MAGIA
DO CAOS LIBER PACTONIS A
ORDEM E A BUSCA Os
segredos da magia são universais e possuem uma natureza física, de tal modo
prática que desafia a simples explicação. Aqueles que percebem e praticam
tais segredos são considerados como tendo alcançado a condição de mestres.
Mestres irão, em diversos momentos da história, inspirar adeptos a criarem
ordens mágicas, místicas, religiosas ou mesmo seculares, com o objetivo de
conduzir outras pessoas a condição de mestre. Em algumas épocas, tais ordens
tem abertamente se auto denominado Illuminati, em outras épocas, a
clandestinidade tem sido mais prudente. Os mistérios podem ser preservados
unicamente pela revelação constante. Neste sentido, os Iluminados de Thanateros
continuam uma tradição de, talvez, sete mil anos atrás, embora a ordem, em
seu aspecto externo, não possua história, sendo ela constituída como uma
determinação dos Illuminati. Numa
ordem que não tem passado, não há motivo para camuflar o futuro, a partir do
presente. Ela toma o seu nome dos deuses do sexo (Eros), e da morte
(Thanatos). Além de serem as maiores forças motrizes das obsessões humanas, o
sexo e a morte representam os métodos positivo e negativo de alcançar a
consciência mágica. A iluminação e a libertação resultam do sucesso na
aplicação destes métodos. O
propósito específico de qualquer ordem dos Iluminados de Thanateros é o de
ajudar a determinar sob qual forma haverá de se manifestar o quinto AEON, ainda
embrionário. Sua tarefa, embora histórica, consiste em disseminar o
conhecimento mágico para os indivíduos. Pois nunca houve uma época desde o
primeiro AEON, na qual a humanidade esteve tão carente de tais habilidades
para ver o caminho adiante. Não há hierarquia
formal nos Iluminados de Thanateros. Existe uma divisão de actividades
dependendo das habilidades, na medida em que elas se desenvolvem. A
maioria das tradições ocultas possuem uma complexa e alta organização da
cosmologia de outros mundos e teorias metafísicas. Até
então, eles acompanham teorias mágicas frequentemente confusas. Em
contradição com tudo isso, um insight fundamental da CHAOS MAGIC é que a
técnica mágica é aguçada, delimitá-la funciona porque o próprio universo é
mais confuso do que parece. Ou
talvez, devesse mais respeitosamente dizer que o universo tem a propriedade
mágica de configurar a maioria das interpretações ligadas a ele. Ainda
que reciprocamente exclusivas, uma
ampla variação de paradigmas metafísicos podem ser feitos para atacá-lo. Então,
para a selecção no supermercado de crenças, o questionamento crítico do
caoísmo é: Qual
é a eficiência das técnicas mágicas? Por isso, a magia caótica é
caracterizada pela falta de atenção à metafísica e a sua pura devoção à
técnica empírica. Por
algum tempo, os caoistas ortodoxos consideraram que a desatenção à metafísica
e à mitologia feita por você mesmo, são incompatíveis com a estrutura formal
de uma ordem de ensinamentos mágicos. De
qualquer forma, isso não é necessário; apenas a técnica é ensinada e
praticada. A experiência mostra que as pessoas se unem em mudanças
profundamente produtivas de experiências práticas, e que uma estrutura formal
e uma diversidade de tarefas encoraja isso. O
pacto mágico da IOT, ou "The Pact for Short", é uma estrutura
organizacional para aqueles que desejam proceder na realização da Magia do
Caos, na companhia de pessoas mentalmente afins. O
pacto explora a divisão de uma graduação hierárquica, com uma determinada
checagem e equilíbrio, e se agrada em receber candidatos, os quais dirige e
inicia à ascensão rápida, direta e estruturada. Toda
reavivação do oculto gera uma ou duas "crianças mágicas" e a magia
caoista é a maior síntese para emergir do oculto, renascida dos últimos vinte
anos. O pacto está entre os primeiros veículos designados para o
desenvolvimento e leva a uma boa síntese para o próximo milénio. É bom que o
pacto esteja nascendo na virada do século e que seja, de preferência, mais do
que a G.D. foi em seu tempo, no século passado. Na
prática, o número de divisões formais do pacto é tratado até certo ponto,
mais como iluminação do que convenções formais escritas podem levar em
suposições, com membros estilizando a si próprios com excentricidades como
Frater Ausência ou Soror Impropriedade e assim por diante, com deliberada
paródia à tradição. A função primária da estrutura de graus é de proteger o
mecanismo, com a exclusão de certos psicóticos misantrópicos e neuróticos
arrepiantes que, às vezes, são atraídos para tais empreendimentos e para
assegurar que qualquer necessidade organizacional seja atendida. O
PACTO MÁGICO DOS ILUMINADOS DE THANATEROS Desde
o início da corrente CHAOS MAGIC, alguns indivíduos escolheram trabalhar
sozinhos, enquanto outros escolheram fazê-lo em conjunto, em uma configuração
livre de grupos aliados. A ordem mágica dos IOT têm, na prática, funcionado
como uma desordem altamente criativa. Esta desordem criativa tem gerado,
entre outras coisas, uma estrutura conhecida como "O PACTO".
