKAI
(774-835), com base nos ensinamento da escola MI-TSUNG chinesa. SHINRAN - monge japonês (1173-1262), que fundou a
escola JÔDO-SHIN[-SHÛ] a partir dos ensinamentos da escola JÔDO[-SHÛ]. SHIN[-SHÛ] - veja JÔDO-SHIN[-SHÛ]. SHÔBÔ-GENZÔ (jap.) - Tesouro do Olho do Dharma Verdadeiro;
principal obra do monge ZEN japonês DÔGEN ZENJI. SHÔRIN[-JI] (jap.) - veja SHAO-LIN-SSU. SHRAVAKA (sânsc.; chin. SHENG-WON; jap. SHÔMON; tib. NYAN THOS/ NYENT'HÖ) - ouvinte;
ARHAT que alcançou o NIRVANA através dos ensinamentos do Buddha SHAKYAMUNI. SHUNYA (sânsc.; pāli SUNNA; jap. KÛ; tib. TONGPA/
STONG PA) - vazio; ausência de uma existência inerente, independente. SHUNYATA (sânsc. STONG PA
NYID) - vacuidade. SIDDHARTHA GAUTAMA (sânsc.; pāli
SIDDHATTHA GOTAMA) - o fundador do buddhismo, o BUDDHA histórico (563 - 483
a.C.). SIDDHI (sânsc.) - no buddhismo VAJRAYANA, poderes
sobrenaturais surgidos a partir do controle do corpo e da mente. SÍMBOLOS AUSPICIOSOS (sânsc.
ASHTANGA-MANGALA) - oito símbolos, representando a dignidade (pára-sol), o
poder (peixes), a vitória mundana (concha), a pureza (lótus), a imortalidade
(vaso), a vitória espiritual (estandarte), a eternidade (nó sem fim) e o
ensinamento do Buddha (roda do DHARMA). SKANDHA (sânsc.; pāli KHANDA) - agregados que
constituem a realidade; forma, sensação, percepção, vontade e consciência. SÔJI-JI - um dos principais monastérios da escola SÔTÔ do
buddhismo ZEN japonês. SÔTÔ[-SHÛ] (jap.; chin. TS'AO-TUNG[-TSUNG]) - uma das
principais escolas ZEN do Japão, fundada por DÔGEN ZENJI (1200-1253) com base
na escola TS'AO-TUNG-TSUNG chinesa; enfatiza a prática do ZAZEN. STHAVIRAVADA (sânsc.) - escola que se separou do grupo
MAHASANGHIKA após do concílio de Pataliputra. STHIRAMATI - filósofo indiano (século VI) da escola
YOGACHARA. STUPA (sânsc.; pāli THUPA; tib. CHÖRTEN/ CHOS
RTEN) - relicário para guardar restos mortais dos grandes mestres. SUBHUTI - um dos principais discípulos do Buddha
SHAKYAMUNI. SUKHAVATI - TERRA PURA do Buddha AMITABHA. SUTRA (sânsc.; pāli SUTTA; chin. CHING; jap.
