GNOSTICISMO SEPTEM SERMONES AD MORTUOS Eis o famoso "Sete Sermões aos
Mortos", de C.G.Jung. "A
produção deste pequeno livro foi precedida por eventos estranhos e esteve
repleta de fenómenos de natureza parapsicológica. Primeiro,
vários filhos de Jung viram e perceberam 'entidades fantasmagóricas' dentro
de casa, enquanto ele próprio sentiu uma “atmosfera ameaçadora” à sua volta.
Uma das crianças teve um sonho de tom religioso um pouco ameaçador,
envolvendo um anjo e um demónio. Então, numa tarde de domingo, o sino da
porta de entrada soou furiosamente. Podia-se vê-lo movendo freneticamente,
mas não havia ninguém à vista que fosse responsável pelo ato. Uma multidão de
espíritos parecia encher a sala, na verdade a casa, e ninguém podia respirar
normalmente no vestíbulo infestado de “fantasmas”. O Dr. Jung gritou com voz
perturbadora e trémula: “Em nome de Deus, o que significa isso?”. A resposta veio num coro de 'vozes
fantasmagóricas': 'Voltamos de
Jerusalém, onde não encontramos o que buscávamos'. Com essas palavras
começa o tratado que se intitula em latim Septem Sermones ad Mortuos, e então
continua em alemão com o subtítulo: "Sete Exortações aos mortos escrito
por Basilides de Alexandria, a cidade onde oriente e ocidente se
encontram". (Hoeller, p. 41) HISTÓRICO:
* Sua
primeira edição foi em alemão e poucas cópias foram distribuídas entre seus
amigos íntimos uma versão impressa, sem data nem reserva de direitos. * Houve
também uma edição inglesa em 1952, impressa particularmente por John M.
Matkins, traduzido para o inglês por H. G. Baynes. Essa edição também não
possui reserva de direitos. *
Anos mais tarde, a Random House Inc. publicou este tratado - copyright 1961,
1962 e 1963. *
Terceira edição inglesa, impressa e publicada por Robinsos & Watkins,
Ltd. Londres, copyright 1967. * A
primeira edição americana de "Memórias Sonhos e Reflexões", de
1961, editada por Aniela Jaffé, com tradução de Richard e Clara Winston,
publicada pela Pantheon Books de Nova York, reproduziu fielmente a primeira
edição alemã deste livro que não incluía "Os Sete Sermões aos
Mortos". *
Logo após surgiu uma edição americana, da Vintage Books, com este tratado
incluso no "Memórias Sonhos e Reflexões" sob a forma de apêndice
(copyright 1961, 1962, 1963) OBSERVAÇÃO: O ANAGRAMA
contido no final deste tratado jamais foi "traduzido", Jung nunca
mencionou seu significado... PARA
SABER MAIS: HOELLER, Stephan A. "A Gnose de Jung". São Paulo: Cultrix,
1991 ----------------------------------------------
SEPTEM SERMONES AD MORTUOS Sete
exortações aos mortos, escritas por Basilides em Alexandria, a cidade onde
Oriente e Ocidente se encontram. Por Carl Gustav Jung. O
PRIMEIRO SERMÃO Os
mortos retornaram de Jerusalém, onde não encontraram o que buscavam. Eles
pediram para serem admitidos à minha presença e exigiram ser por mim
instruídos; assim, eu os instruí: Ouvi:
Eu começo com nada. Nada é o mesmo que plenitude. No estado de infinito, plenitude
é o mesmo que vazio. O Nada é ao mesmo tempo vazio e pleno. Pode-se também
afirmar alguma outra coisa a respeito do Nada, ou seja, que é branco ou
negro, existente ou inexistente. Aquilo que é infinito e eterno não possui
qualidades porque contém todas as qualidades. O
Nada ou plenitude é por nós chamado de o PLEROMA. Nele, pensamento e
existência cessam, porque o eterno é desprovido de qualidades. Nele, não
existe ninguém, porque se existisse alguém, este então se diferenciaria do
Pleroma e possuiria qualidades que o distinguiriam do Pleroma. No
Pleroma não existe nada e existe tudo: não é bom pensar sobre o Pleroma, pois
fazê-lo significaria dissolução. O
MUNDO CRIADO não está no Pleroma, mas em si mesmo. O Pleroma é o princípio e o
fim do mundo criado. O Pleroma penetra o mundo criado como a luz solar
penetra toda a atmosfera. Embora o Pleroma penetre-o por completo, o mundo
criado não participa dele, da mesma forma que um corpo sumamente transparente
não se torna escuro ou colorido como resultado da passagem da luz por ele.