Contrastando com as implicações usuais deste nome, "O PACTO" é uma
sociedade de amigos para suporte mútuo e encorajamento no campo da magia. O
PACTO mágico dos IOT representa outro aspecto da corrente CHAOS MAGIC, no
qual os seus praticantes escolheram trabalhar como uma força integrada. O
pacto é um veículo orientado para a Grande Obra da Magia e para os prazeres e
loucuras que fazem parte desta busca. O Pacto também funciona como uma força
psico-histórica na batalha pelo AEON. Historicamente,
todas as organizações mágicas e místicas têm usado uma estrutura hierárquica
para exercerem pressão por excelência sobre aqueles que trabalham em todos os
níveis da hierarquia. Embora
as posições de maestria nestas organizações tenham, freqüentemente, dependido
mais de recursos de autoridade questionáveis, emanada de fontes obscuras, do
que de uma verdadeira competência técnica, inevitavelmente, esses blefes têm
levado à destruição destas organizações. Todavia, este velho mecanismo não
deixa de ter seus méritos. O guru e o chela (discípulo) se põem sobre enormes
pressões e se o chela finalmente se rebela, ambos vão ganhar muito, embora
isso facilmente termine em desastre. Enquanto
a maioria dos indivíduos são relativamente sadios e competentes, a maioria dos
organizadores agem como sendo loucos e estúpidos. Isto acontece porque a
maioria das organizações permitem, apenas, um embasamento positivo desde
baixo. Deste
modo, aqueles que estão no topo são condenados a se banharem nas enganosas
reflexões das suas próprias expectativas, ao emitirem diretrizes ainda mais
equivocadas. A
estrutura do pacto supre estes problemas tradicionais preservando, ao mesmo
tempo, a valiosa pressão criada por uma estrutura hierárquica. Nos
templos do pacto, todos os membros são encorajados a apresentar,
voluntariamente, técnicas e conceitos para que sejam experimentados e
avaliados, e a estrutura de graus meramente reconhece a competência técnica
mágica e a responsabilidade organizacional. Aqueles
de graus mais elevados têm que evitar comentários sobre o estilo de vida, o
comportamento pessoal, os gostos e a moralidade dos outros membros. E no
entanto, a estrutura do pacto força uma constante corrente do retorno
negativo de baixo para cima, institucionalizando, assim, a rebelião no ofício
dos Insubordinados. Portanto, tão logo um razoável nível de habilidade
técnica e organizacional é alcançado, o Mestre do Templo, o Adepto, ou o Mago
tornam-se, repentinamente, sujeitos a intenso criticismo, tanto como
professores quanto como indivíduos, isso é considerado uma grande recompensa.
O PACTO é constituído de quatro graus; neófito, iniciado, adepto e mago, numerados
respectivamente de 4, 3, 2, 1. Adicionalmente, existem cinco ofícios. O SACERDOTE
OU SACERDOTISA DO CAOS podem ser tomados como um grau paralelo ao terceiro ou
segundo. O
ofício de SUPREMO MAGO é desempenhado pelo cabeça do pacto, é designado grau
zero. O
ofício de MESTRE DO TEMPLO designa o coordenador das atividades de um
determinado templo, e pode ser desempenhado por qualquer indivíduo acima do
terceiro grau. O
ARQUIVISTA é o responsável pelos registros do templo. O
ofício do INSUBORDINADO pode ser desempenhado por qualquer indivíduo do
terceiro grau. O
INSUBORDINADO é um assistente pessoal de um outro membro do pacto, e age como
crítico, inspetor e aguilhoador daquele membro. O
PACTO é uma oligarquia que se auto perpetua. A ascensão para um grau ocorre mediante
convite dos demais indivíduos daquele grau ou de graus superiores. O
MAGO SUPREMO pode ser substituído, apenas, por acção unânime de todos os
membros do primeiro grau. O acordo tácito na afiliação ao PACTO é de que os
graus superiores forneçam organização, facilidades, instrução e material e,
em retorno, os graus inferiores fornecem quaisquer serviços de ordem
material, financeira ou mágica, que possam ser razoavelmente pedidos a eles.