KYÔ; tib. DO/ MDO) - discurso de Buddha. SUTRA PITAKA (sânsc.; pāli SUTTA PITAKA) - Cesto dos
Discursos; parte do TRIPITAKA. SVABHAVA (sânsc.) - existência inerente. SWASTIKA (sânsc.) - na Ásia, símbolo milenar de boa
sorte e felicidade, sem qualquer relação com o nazismo. T T'AI-HSU - monge chinês (1889-1947) que ajudou a
revitalizar o buddhismo na China. TAISHÔ ISSAIKYÔ (jap.) - edição do
TRIPITAKA chinês no Japão. TALIDADE (sânsc. TATHATA, ing. SUCHNESS) - a verdadeira
natureza dos fenômenos, tal como são. TAN (jap.) - no buddhismo ZEN, plataforma de
madeira onde se pratica ZAZEN. TANTRA (sânsc.; tib. GYÜ/ RGYUD) - no buddhismo
VAJRAYANA, textos esotéricos com doutrinas especiais para a transformação da
mente. TAO-AN - monge chinês (312-385),
pioneiro do buddhismo na China. TARA (sânsc.; jap. TARANI BOSATSU; tib. DRÖLMA/
SGROL MA) - no buddhismo MAHAYANA, bodhisattva feminina da compaixão; muito
venerada no buddhismo tibetano. TARIKI (jap.) - poder do outro (o poder do Buddha
AMITABHA para alcançar a iluminação); oposto de JIRIKI. TATHAGATA (sânsc.; pāli; jap. NYORAI) - perfeito. TEISHÔ (jap.) - ensinamento ZEN. TENDAI[-SHÛ] - escola japonesa fundada pelo monge SAICHÔ
com base nos ensinamentos da escola chinesa T'IEN-T'AI. TENGYUR (tib. BSTAN 'GYUR) - veja KANGYUR TENGYUR. TERA (jap.) - templo ou monastério buddhista. TERMA (tib. GTER MA) - tesouro; no buddhismo
VAJRAYANA, texto escondido para ser descoberto por um TERTÖN no tempo
apropriado. TERRA PURA - no buddhismo MAHAYANA, reino búddhico
associado aos DHYANI-BUDDHAS. TERTÖN (tib. GTER STON)- no buddhismo VAJRAYANA,
descobridor de TERMAS. THANGKA (tib. THANG KA) - pintura buddhista tibetana. THERAVADA (pāli) - Ensinamentos dos Antigos; escola
do grupo STHAVIRAVADA fundada pelo monge Moggaliputta Tissa. T'IEN-T'AI (chin.; jap.; TENDAI) - Escola da Plataforma
Celestial; escola fundada pelo monge chinês CHIH-I (538-597) com base nos
ensinamentos do Sutra do Lótus (SADDHARMA-PUNDARIKA SUTRA). TILOPA (tib. TI LO PA) - mahasiddha indiano (989-1069)
que transmitiu os ensinamentos MAHAMUDRA ao seu discípulo NAROPA; sua
linhagem deu origem à escola tibetana KAGYÜ. TI-LUN (chin.) - Escola dos Tratados dos Estágios;
escola chinesa baseada na filosofia indiana YOGACHARA foi predecessora da
escola HUA-YEN. TIRYAK (sânsc.) - animais; um os dos seis GATI. TISARANA (pāli) - veja TRIRATNA. T'I-T'SANG (chin.)- veja KSHITIGARBHA. TRÊS JÓIAS - veja TRIRATNA. TRÊS PILARES DO ZEN - grande resolução
(DAIFUNSHI), grande raiz de fé (DAISHIKAI) e grande dúvida (DAIGIDAN). TRÊS RAÍZES (tib. TSAWESUM/ RTSA BA'I GSUM) - os três
objetos de refúgio do buddhismo VAJRAYANA; o mestre (GURU), a divindade
meditacional (YIDAM) e a DAKINI. TRÊS REFÚGIOS - veja TRIRATNA. TRIKAYA (sânsc.) - no buddhismo MAHAYANA, os três
corpos do buddha; corpo do Dharma (DHARMAKAYA), corpo do êxtase completo
(SAMBHOGAKAYA) e corpo da emanação (NIRMANAKAYA). TRILAKSHANA (sânsc.; pāli TILAKKHANA) - três ramos que
caracterizam o samsara; impermanência (ANITYA), sofrimento (DUHKHA) e não-eu
(ANATMAN). TRIPITAKA (sânsc.; pāli TIPITAKA) - Três Cestos;
cânone buddhista, formado pelo Cesto das Disciplinas (VINAYA PITAKA), Cesto
dos Discursos (SUTRA PITAKA) e Cesto dos Ensinamentos Especiais (ABIDHARMA
PITAKA). TRIRATNA (sânsc.; pāli TIRATNA; jap. SANBÔ; tib.
KÖNCHOGSUM/ DKON MCHOG GSUM) - Três Jóias, Três Preciosos; os três refúgios
do buddhismo: o iluminado (BUDDHA), o ensinamento (DHARMA) e a comunidade
buddhista (SANGHA). TRISHARANA (sânsc.; pāli TISARANA) - Três Refúgios,
TRIRATNA. TS'ANG-T'UNG-CHI'I (chin.; jap. SANDÔKAI) - Identidade do Relativo e do Absoluto; poema do monge ZEN
chinês SHIH-T'OU HSI-CH'IEN (jap. SEKITÔ KISEN). TS'AO-SHAN PEN-CHIH (chin.; jap. SÔZAN
HONJAKU) - monge ZEN japonÊs (840-901), um dos fundadores da linhagem TS'AO-TUNG[-TSUNG]
(SÔTÔ[-SHÛ]).