Nós mesmos, no entanto, somos o Pleroma e assim sendo, o Pleroma está
presente em nós. Mesmo no ponto mais minúsculo, o Pleroma está presente sem
limite algum, eterna e completamente, porque pequeno e grande são qualidades
estranhas ao Pleroma. Ele é o nada onipresente, completo e infinito. Eis
porque vos falo do mundo criado como uma porção do Pleroma, mas unicamente em
sentido alegórico; pois o Pleroma não se divide em partes, por ser o nada.
Somos também o Pleroma como um todo; visto que num aspecto figurativo o
Pleroma é um ponto excessivamente pequeno, hipotético, quase inexistente em
nós, sendo igualmente
o firmamento ilimitado do cosmo à nossa volta. Por que então discorremos
sobre o Pleroma, se ele é o todo e também o nada? Eu
vos falo como ponto de partida, e também para eliminar de vós a ilusão de que
em algum lugar, dentro ou fora, existe algo absolutamente sólido e definido.
Tudo o que chamam de definido e sólido não é mais do que relativo, porque somente
o que está sujeito à mudança apresenta-se definido e sólido. O mundo criado
está sujeito a mudar. Trata-se da única coisa sólida e definida, uma vez que
possui qualidades. Em verdade, o próprio mundo criado nada mais é que uma
qualidade. Indagamos:
como se originou a criação? As criaturas de fato têm origem, mas não o mundo
criado, porque este é uma qualidade do Pleroma, da mesma forma que o
incriado; a morte eterna também representa uma qualidade do Pleroma. A
criação é eterna e onipresente. O Pleroma possui tudo: diferenciação e
indiferenciação. Diferenciação
é criação. O mundo criado é de fato diferenciação. A diferenciação é a
essência do mundo criado e, por essa razão, o que é criado gera também mais
diferenciação. Eis porque o próprio homem é um divisor, porquanto sua
essência é também diferenciação. Eis por que ele distingue as qualidades do
Pleroma, qualidades essas que não existem. Essas divisões, o homem extrai de
seu próprio ser. Eis por que o homem discorre sobre as qualidades do Pleroma,
que são inexistentes Vós
me dizeis: Que benefício existe então em falar sobre o assunto, uma vez que
se afirmou ser inútil pensar sobre o Pleroma? Eu vos digo essas coisas para
libertar-vos da ilusão de que é possível pensar sobre o Pleroma. Quando falamos
de divisões do Pleroma, falamos da posição de nossas próprias divisões,
falamos de nosso próprio estado diferenciado; mas embora procedamos desta
forma, na realidade nada dissemos sobre o Pleroma. No entanto, é necessário
falarmos de nossa própria diferenciação. Eis por que devemos distinguir
qualidades individuais. Dizeis:
Que mal não decorre do discriminar, pois nesse caso transcendemos os limites
de nosso próprio ser; estendemo-nos além do mundo criado e mergulhamos no
estado indiferenciado, outra qualidade do Pleroma. Submergimos no próprio
Pleroma e deixamos de ser seres criados. Assim, tornamo-nos sujeitos à
dissolução e ao nada. Essa
é a verdadeira morte do ser criado. Morremos na medida em que não somos
capazes de discriminar. Por
essa razão, o impulso natural do ser criado volta-se para a diferenciação e
para a luta contra o antigo e pernicioso estado de igualdade. A tendência
natural chama-se Princípio de Individuação. Esse princípio constitui de fato
a essência de todo ser criado. A partir de tudo isso, podeis prontamente
reconhecer por que o princípio indiferenciado e a falta de discriminação
representam um grande perigo para os seres criados. Eis por que devemos ser