Em último recurso será apreciado pelo grau zero. O
TEMPLO DO PACTO O
TEMPLO DO PACTO só pode ser fundado por um Adepto ou um Mago, o qual
inspeciona, periodicamente, o trabalho do templo. O templo consiste na
assembléia dos membros, podendo ser convocada em qualquer espaço fechado ou
aberto, onde a privacidade possa ser assegurada. O Mestre do Templo manterá
arquivo com os endereços de todos os membros do templo, para que possa
contactá-los. Este
arquivo não pode ser mantido de forma que estranhos ao templo tenham a
possibilidade de acessar informações a respeito dos membros. O Mestre do
Templo também manterá seus superiores no PACTO informados do endereço pelo
qual seu templo pode ser contatado, e eles manterão esta informação da mesma
forma. Os membros poderão pertencer a mais de um templo. Por exemplo ,um iniciado
de um templo "protegido" poderá precisar freqüentar o templo de seu
ADEPTO ou MAGO "protetor", para receber treinamento específico e
avançar para o próximo grau. Todos os templos adotam um nome característico
pelo qual eles são conhecidos no PACTO. Templos
Supervisionados Pode
ocorrer que por algum acidente geográfico um grupo de pessoas que desejem se
associar nas formas do Pacto estejam em uma área distante dos centros de
actuação. Neste caso um ou mais membros que representem este grupo, devem, de
alguma forma, se apresentar pessoalmente perante um Adepto ou Magus do Pacto
recebendo para cada membro uma carta escrita a mão ou assinada com os
juramentos completos de Neófito, junto com qualquer outra exigência do
supervisor. Então de acordo com a avaliação do Adepto ou Magus deve ser dado
o 4o e em seguida o 3o dando-lhe o poder de abrir um templo e conduzir o
trabalho nestes graus. O
Ofício de Mestre de Templo As
atividades do templo são coordenadas pelo Mestre de Templo, que pode ser
indicado por um Adepto ou Magus supervisor do templo ou escolhido pelos mais
graduados presentes. O Mestre de Templo tem a responsabilidade de cuidar para
que apenas membros do grau apropriado ou candidatos a este grau sejam
admitidos nos rituais do Templo. Visitando membros de outros templos deve
dar-lhes os sinais e palavras apropriados ao Mestre de Templo em particular.
O Mestre de Templo deve delegar um ou mais Mestre de Templo auxiliares. O
Ofício de Arquivista O
Arquivista guarda um registro das actividades do templo. O registro deve usar
exclusivamente os nomes mágicos formais ou números dos presentes. Os
registros devem detalhar o horário e o local das actividades, seguido de uma
breve descrição de quaisquer trabalhos que foram feitos e os resultados alcançados.
Se não for possível autorização para registos de informações confidenciais,
tais informações devem ser codificadas mas não cifradas, por algum código
autorizado pelo Mestre de Templo. O Arquivista é pessoalmente responsável
pelos registros, respondendo caso eles venham a ser destruídos, perdidos ou
roubados. Os registros do templo devem ser inspeccionados por qualquer
iniciado ou grau mais avançado do Templo. Os
Graus e os Rituais de Grau Candidatos
ao grau de Neófito são admitidos na base de entrevistas e conversas com
membros do Pacto, por recomendação pessoal ou por pedido enviado ao Pacto.
Nenhuma pessoa pode ser admitida em qualquer ritual do pacto sem antes ter se
submetido ao ritual de Neófito. O ritual de Neófito requer
que o candidato tome algumas medidas preliminares como, providenciar um manto
e um anel que sigam as determinações do Pacto, e tenha demonstrado ser uma
pessoa de mente aberta, livre de crenças dogmáticas. A maioria das
actividades e dos trabalhos mágicos do Pacto são abertos ao grau de Neófito.
