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…….. HORÓSCOPOS HOROSCOPO DA
ULTIMA CEIA A Última Ceia, quadro de Leonardo da Vinci, começou
a se deteriorar quando ainda estava sendo pintada numa das paredes do
refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, lá pelos anos
de 1495 a 1498. Ao longo do tempo a tela foi várias vezes danificada.
Tentativas de repará-la deram em nada, ou pior, agrediram ainda mais a obra
genial. Na Segunda Guerra Mundial, a pintura escapou por
pouco dos bombardeios dos alemães, até que, graças à tecnologia moderna, veio
a público, restaurada em maio de 1999. E, enfim, pôde exibir toda a sua
beleza. E mistério. Experimente contemplá-la, em silêncio. Certamente,
você sentirá uma sensação de paz, harmonia, majestade. Ali estão Jesus e seus
doze apóstolos. Ele, no centro, acaba de anunciar que um dos seus lhe trairá.
Mas sua expressão não revela raiva ou angústia. É, ao contrário, serena, como
se antecipasse na morte de dali a pouco o caminho para a Eternidade. Observe os apóstolos: eles estão distribuídos
simetricamente, seis de cada lado, subdivididos em quatro tríades ou grupos
de três. Parecem exprimir, de modo resumido, todos os tipos de temperamentos. Percebeu? Pois é, tem muito mais na Última Ceia, do que
simplesmente tintas e pincéis. Não é à-toa que, desde a sua primeira
exibição, seu simbolismo fascina. Muitos identificam nela uma associação
secreta com a astronomia e a astrologia. O que faz sentido, pois
Leonardo era seguramente um iluminado, um vidente. Registrava suas
observações e experiências em seus cadernos, onde anotava tudo: dúvidas,
pensamentos, fábulas, poesias, teorias científicas, projetos de máquinas,
observações de fenômenos naturais. Tudo com ilustrações. Acreditava que uma imagem valia
por mil palavras. “Quanto mais detalhada a descrição de um objeto mais você
confundirá a mente do leitor e mais o afastará da coisa descrita. É
necessário, portanto, representar e descrever”. Da Vinci tinha o planeta Marte em Aquário, Lua e
Júpiter no sensível signo de Peixes e Vênus em Touro, o que segundo os
místicos, conferia-lhe talento artístico incomum e fantástica inventividade
associada ao espírito inquiridor do cientista. Basta ver seus desenhos de bicicletas e protótipos
de máquinas voadoras, coisas inimagináveis para a época, embora Florença,
cidade que o acolheu desde a infância até os 30 anos, fosse o centro das
irradições herméticas da Europa de então. O próprio Leonardo deu dicas de suas
intenções esotéricas na Última Ceia, ao escrever: “Aqui,
em 12 figuras completas, é apresentado o microcosmo, na mesma ordem que
Ptolomeu aplicou à sua cosmografia. Vou mostrar todas as formas e capacidades
humanas, através dos gestos e localização dos personagens. Agrade ao nosso
Criador que eu o faça com perícia”. O que ele queria dizer, claramente, é que os 12
apóstolos seriam concebidos como representações das 12 constelações do
zodíaco, que o signo associado a cada um deles seria indicado por seus gestos
e que eles revelariam características universais. E qual é o signo atribuído por da Vinci a cada
apóstolo? A resposta, segundo os estudiosos, está na posição de cada um à
mesa, em seus semblantes e nos gestos de mãos de Jesus. Com a esquerda, ele estaria transmitindo energia aos
signos da Primavera e do Verão, emblemados pelos seis primeiros apóstolos,
começando da direita para a esquerda. Com a mão direita, Jesus estaria
recolhendo a experiência dos apóstolos de signos do Outono e do Inverno. Desse modo, e agrupando os apóstolos em
pares - o 1º e o 7º, o 2º e o 8º, o 3º e o 7º, e assim por diante, teríamos: 1º - Simão (Áries): signo da
agressividade, de quem gosta de impor suas vontades, de liderar e competir.
Quando suas idéias não são aceitas, apela para o boicote, na tentativa de
mostrar que sua opinião é a correta. É o signo do ‘Eu’. Veja Simão sentado à
cabeceira da mesa, como se fosse o líder do grupo ou o senhor da casa – tipo
rude, bem masculino, trajando vermelho que é a cor do Fogo, elemento de
Áries. A posição de suas mãos sugere imposição, debate, polêmica. 7º - João (Libra): signo
caracterizado pela vaidade, pelo equilíbrio, pela sociabilidade e por
preocupar-se em agradar a Deus e ao mundo. É simbolizado pela balança, que
nada faz além de pesar as opiniões, obtendo o ponto médio. Libra é o único
signo representado por um objeto inanimado, o que significa que João não
coloca o seu ‘Eu’ em questão. Ele traja roupas em tons pastéis, próprios de
Libra. Suas mãos parecem receber alguma coisa e a posição de seus braços forma
o prato da balança. Sua cabeça pende para o lado, seus olhos estão fechados,
como o símbolo da Justiça. 2º - Judas Tadeu (Touro): signo
caracterizado pela teimosia. O olhar de Judas Tadeus mostra desconfiança. Ele
deixa transparecer seu conservadorismo, sua capacidade de tolerar o trabalho
pesado. Suas feições revelam seu lado rústico mas sedutor. Sua força está
concentrada no pescoço. Está preocupado e parece propor que é melhor tudo
ficar como está. Sua mão esquerda, apoiada na mesa, simboliza o mundo concreto.