capazes de distinguir as qualidades do Pleroma. Suas
qualidades são os PARES DE OPOSTOS, tais como: o eficaz e o ineficaz,
plenitude e o vazio, o vivo e o morto, diferença e igualdade, luz e treva,
quente e frio, energia e matéria, tempo e espaço, bem e mal, beleza e
fealdade, o um e os muitos e assim por diante. Os
pares de opostos são as qualidades do Pleroma: também são na verdade
inexistentes, porque se anulam mutuamente. Como
nós mesmos somos o Pleroma, também possuímos essas qualidades presentes em
nós. Visto que a essência do nosso ser é a diferenciação, possuímos essas
qualidades em nome e sob o sinal da diferenciação, o que significa: Primeiro:
que em nós as qualidades estão diferenciadas, separadas, umas das outras e,
dessa forma, não se anulam mutuamente; ao contrário, encontram-se em
actividade. Eis por que somos vítimas dos pares de opostos. Porque em nós o
Pleroma divide-se em dois. Segundo:
as qualidades pertencem ao Pleroma, e nós podemos e devemos partilhá-las
somente em nome e sob o sinal da diferenciação. Devemos nos separar dessas
qualidades. No Pleroma, elas se anulam mutuamente; em nós não. Porém, se
soubermos percebermo-nos como seres à parte dos pares de opostos, obteremos a
salvação. Quando
lutamos pelo bom e pelo belo, esquecemo-nos de nosso ser essencial, que é a
diferenciação, e nos tornamos vítimas das qualidades do Pleroma, os pares de
opostos. Lutamos para alcançar o bom e o belo, mas ao mesmo tempo obtemos o
mau e o feio, porque no Pleroma estes são idênticos àqueles. Todavia, se
permanecermos fiéis à nossa natureza, que é a diferenciação, então nos
diferenciaremos do mau e do feio. Só
assim não imergimos no Pleroma, ou seja, no nada e na dissolução. Discordareis,
dizendo: Afirmastes que diferenciação e igualdade constituem também
qualidades do Pleroma. O que
ocorre, quando lutamos pela diferenciação? Não somos no caso fiéis à nossa
natureza e, portanto, devemos também ficar eventualmente em estado de
igualdade, enquanto lutamos pela diferenciação? O que não deveis esquecer
jamais é que o Pleroma não tem qualidades. Somos nós que criamos essas
qualidades através do intelecto. Quando lutamos pela diferenciação ou pela
igualdade, ou por outras qualidades, lutamos por pensamentos que fluem para
nós a partir do Pleroma, ou seja, pensamentos sobre as qualidades
inexistentes do Pleroma. Enquanto
perseguis essas idéias, vós vos precipitais novamente no Pleroma, chegando ao
mesmo tempo à diferenciação e à igualdade. Não a vossa mente, mas o vosso ser
constitui a diferenciação. Eis por que não deveríeis lutar pela diferenciação
e pela discriminação como as conheceis, mas sim por VOSSO PRÓPRIO SER. Se de
fato assim o fizéssemos, não teríeis necessidade de saber coisa alguma sobre
o Pleroma e suas qualidades e, ainda assim, atingiríeis o vosso verdadeiro
objectivo, devido à vossa natureza. No entanto, como o raciocínio aliena-vos
de vossa real natureza, devo ensinar-vos o conhecimento para que possais
manter vosso raciocínio sob controle. O
SEGUNDO SERMÃO Os
mortos se ergueram durante a noite junto às paredes e gritaram: Queremos saber
sobre Deus! Onde está Deus? -Deus
não está morto; Ele está tão vivo quanto sempre esteve. Deus é o mundo
criado, na medida em que é algo definido e, portanto, diferenciado do
Pleroma. Deus é uma qualidade do Pleroma, e tudo o que afirmei sobre o mundo
criado é igualmente verdadeiro no que a Ele se refere. Entretanto,