TS'AO-TUNG[-TSUNG] (chin.; jap.
SÔTÔ[-SHÛ]) - escola ZEN chinesa, fundada por TUNG-SHAN LIANG-CHIEH (jap.
TÔZAN RYÔKAI) e TS'AO-SHAN PEN-CHIH (jap. SÔZAN HONJAKU), introduzida no Japão pelo monge
EIHEI DÔGEN. TSO-CH'AN (chin.) veja ZAZEN. TSONGKHAPA (tib. TSONG KHA PA) - monge tibetano
(1357-1419), também conhecido como JE RINPOCHE, fundador da escola GELUG e
criador dos ensinamentos LAMRIM. TSUNG-MI - monge chinês (780-841), último patriarca da
escola chinesa HUA-YEN. TÜLKU (tib. SPRUL SKU) - corpo de emanação,
SAMBHOGAKAYA; no buddhismo tibetano, pessoa reconhecida como o renascimento
de um LAMA falecido. TUMO (tib. GTUM MO) - chama interior; uma das seis
yogas de Naropa (NARO CHÖDRUG). TU-SHUN - monge chinês (557-640), primeiro patriarca da
escola HUA-YEN. U UNMEM[-SHÛ] (jap.) - escola ZEN japonesa, derivada da
escola YUN-MEN[-TSUNG] chinesa. UNMON BEN'EN (jap.) - veja YUN-MEN WEN-YEN. UNSUI (jap.) - noviço ZEN. UPALI - um dos principais discípulos de Buddha,
recitador do VINAYA PITAKA. UPASAKA (sânsc. e pāli) - leigo. UPASIKA (sânsc. e pāli) - leiga. UPAYA (sânsc.) - método, meios hábeis. UPEKSHA (sânsc.; pāli UPEKKA) - equanimidade; uma
das quatro BRAHMA-VIHARAS. V VAIBHASHIKA (sânsc.) - filosofia derivada da escola
SARVASTIVADA. VAIROCHANA (sânsc.; jap. DAINICHI NYORAI) - um dos cinco
DHYANI-BUDDHAS, muito venerado pela escola japonesa SHINGON. VAJRA (sânsc.; jap. KONGÔ-SHO; tib. DORJE/ RDO RJE) -
diamante; símbolo do vazio indestrutível. VAJRACCHEDIKA-PRAJNAPARAMITA SUTRA (jap. KONGÔ-KYÔ) -
Discurso do Lapidador de Diamantes da Perfeição da Sabedoria; texto do
buddhismo MAHAYANA, integrante do PRAJNAPARAMITA SUTRA. VAJRADHARA (sânsc.; tib. DORJECHANG/ RDO RJE 'CHANG) -
Detentor do VAJRA; no buddhismo VAJRAYANA, o buddha da mente pura, o aspecto
SAMBHOGAKAYA do Buddha. VAJRADHARMA (sânsc.; tib. DORJECHÖ/ RDO RJE CHOS) -
Ensinamento VAJRA; no buddhismo VAJRAYANA, o buddha da fala pura. VAJRASATTVA (sânsc.; tib. DORJE SEMPA/ RDO RJE SEMS DPA') -
Ser VAJRA; no buddhismo VAJRAYANA, o buddha do corpo puro, associado à
purificação. VAJRAYANA (sânsc.; tib. DORJETEPA/ RDO RJE THEG PA) -
Veículo de Diamante; forma esotérica do buddhismo MAHAYANA, baseada nos
ensinamentos dos TANTRAS. VASUBANDHU - monge indiano da escola SARVASTIVADA que
teria vivido por volta dos séculos IV-V. VATSIPUTRIYA - escola surgida por volta de 240 a.C. a partir
da do grupo STHAVIRAVADA; também conhecida como PUDGALAVADA. VIBHAJYAVADA - escola surgida por volta de 240 a.C. a partir
do grupo STHAVIRAVADA; deu origem às escolas MAHISHASIKA e THERAVADA. VIJNANAVADA (sânsc.) - veja YOGACHARA. VIMALAKIRTI-NIRDESHA SUTRA (sânsc.) - Discurso de
Vimalakirti; texto do buddhismo MAHAYANA escrito por volta do século II. VINAYA PITAKA - (sânsc.) - Cesto das
Disciplinas; parte do TRIPITAKA. VIPASHYANA (pāli VIPASSANA) - veja
SHAMATHA-VIPASHYANA. VIRYA (sânsc. e pāli) - esforço; uma das seis
PARAMITAS. VISUDDHI-MAGGA (pāli) - Caminho da
Pureza; texto da escola THERAVADA escrito pelo monge BUDDHAGHOSA no século V.