A outra, estendida, colhe as virtudes celestiais. Veste-se de marrom, a cor
do elemento Terra, que rege Touro. 8º - Judas Escariotes (Escorpião): signo
caracterizado por uma personalidade profunda, observadora, transformadora e
sexualizada, que possui a capacidade nata de lidar com dinheiro, de ser um
estrategista, um administrador e de controlar seus sentimentos. Admira tudo
que está ligado aos poderes psíquicos. Judas Escariotes está posicionado de
forma que possa observar com cautela. Seus olhos e seus ouvidos estão
atentos. Segura um saco de dinheiro, o que significa que ele era o tesoureiro
de Jesus. Derruba o sal, símbolo da morte, pois se acreditava que o sal
esterilizava o solo. Suas cores, o azul e o branco, são as do elemento Água,
regente de Escorpião. 3º - Mateus (Gêmeos): signo
caracterizado pela jovialidade, capacidade de comunicação, esperteza, dúvidas
e inconstância de humor. Nunca se aprofunda nos relacionamentos afetivos. Com
sua mente criativa consegue vender tudo o que quiser, mesmo que suas palavras
não sejam verdadeiras. Adora dançar e se movimentar. É inquieto, aprecia
viagens curtas para poder narrar o que experimentou. E Mateus está justamente
gesticulando como quem quer contar que viu alguma coisa. É o mais jovem dos
apóstolos. Sua posição revela dualidade. Veste-se de azul, cor do céu, do
elemento Ar, regente de Gêmeos. 9º - Pedro (Sagitário): signo
caracterizado pela necessidade de buscar a sabedoria. O sagitariano
geralmente é um especialista naquilo a que se dedica. É religioso e baseia
sua filosofia de vida na leitura de livros. Quando encontra sua verdade,
torna-se cego a outras idéias. No mural, Pedro é um homem de idade, o que
revela experiência. Seu olhar fixo em Jesus demonstra sua sede de
conhecimento. Seu dedo aponta como a flecha do centauro, símbolo de
Sagitário. Segura uma faca em sua mão direita, o que demonstra agressividade
na defesa de seus ideais. 4º - Felipe (Câncer): signo
caracterizado pela necessidade de proteger, de agradar. Representa a mãe. É
ligado à família, ao passado. É ingênuo e inseguro. Tem tendência a engordar.
Felipe é representado por um tipo feminino que mais parece a mãe que olha
para seu filho com amor, carinho e desejo de protegê-lo. Seu olhar parece não
questionar, mas aceitar. Sua postura, curvada, demonstra flexibilidade e
adaptabilidade. Suas mãos parecem encobrir o peito que oferece alimento,
órgão regido por Câncer. 10º - André (Capricórnio): signo
caracterizado pela desconfiança, ceticismo, rigidez, responsabilidade,
seriedade e profissionalismo. Simboliza o pai que defende seus filhos da
malícia do mundo que ele conhece bem. Representa também a autoridade e o
homem amadurecido pelo tempo. André está com as mãos em posição de defesa,
seu olhar é de desconfiança, como se questionasse as intenções que se
escondem por trás dos fatos. 5º - Tiago Menor (Leão): signo
caracterizado pela beleza, elegância, brilho, criatividade, necessidade de
ser o centro das atenções, amor pelas crianças diplomacia. Mas é também o
signo do egocentrismo e da dramaticidade. Tiago Menor está numa posição quase
central e afasta os apóstolos ao seu redor para que fique bem visível. Possui
o semblante mais belo de toda a cena, mais belo que o de Jesus, que não foi
pintado por Da Vinci, mas por um de seus discípulos. Expressa-se com
elegância, mas também com prepotência. Seu cabelo, barba e roupa demonstram
seu zelo pela aparência. 11º - Tiago Maior (Aquário): signo
caracterizado pela inteligência, ideologia, fraternidade, inventividade,
necessidade de ser diferente, pela defesa dos direitos humanos e pela
rebeldia. Não gosta de ser o centro das atenções, mas é político, adora
ensinar e pregar a necessidade de viver em coletividade. Tiago Maior é
representado por um tipo relaxado com sua aparência, com a barba e cabelo mal
cuidados. Abraça seus companheiros e empurra-os para o centro. 6º - Tomé (Virgem): signo
caracterizado pela busca da perfeição, pelo detalhismo, crítica e capacidade
de organização e limpeza. Tomé está quase escondido na cena, pois quem
critica não pode estar sujeito às mesmas críticas. Está olhando para a ponta
do seu dedo indicador, o que significa a inclinação para apontar os erros dos
outros. Esse é o dedo de Júpiter, deus que, na mitologia grega, ditava o que
era certo e errado. 12º - Bartolomeu (Peixes): signo
caracterizado pela sensibilidade, tendência ao auto-sacrifício,
instabilidade, fantasia, imaginação, aceitação e necessidade de silêncio e
solidão. Seu regente é Netuno, que reinava sobre os oceanos. O signo de
Peixes absorve toda negatividade do ambiente em que vive, da mesma forma que
o mar recebe da humanidade tudo que é preciso eliminar. Bartolomeu está numa
posição instável, sobre a ponta dos pés, que estão iluminados. Seu olhar se
perde no horizonte. Veste-se de verde e azul, as cores do mar e do elemento
Água, regente de Peixes. (Fonte:http://www.reporternet.jor.br/o-horoscopo-da-ultima-ceia/) Para
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