Deus se distingue do mundo criado, pois é menos definido e definível do que o
mundo criado em geral. Ele é menos diferenciado que o mundo criado, porque a
essência do seu SER é a efectiva plenitude; e só na medida se Sua definição e
diferenciação que Ele é idêntico ao mundo criado; portanto, Ele representa a
manifestação da efectiva plenitude do Pleroma. Tudo
o que não diferenciamos precipita-se no Pleroma e anula-se com seu oposto. Portanto,
se não discernimos Deus, a plenitude efectiva elimina-se para nós. Deus é
também o próprio Pleroma, da mesma forma que cada um dos pontos mais
minúsculos dentro do mundo criado, bem como no plano incriado, constitui o
próprio Pleroma. O
vazio efectivo é o ser do Demónio. Deus e Demónio são as primeiras
manifestações do nada a que chamamos de Pleroma. Não importa se o Pleroma
existe ou não existe, porque ele se anula em todas as coisas. O mundo criado,
entretanto, é diferente. Na medida em que Deus e Demónio são seres criados,
eles não se suprimem mutuamente, mas resistem um ao outro como opostos
activos. Não necessitamos de prova da sua existência; basta que sejamos
obrigados a falar sempre deles. Mesmo que eles não existissem, o ser criado
(devido à sua própria natureza) os produziria continuamente, a partir do
Pleroma. Tudo
o que se origina no Pleroma pela diferenciação constitui pares de opostos;
portanto, Deus sempre tem consigo o Demónio. Como
aprendestes, esse inter-relacionamento é tão íntimo, tão indissolúvel em
vossas vidas, que se apresenta como o próprio Pleroma. Isso porque ambos
permanecem muito próximos do Pleroma, no qual todos os opostos se anulam e se
unificam. Deus
e Demónio distinguem-se pela plenitude e pelo vazio, pela geração e pela
destruição. A actividade é comum a ambos. A actividade unifica-os. Eis por
que ela permanece acima de ambos, sendo Deus acima de Deus, por unificar
plenitude e vazio em seu trabalho. Há um
Deus sobre o qual nada sabeis, porque os homens esqueceram-no. Nós o chamamos
por seu nome: ABRAXAS.
Ele é menos definido que Deus ou o Demónio. Para distinguir Deus dele,
chamamos a Deus Hélios, ou o Sol. Abraxas
é a actividade; nada pode resistir-lhe, excepto o irreal, e assim, o seu ser
activo desenvolve-se livremente. O irreal não existe, portanto, não pode de
fato resistir. Abraxas permanece acima do sol e acima do demónio. Ele é o
improvável provável, que é poderoso no plano da irrealidade. Se o Pleroma
pudesse ter uma existência, Abraxas seria sua manifestação. Embora
ele seja a própria actividade, não constitui um resultado específico, mas um
resultado em geral. Ele
representa a não-realidade activa, porque não possui um resultado definido. Ele é
ainda um ser criado, na medida em que se diferencia do Pleroma. O sol
exerce um efeito definido, assim como o demónio; portanto, eles se nos
apresentam muito mais efectivos do que o indefinível Abraxas. Pois
ele é poder, persistência e mutação. -Nesse
ponto, os mortos provocaram uma grande rebelião, porque eram cristãos. O
TERCEIRO SERMÃO Os
mortos aproximaram-se como névoa saída dos pântanos e gritaram: -Fala-nos
mais sobre o deus supremo! -
Abraxas é o deus a quem é difícil conhecer. Seu poder é verdadeiramente
supremo, porque o homem não o percebe de modo algum. O homem vê o summum
bonum (bem supremo) do sol e também o infinum malum (mal sem fim) do demônio,
mas Abraxas não, porque este é a própria vida indefinível, a mãe do bem e do
mal igualmente. A