O grau de Neófito corresponde a um período em que o Pacto e o Neófito testam
seus relacionamentos. O Neófito pode ascender de grau a qualquer momento como pode se desligar a qualquer
momento. O Ritual de iniciação corresponde
a uma aceitação completa do candidato ao Pacto. O Pacto não oferece
fronteiras para um Iniciado. As actividades confidenciais e as actividades
mágicas são conduzidas com o templo aberto no grau de Iniciado. Os iniciados
seguem todas as formas de magia e começam a trabalhar com o Liber kkk, e se
desejarem, realizam um trabalho paralelo como Monges ou Monjas do Caos. O ritual de Adepto marca
o momento em que o candidato atinge capacidade mágica e, assume a obrigação
de ensinar, de proteger o Pacto, administrar sua estrutura e tradição. Não é
necessário abrir o templo neste grau. Não é
apresentado aqui o ritual de reconhecimento de Magus. Este grau é conferido
aqueles que alem da habilidade mágica possuem potencial para liderarem dentro
do Pacto. A
Insígnia do Pacto O
adorno fundamental de qualquer templo do Pacto, seja ele aberto ou fechado, é
a estrela de oito pontas do Caos, colocada proeminentemente. Ela
pode estar representada na forma de uma bandeira, ou na toalha do altar, uma
esfera caótica, ou a estrela montada em algum material. Todos os graus devem
usar mantos com mangas compridas e capuz. Os mantos são comumente pretos,
contudo os templos individualmente podem eleger outra cor para seus membros.
O anel da ordem é prata e tem gravado uma estrela de oito pontas do Caos. Ele
pode ser usado em qualquer momento, mas não representa em si uma prova de
afiliação ao Pacto ou graduação. Os membros escolhem um nome de uma só
palavra e um número de três ou quatro dígitos, pelos quais eles serão
conhecidos formalmente dentro do Pacto e pelo qual seus feitos e comentários
serão registrados nos arquivos do templo. Os membros do sexo feminino serão
chamadas de Sor. (Soror ou Irmã), e os do sexo masculino de Fra. (Frater ou
Irmão). Desta forma um nome completo formal, seria por exemplo Fra. Aleph
251, 3o IOT. O
Simbolismo dos Rituais de Grau Os
rituais apresentados aqui são o mínimo necessário para se abrir e fechar um
templo e se reconhecerem membros no grau de Neófito, Iniciado e Adepto. Os
templos podem decidir adicionar material extra a estes rituais. O ritual de
Neófito é um casamento com o Pacto, de qualquer forma, em uma tradição
moderna, o divórcio é permitido a qualquer tempo. O candidato é perguntado
sobre as quatro qualidades da assim chamada pirâmide dos feiticeiros: Saber,
Desejar, Ousar e Calar. O candidato é recepcionado com abraços aplausos e
gestos de carinho. O
ritual de Iniciado marca uma entrada efetiva no Pacto, e o candidato oferece
ao Pacto os poderes que possua nas virtudes mágicas, Desejo, Percepção,
Imaginação e Concentração. A seriedade desta submissão é marcada por alguns
momentos de profundo silêncio que encerram o ritual. O
ritual de Adepto marca a aceitação por parte do candidato, das
responsabilidades e dos poderes executivos com o Pacto. O ritual se resume ao
simbolismo das quatro armas elementais que são o Pantáculo, o Cálice, a
Espada, e o Cajado. O candidato é recebido com fogo para purificar os votos
assumidos. Os
Sinais e as Palavras de Grau Os
sinais e palavras de grau protegem o Pacto de infiltrações e impostores. Elas
consistem em gestos e palavras discretas para que possam ser trocadas em
contatos sociais sem que se possa parecer que se tratam de sinais para os
profanos. Os sinais e palavra são trocadas periodicamente pelo grau 1o. Notas
nos Rituais do Pacto Os
rituais estão representados como sendo liderados pelo MT, eles podem ser
liderados por qualquer membro do devido grau que seja designado pelo MT, é
normal que o MT delegue funções dentro do Templo para que os membros possam
praticar a liderança em rituais. O
Ofício de Insubordinado Todo
MT é assistido pessoalmente por um insubordinado que deve ser escolhido entre
os membros do Templo, exceto o MT. Junto a qualquer Adepto ou Mago que esteja
liderando um estudo, também deve haver um insubordinado escolhido entre seus
estudantes. Os
cinco mandamentos do Insubordinado são: 1)
Verificar se todos os ensinamentos e instruções estão sendo são
compreensíveis e criticar e pedir explicação sobre os que não são. Este é o
mandamento do "Louco", para se desfazer a ignorância ou o
fingimento de ignorância, quando os outros fingem que entendem. 2) Para transmitir
o "criticismo" com uma certa leviandade. Este é o mandamento do
brincalhão, para fazer graça com aquilo que os outros acham melhor ignorar. 3)Para
apontar as falhas pessoais e a ignorância. Este
é o mandamento do Capelão, para tratar os problemas pessoais imparcialmente. 4)
Para receber comunicados de progressos mágicos, sem que seja necessário
comentá-los. Este é o mandamento do confessor, cuja existência é uma
salvaguarda contra a preguiça e a complacência. 5)
Para deter o poder do veto contra qualquer instrução, e notifica-lo ao 0o ou
ao 1o sobre este exercício. Este
é o mandamento do inquisidor, para impedir abuso de autoridade. Os
detentores do ofício de insubordinado escolhem duas palavras como título para
caracterizar sua actuação. Tais palavras podem ser escolhidas em qualquer
combinação das palavras louco, brincalhão, capelão, confessor, ou inquisidor.