W WAKA (jap.) - poema japonês de 31 sílabas. WAT (tail.) - templo buddhista tailandês. WATO (jap.) - ponto crucial de um KÔAN. WEN-SHU (chin.) - veja MANJUSHRI. WEN-TU (chin.) - veja MONDÔ. WON (cor.) - círculo; movimento buddhista coreano
fundado pro Soe-tae San (1891-1943). WU (chin.) - veja BODHI. WU-MEN-KUAN (chin.; jap. MUMONKAN) - Portão sem Portão; coletânea de 48 KÔANS, compilados pelo
monge chinês WU-MEN HUI-K'AI. WU-MEN
HUI-K'AI (chin.; jap. MUMON EKAI) - monge ZEN chinês (1183-1260) da
linhagem YÔGI da escola RINZAI, autor do WU-MEN-KUAN.
Y YAB-YUM (tib. YAB YUM) - pai-mãe; no buddhismo
VAJRAYANA tibetano, representação simbólica da inseparabilidade dos meios
hábeis (UPAYA) e da sabedoria (PRAJNA). YAKUSHI NYORAI (jap.) - veja
BHAISHAJYAGURU. YAMA - na mitologia indiana, o demônio da morte. YASHODHARA - a esposa de Siddhartha GAUTAMA, YESHE (tib. YE SHES) - nos ensinamentos do DZOGCHEN,
a sabedoria primordial, o estado desperto atemporal. YESHE TSOGYEL (tib. YE SHES MTSHO
RGYAL) - consorte tibetana (757-817) do mahasiddha PADMASAMBHAVA. YATHA-BHUTA (sânsc. e pāli) - as coisas como elas são.
YIDAM (sânsc. ISHTA-DEVATA; tib. YID DAM) - Mente de
Compromisso; no buddhismo VAJRAYANA, divindade meditacional visualizada
durante as práticas (SADHANAS). YOGA (sânsc.) - união, ligação. YOGACHARA (sânsc.) Aplicação de Yoga; também conhecida
como VIJNANAVADA, filosofia MAHAYANA fundada pelos monges ASANGA e
VASUBANDHU, baseada no ensinamento do CHITTAMATRA. YOGACHARA-BHUMI SHASTRA (sânsc.) - Tratado sobre
os Estágios da Aplicação de Yoga; principal texto da filosofia YOGACHARA,
escrito pelo monge ASANGA. YÔGI[-HA] - (chin. YANG-CH'I-P'AI) - linhagem da escola
ZEN japonesa RINZAI, fundada pelo monge chinês YANG-CH'I FANG-HUI (jap. YÔGI
HÔE) e pertencente ao GOKE-SHICHISHÛ. YUN-MEN[-TSUNG] - escola ZEN fundada
pelo monge chinês YUN-MEN WEN-YEN; deu origem à escola UNMEI[-SHÛ] no Japão. YUN-MEN
WEN-YEN (chin.; jap. UNMON BEN'EN) - monge ZEN
chinês (864-949), fundador da escola YUN-MEN[-TSUNG] (jap. UNMON[-SHÛ]). Z ZABUTON (jap.) - almofada quadrada sobre a qual se
coloca o ZAFU. ZAFU (jap.) - almofada redonda para a prática do
ZAZEN. ZANMAI (jap.) - veja SAMADHI. ZAZEN (jap.; chin. TSO-CH'AN) - Sentar-se Zen;
meditação do buddhismo ZEN, sem pensamentos ou objetos. ZEN (jap.; sânsc. DHYANA; chin. CH'AN) - meditação; uma das principais escolas
do buddhismo MAHAYANA. ZENDÔ (jap.) - sala onde se pratica ZAZEN. Notas sobre a transliteração As palavras em sânscrito e pāli foram transcritas de maneira
simplificada, sem os sinais gráficos geralmente utilizados pelos eruditos.