vida parece menor e mais fraca do que o summum bonum (bem supremo), daí a
dificuldade de se conceber que Abraxas possa suplantar em seu poder o sol,
que representa a fonte radiante de toda a força vital. Abraxas
é o sol e também o abismo eternamente hiante do vazio, do redutor e
desagregador, o demônio. O
poder de Abraxas é duplo. Vós não podeis vê-lo, porque a vossos olhos a
oposição a esse poder parece anulá-lo. O que
é dito pelo Deus-Sol é vida. O que
é dito pelo Demônio é morte. Abraxas,
no entanto, diz a palavra venerável e também a maldita, que é vida e morte ao
mesmo tempo. Abraxas
gera a verdade e a falsidade, o bem e o mal, a luz e a treva, com a mesma
palavra e no mesmo ato. Portanto, Abraxas é verdadeiramente o terrível. Ele é
magnífico como o leão no exato momento em que abate sua presa. Sua beleza
equivale à beleza de uma manhã de primavera. De
fato, ele próprio é o Pã maior e também o menor. Ele é Príapo. Ele é
o monstro do inferno, o polvo de mil tentáculos, o contorcer de serpentes
aladas e da loucura. Ele é
o hermafrodita da mais baixa origem. Ele é
o senhor dos sapos e das rãs que vivem na água e saem para a terra, cantando
juntos ao meio-dia e à meia-noite. Ele é
plenitude unindo-se ao vazio; Ele constituí
as bodas sagradas; Ele é
o amor e o assassino do amor; Ele é
o santo e o seu traidor. Ele é
a luz mais brilhante do dia, e a mais profunda noite da loucura. Vê-lo
significa cegueira; Conhecê-lo
é enfermidade; Adorá-lo
é morte; Temê-lo
é sabedoria; Não
resistir-lhe significa libertação. Deus
vive detrás do Sol; o demônio vive atrás da noite. O que deus traz à
existência a partir da luz, o demônio arrasta para a noite. Abraxas,
entretanto, é o cosmo; sua gênese e sua dissolução. A cada dádiva do
Deus-Sol, o demônio acrescenta sua maldição. Tudo
aquilo que pedis a Deus-Sol leva a uma ação do demônio. Tudo o que obtendes
através do Deus-Sol aumenta o poder efetivo do demônio. Assim
é o terrível Abraxas. Ele é
o mais poderoso ser manifestado e nele a criação torna-se temerosa de si
mesma. Ele é
o terror do filho, que ele sente contra a mãe. Ele é
o amor da mãe por seu filho. Ele é
o prazer da terra e a crueldade do céu. Diante
de sua face o homem fica paralisado. Ante
ele, não há pergunta nem resposta. Ele é
a vida da criação. Ele é
a atividade da diferenciação. Ele é
o amor do homem. Ele é
a fala do homem. Ele é
tanto o brilho como a sombra escura do homem. Ele é
a realidade enganosa. - Nesse
ponto, os mortos clamaram e deliraram porque ainda eram seres incompletos. O
QUARTO SERMÃO Resmungando,
os mortos encheram a sala e disseram: - Tu que és maldito, fala-nos sobre
deuses e demônios! -Deus-Sol
é o bem supremo, o demônio é o oposto; portanto, tendes dois deuses. Há,
contudo, inúmeros grandes bens e numerosos grandes males; entre eles existem
dois deuses-demônios, um dos quais é o FLAMEJANTE e o outro, o FLORESCENTE. O
flamejante é EROS em sua forma de chama. Ele brilha e devora. O florescente é
a ÁRVORE DA VIDA; ela cresce verdejante e acumula matéria viva enquanto
cresce. Eros flameja e então se apaga; a árvore da vida, no entanto,
desenvolve-se lentamente através de incontáveis eras. Bem e
mal estão unidos na chama. Bem e
mal estão unidos no crescimento da árvore. Vida
e amor opõem-se mutuamente em sua divindade. Imensurável
como os agrupamentos de estrelas é o número de deuses e demônios. Cada
estrela representa um deus e cada espaço ocupado por uma estrela, um demônio.