Normalmente uma palavra é escolhida, na função em que o candidato está mais
inclinado a realizar, e a outra na função menos favorecida. Desta forma, o
Insubordinado pode escolher ser intitulado como Inquisidor-Brincalhão, Capelão-Louco,
ou Confessor-Inquisidor e assim por diante. O
oficio de insubordinado toma lugar toda vez que um novo insubordinado é
apontado para substituir um antigo, ou quando o iniciado detentor do ofício é
reconhecido como Adepto. Alguns
templos preferem mudar constantemente a figura do insubordinado em cada
encontro, seja randomica ou sucessivamente. Em
outra situações o posto é ocupado definitivamente e as partes envolvidas
elegem aquele que será marcado pelo rito do insubordinado. De outra forma o
medalhão do insubordinado que é o símbolo de seu ofício, é usado quando o
ofício está sendo realizado, passando de um para o outro. O
insubordinado normalmente conduzirá os negócios oficiais com o recipiente da insubordinação
em particular. O recipiente pode ser escolhido para levar ao insubordinado de
antemão alguma instrução controversa para prevenir o exercício público do
veto. As
Actividades do Templo As
actividades do templo vão variar de acordo com a necessidade, circunstâncias
e conforme com os graus e a cumplicidade dos presentes. As secções seguintes
dão alguma indicação das actividades frequentes do templo e na sequência em
que são comumente realizadas. O Mestre
de Templo será responsável pela privacidade do templo, e que qualquer
visitante será do grau apropriado. O MT anunciará qualquer teoria para
aprofundamento e dar qualquer explicações preliminares necessárias. Abertura
O
templo pode ser aberto com um ritual de Grau ou com o ritual de abertura. Prática
e Treinamento Vários
membros do Pacto, com a descrição do MT, liderarão exercícios particularmente
disciplinas mágicas. Isso incluirá exercícios de controle da mente, práticas
com técnicas de gnose e práticas com os vários instrumentos mágicos e
técnicas. Leituras e demonstrações devem ser dadas e papeis lidos. Actuação
Mágica Com a
discrição do MT, vários feitiços e rituais de evocação, divinação,
encantamento, invocação e iluminação de acordo com as necessidades do Pacto,
do templo ou individuais. A Missa do Caos deve ser realizada como uma
celebração ou para ordenar um sacerdote ou sacerdotisa do Caos ou por algum
outro propósito. Debate
O MT
participa de um debate sobre questões administrativas, planejamento,
progresso pessoal e pesquisa. Os indivíduos podem reportar seu trabalho com o
Liber KKK e outros trabalhos. Publicações e comunicados de outros templos do
pacto podem ser revistos. Fechamento O
templo é fechado com o ritual de fechamento e se necessário aberto em outro
grau para propósitos específicos com participantes seleccionados. É
comum que o trabalho do templo seja seguido por uma confraternização. Assuntos
do Pacto Poucos
rituais do Pacto possuem um fechamento escrito. Qualquer ritual que não possa
ser memorizado deve ser revisto e simplificado em carácter de urgência. Em
geral, quando um exercício ou ritual complexo é realizado, um membro explica
detalhadamente aos outros de antemão e lhes guia na sequência a ser seguida,
dando instruções para os outros participantes, para que estes dêem sua
contribuição no momento apropriado se necessário. O MT precisa da autorização
de Magus do Pacto, se o templo empreender trabalho mágico pago em benefício
de pessoas de fora ou instituições. A aprovação também é necessária para que
seja lançado um ataque mágico, de qualquer forma isso é condenado em
circunstâncias que sejam coercivas. Excomunhão
Caso
um membro do Pacto torne-se intolerável, os membros do templo podem forçar
uma excomunhão do Pacto por uma simples maioria, o MT tem o voto de Minerva.
Caso o membro a ser excomungado seja o MT, o insubordinado tem o voto de
Minerva. Os excomungados estão afastados das actividades do templo até
segunda ordem e os membros não poderão discutir os assuntos do pacto com
eles. Um tratamento mais severo por parte do pacto será tomado em relação ao
excomungado, que tenha trazido sérios prejuízos ao pacto. Nada
é verdadeiro, Tudo é permitido. (autor
desconhecido)
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