Por exemplo, Ā, Ē, Ī, Ō e Ū são representados sem o
sinal de vogal longa; Ņ e Ŗ são representados sem o ponto inferior;
C, Ş e Ś são substituídos respectivamente por CH, SH e SH; etc. O chinês e o japonês estão transcritos respectivamente pelos sistemas
Wade-Giles e Hepburne. O tibetano aparece com a pronúncia aproximada e com
transliteração Turrell Wylie. Para as palavras em pāli, sânscrito, japonês e tibetano: CHA, CHE, CHI etc. são pronunciados como
TCHA, TCHE, TCHI etc. GE, GI, GYA etc. são pronunciados como GUE,
GUI, GUIA etc. HA, HE, HI etc. são pronunciados como RRA,
RRE, RRI etc., mesmo quando precedidos por uma consoante JA, JE, JI etc. são pronunciados como DJA,
DJE, DJI etc. RA, RE, RI etc. são pronunciados com som
fraco (como na palavra caRA), mesmo no início da palavra SA, SE, SI etc. são pronunciados como SSA,
SSE, SSI etc. Ö e Ü são pronunciados como na língua alemã
Em palavras japonesas, EI, Ô e Û são pronunciados de maneira longa,
ÊÊ, ÔÔ, UU. Em palavras tibetanas, DR e TR são retroflexos, pronunciados com
a ponta da língua no céu da boca. Em palavras chinesas, a transliteração Wade-Giles utiliza as
seguintes convenções: CH é pronunciado como DJ E é pronunciado como  J é pronunciado como RR K é pronunciado como G K' é pronunciado como K P é pronunciado como B P' é pronunciado como P T é pronunciado como D T' é pronunciado como T TS é pronunciado como DZ TS' é pronunciado como TS HS é pronunciado como SH Alguns exemplos de pronúncia: ARHAT (sânsc.) - pronuncia-se AR-RRAT BODHISATTVA (sânsc.) - pronuncia-se
BOD-RRI-SAT-TVA BUDDHA (sânsc. e pāli) - pronuncia-se
BUD-DRRA BODHICHITTA (sânsc.) - pronuncia-se
BOD-DRRI-TCHIT-TA CHING-T'U-TSUNG (chin.) - pronuncia-se
DJI-TU-DZUNG DHAMMA (pāli) - pronuncia-se DRRÁM-MA DÔGEN ZENJI (jap.) - pronuncia-se DÔÔ-GUEN
ZEN-DJI EIHEI-JI (jap.) - pronuncia-se ÊÊ-RRÊÊ-DJI GANTHA (sânsc.) - pronuncia-se GANT-RRA KUAN-HSI-YIN (chin.) -
pronuncia-se GUAN-SHI-YIN P'U-T'I-TA-MO (chin.)- pronuncia-se
PU-TI-DA-MO PU-SA (chin.) - pronuncia-se BU-SSA RINPOCHE (tib.) - pronuncia-se RÍN-PO-TCHÊ;
o RI é pronunciado como na palavra caRInho SANGYE (tib.) - pronuncia-se SAN-GUIE P'HOWA (tib.) - pronuncia-se PRRO-WA P'HURBA (tib.) - pronuncia-se PRRUR-BA SANGHA (sânsc.) - pronuncia-se SÁNG-RRA T'I-TS'ANG (chin.) - pronuncia-se TI-TSÁNG TSO-CH'AN (chin.) - pronuncia-se DZO-TCHÁN WU-MEN-KUAN (chin.) - pronuncia-se
WU-MÂN-GUÁN (Fonte:http://www.dharmanet.com.br/intro/glossario.php) Para
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