E o vazio do todo é o Pleroma. A atividade do todo é Abraxas; só o irreal
opõe-se a ele. O quatro constitui o número das divindades principais, porque
quatro é o número das dimensões do mundo. O Um é o princípio; Deus-Sol. O
Dois é Eros, porque ele se expande com uma luz brilhante e combina duas. O
Três é a Árvore da Vida, porque ela preenche o espaço com corpos. O quatro é
o demônio, porque ele abre tudo o que está fechado; ele dissolve tudo o que
tem forma e corpo; ele é o destruidor, no qual todas as coisas dão em nada. Abençoado
sou, porque me é dado conhecer a multiplicidade e a diversidade dos deuses.
Lastimo-vos, porque substituístes a unidade de Deus pela diversidade que não
se pode converter em unidade. Por meio disso, criastes o tormento da
incompreensão e a mutilação do mundo criado, cuja essência e lei é a
diversidade. Como podeis ser leais à vossa natureza quando tentais fazer um
dos muitos? O que fazeis aos deuses, também vos sobrevém. Todos vós se
tornam, assim, iguais e, por isso, vossa natureza também, fica mutilada. Em
benefício do homem pode reinar a unidade, mas nunca em benefício de deus,
pois existem muitos deuses, porém poucos homens. Os deuses são poderosos e
suportam sua diversidade, visto que, como as estrelas, eles permanecem em
solidão e separados por vastas distâncias uns dos outros. Os seres humanos
são fracos e não conseguem suportar sua diversidade, por viverem próximos uns
dos outros e desejarem companhia; assim sendo, não podem suportar os próprios
e distintos isolamentos. Em prol da salvação, eu vos ensino aquilo que se
deve eliminar, em favor do que eu próprio fui banido. A
multiplicidade dos deuses iguala a multiplicidade dos homens. Incontáveis
deuses aguardam para tornarem-se homens. Inúmeros já o foram. O homem é um
partícipe da essência dos deuses; ele vem dos deuses e vai para Deus. Do
mesmo modo que é inútil pensar sobre o Pleroma, é inútil adorar essa
pluralidade de deuses. Menos útil ainda é adorar o primeiro Deus, a efetiva
plenitude e o bem supremo. Através de nossas preces, não podemos nem
acrescentar-lhe algo nem subtrair-lhe, porque o efetivo vazio tudo absorve.
Os deuses de luz compõem o mundo celestial, que é múltiplo e estende-se até o
infinito, expandindo-se ilimitadamente. Seu senhor supremo é o Deus-Sol. Os
deuses das trevas constituem o inferno. Eles não são complexos e têm a
capacidade de diminuir e encolher infinitamente. Seu senhor mais profundo é o
demônio, o espírito da lua, o servo da terra, que é menor, mais frio e mais
inerte do que a terra. Não
há diferença no poder dos deuses celestiais e terrestres. Os celestiais
expandem-se, os terrestres contraem-se. As duas direcções estendem-se ao
infinito. O
QUINTO SERMÃO Os
mortos cheios de escárnio, gritaram: - Ensina-nos, ó tolo, sobre a Igreja e santa
comunidade! - O
mundo dos deuses manifesta-se na espiritualidade e na sexualidade. Os deuses
celestiais expressem-se na espiritualidade e os terrenos, na sexualidade. A
espiritualidade recebe e compreende. Ela é feminina, por isso nós a chamamos de
MATER COELESTIS, a mãe celestial. A sexualidade gera e cria. Ela é masculina,
portanto nós a chamamos de PHALLOS, o pai telúrico. A sexualidade do homem é
mais terrena enquanto a sexualidade da mulher, mais celestial. A
espiritualidade do homem é celestial, porquanto se move na direcção do maior.
Por outro lado, a espiritualidade da mulher é mais terrena porque se move na
direcção do menor. Ilusória
e demoníaca é a espiritualidade do homem que se dirige ao menor. Ilusória e
demoníaca é a espiritualidade da mulher que se dirige ao maior. Cada uma deve
dirigir-se a seu próprio lugar. Homem
e mulher tornam-se demônios um para o outro quando não separam seus caminhos
espirituais, pois a natureza dos seres criados é sempre a natureza da
diferenciação. A sexualidade
do homem volta-se para o terreno; a sexualidade da mulher volta-se para o
espiritual. Homem e mulher tornam-se demônios um para o outro quando não
distinguem suas duas formas de sexualidade. O
homem deve conhecer o que é menor, a mulher o que é maior. O homem deve
separar-se da espiritualidade e também da sexualidade. Ele deve chamar a
espiritualidade e mãe e entronizá-la entre o céu e a terra. Ele deve chamar a
sexualidade de phallos, colocando-a entre o próprio ser e a terra, porque a
mãe e phallos são demónios super-humanos e manifestações do mundo dos deuses.
Eles se apresentam mais eficientes para nós do que os deuses por estarem mais
próximos do nosso ser. Quando não puderdes distinguir entre vós próprios, de
um lado, a sexualidade e espiritualidade, de outro, e quando não fordes
capazes de considerar que ambos são seres superiores e exteriores a vós,
então sereis vitimados por eles, i. e., pelas qualidades do Pleroma.
Espiritualidade e sexualidade não constituem qualidades vossas, não são
coisas que podeis possuir e apreender, ao contrário, trata-se de demónios
poderosos, manifestações de deuses e, portanto, são muito superiores a vós e
existem em si mesmas. Ninguém possui espiritualidade ou sexualidade para si
mesmo; antes, estamos sujeitos às leis da sexualidade e da espiritualidade.
Portanto, ninguém escapa a esses dois demónios. Deveis considerá-los
demónios, causas comuns e perigos graves, assim como os deuses e, acima de
tudo, o terrível Abraxas. O
homem é fraco, portanto a comunidade torna-se indispensável; se não a
comunidade sob o signo da mãe, então aquela sob o signo de phallos. Não haver
comunidade constitui sofrimento e enfermidade. A comunidade traz consigo
fragmentação e dissolução. A diferenciação conduz à solidão. A solidão é
contrária à comunidade. Devido à fraqueza da vontade humana, em oposição aos
deuses e demônios e suas leis que não se pode escapar, a comunidade é
necessária. Eis
por que devem existir tantas comunidades quantas forem necessárias; não por
causa dos homens, mas por causa dos deuses. Os deuses forçam-nos a uma
comunhão. Eles vos forçam a associar-vos tanto quanto necessário; mais do que
isso, porém, converte-se num mal. Em
comunhão, cada um deve sujeitar-se ao outro, para a preservação da
comunidade, visto que dela tendes necessidade. No estado de solidão, cada
qual será colocado acima dos demais, para que possa conhecer-se e evitar a
servidão. Na comunidade haverá abstinência. Na
solidão, deixai que haja desperdício de abundância. Porque a comunidade é
profundidade enquanto a solidão, altura. A
verdadeira ordem na comunidade purifica e preserva. A
verdadeira ordem na solidão purifica e aumenta. A
comunidade dá-nos calor; a solidão, luz. O SEXTO
SERMÃO O demónio
da sexualidade insinua-se em nossa alma como uma serpente. Trata-se de uma
alma semi-humana e chama-se pensamento-desejo. O
demônio da espiritualidade pousa em nossa alma como um pássaro branco.
Trata-se de uma alma semi-humana e chama-se desejo-pensamento. A
serpente constitui uma alma telúrica, semi-demoníaca, um espírito relacionado
com o espírito dos mortos. Com o espírito dos mortos, a serpente penetra
vários objectos terrenos. Ela também instila temor de si no coração dos
homens e inflama-lhes o desejo. A serpente geralmente tem carácter feminino e
busca a companhia dos mortos. Ela se associa aos mortos presos à terra que
não encontraram o caminho pelo qual se passa ao estado de solidão. A serpente
é uma prostituta que se consorcia com o demónio e maus espíritos; ela é um
espírito tirano e atormentador, sempre tentando as pessoas a cultivar a pior
espécie de companhia. O
pássaro branco representa a alma semi-celestial do homem. Ele vive com a mãe,
descendo ocasionalmente da morada materna. O pássaro é masculino e chama-se
pensamento efetivo. Ele é casto e solitário, um mensageiro da mãe. Voa alto
sobre a terra. Comanda a solidão. Traz mensagens de longe, daqueles que nos
antecederam na partida, daqueles que alcançaram a perfeição. Leva nossas
palavras até a mãe. A mãe intercede e adverte, mas não possui poderes contra
os deuses. Ela é um veículo do sol. A
serpente desce às profundezas e, com sua astúcia, ao mesmo tempo paralisa e
estimula o demónio fálico. Ela traz das profundezas os pensamentos mais
ardilosos do demónio telúrico; pensamentos que rastejam por todas as
passagens e tornam-se saturados de desejo. Embora não deseje sê-lo, ela nós é
útil. A serpente escapa ao nosso alcance, nós a perseguimos, e assim ela nos
mostra o caminho, o qual, com nossa limitada capacidade humana, não
poderíamos encontrar. -Os
mortos ergueram o olhar com desprezo e disseram: - Cessa de falar-nos sobre
deuses, demónios e almas. Sabemos de tudo isso em essência há muito tempo! O
SÉTIMO SERMÃO À
noite novamente retornaram os mortos, dizendo entre queixas: - Uma coisa mais
devemos saber, pois esquecemos de discuti-la: ensina-nos a respeito do homem!
- O
homem é um portal por meio do qual penetramos, do mundo exterior dos deuses,
demónios e almas, no mundo interior; do mundo maior no mundo menor. Pequeno e
insignificante é o homem; logo o deixamos para trás e assim entramos uma vez
mais no espaço infinito, no microcosmo, na eternidade interior. À
imensurável distância cintila solitária uma estrela, no ponto mais alto do
céu. Trata-se do único Deus desse solitário ser. É seu mundo, seu Pleroma,
sua divindade. Nesse
mundo, o homem é Abraxas, que dá discernimento a seu próprio mundo e
devora-o. Essa
estrela é o Deus do homem e seu destino. Ela é
sua divindade tutelar; nela o homem encontra o repouso. A ela
conduz a longa jornada da alma após a morte; nela reluzem todas as coisas
que, de outro modo, poderiam afastar o homem do mundo maior, com o brilho de
uma grande luz. A esse
Ser, o homem deveria orar. Tal
prece aumenta a luz da estrela. Tal
prece constrói uma ponte sobre a morte. Ela
aumenta a vida no microcosmo; quando o mundo exterior esfria, essa estrela
ainda brilha. Nada poderá
separar o homem de seu Próprio Deus, se ele ao menos conseguir desviar o
olhar do feérico espetáculo de Abraxas. Homem
aqui, Deus lá. Fraqueza e insignificância aqui, eterno poder criador lá.
Aqui, há somente treva e frio húmido. Lá tudo é luz solar. Tendo
assim ouvido, os mortos silenciaram e elevaram-se como a fumaça da fogueira
do pastor que guarda o seu rebanho à noite. ANAGRAMA:
Nahtriheccunde Gahinneverahtunin Zehgessurklach Zunnus
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