MAGIA
AFRO-BRASILEIRA & UMBANDA
ERVAS DE EXU Amendoeira: Seus galhos são usados nos locais em que o homem
exerce suas atividades lucrativas. Na medicina caseira, seus frutos são
comestíveis, porém em grande quantidades causam diarréia de sangue. Das
sementes fabrica-se o óleo de amêndoas, muito usado para fazer sabonetes por
ter efeitos emolientes, além de amaciar a pele. Amoreira: Planta que armazena fluidos negativos e os solta ao
entardecer; é usada pelos sacerdotes no culto a Eguns. Na medicina caseira, é
usada para debelar as inflamações da boca e garganta. Angelim-amargoso: Muito usado em marcenaria, por tratar-se de madeira
de lei. Nos rituais, suas folhas e flores são utilizadas nos abô dos filhos
de Nanã, e as cascas são utilizadas em banhos fortes com a finalidade de
destruir os fluidos negativos que possam haver, realizando um excelente
descarrego nos filhos de Exu. A medicina caseira indica o pó de suas sementes
contra vermes. Mas cuidado! Deve ser usada em doses pequenas. Aroeira: Nos terreiros de Candomblé este vegetal pertence a
Exu e tem aplicação nas obrigações de cabeça, nos sacudimentos, nos banhos
fortes de descarrego e nas purificações de pedras. É usada como adstringente
na medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de
inflamações do aparelho genital. Também é de grande eficácia nas lavagens
genitais. Arrebenta
Cavalo: No uso
ritualístico esta erva é empregada em banhos fortes do pescoço para baixo, em
hora aberta. É também usado em magias para atrair simpatia. Não é usada na
medicina caseira. Arruda: Planta aromática usada nos rituais porque Exu a
indica contra maus fluidos e olho-grande. Suas folhas miúdas são aplicadas
nos ebori, banhos de limpeza ou descarrego, o que é fácil de perceber, pois
se o ambiente estiver realmente carregado a arruda morre. Ela é também usada
como amuleto para proteger do mau-olhado. Seu uso restringe-se à Umbanda. Em
seu uso caseiro é aplicada contra a verminose e reumatismos, além de seu sumo
curar feridas. Avelós - Figueira-do-diabo: Seu uso se restringe a
purificação das pedras do orixá antes de serem levadas ao assentamento; é
usada socada. A medicina caseira indica esta erva para combater úlceras e
resolver tumores. Azevinho: Muito utilizada na magia branca ou negra, ela é
empregada nos pactos com entidades. Não é usada na medicina popular. Bardana: Aplicada nos banhos fortes, para livrar o sacerdote
das ondas negativas e eguns. O povo utiliza sua raiz cozida no tratamento de
sarnas, tumores e doenças venéreas. Beladona: Nas cerimônias litúrgicas só tem emprego nos
sacudimentos domiciliares ou de locais onde o homem exerça atividades
lucrativas. Trabalhos feitos com os galhos desta planta também provocam
grande poder de atração. Pouco usada pelo povo devido ao alto princípio ativo
que nela existe. Este princípio dilata a pupila e diminui as secreções
sudorais, salivares, pancreáticas e lácteas. Beldroega: Usada na purificação das pedras de Exu. O povo
utiliza suas folhas, socadas, para apressar cicatrizações de feridas. Brinco-de-princesa: É planta sagrada de Exu. Seu uso se restringe a
banhos fortes para proteger os filhos deste orixá. Não possui uso popular. Cabeça-de-nego: No ritual a rama é empregada nos banhos de limpeza e
o bulbo nos banhos fortes de descarrego. Esta batata combate reumatismo,
menstruações difíceis, flores brancas e inflamações vaginais e uterinas. Cajueiro: Suas folhas são utilizadas pelo axogun para o sacrifício
ritual de animais quadrúpedes. Em seu uso caseiro, ele combate corrimentos e
flores brancas. Põe fim a diabetes. Cozinhar as cascas em um litro e meio de
água por cinco minutos e depois fazer gargarejos, põe fim ao mau hálito. Cana-de-açúcar: Suas folhas secas e bagaços são usadas em defumações
para purificar o ambiente antes dos trabalhos ritualísticos, pois essa
defumação destrói eguns. Não possui uso na medicina caseira. Cardo-santo: Essa planta afugenta os males, propicia o
aparecimento do perdido e faz cair os vermes do corpo dos animais. Na
medicina caseira suas folhas são empregadas em oftalmias crônicas, enquanto
as raízes e hastes são empregadas contra inflamações da bexiga. Catingueira: É muito empregada nos banhos de descarrego. Seu
sumo serve para fazer a purificação das pedras. Entretanto, não deve fazer
parte do axé de Exu onde se depositam pequenos pedaços dos axé das aves ou
bichos de quatro patas. Na medicina caseira ela é indicada para menstruações difíceis.
Cebola-cencém: Essa cebola é de Exu e nos rituais seu bulbo é
usado para os sacudimentos domiciliares. É empregada da seguinte maneira :
corta-se a cebola em pedaços miúdos e, sob os cânticos de Exu, espalha-se
pelos cantos dos cômodos e embaixo dos móveis; a seguir, entoe o canto de
Ogum e despache para Exu. Este trabalho auxilia na descoberta de falsidades e
objetos perdidos. O povo utiliza suas folhas cozidas como emoliente. Cunanã: Seu uso restringe-se aos banhos de descarrego e
limpeza. Substituiu em parte, os sacrifícios a Exu. A medicina caseira indica
os galhos novos desta planta para curar úlceras. Erva-preá: Empregada nos banhos de limpeza, descarrego,
sacudimentos pessoais e domiciliares. O povo usa o chá desta erva como
aromatizante e excitante. Banhos quentes deste chá melhoram as dores nas
articulações, causadas pelo artritismo. Facheiro-Preto: Aplicada somente nos banhos fortes de limpeza e
descarrego. Na medicina caseira, ela é utilizada nas afecções renais e nas
diarréias. Fedegoso
Crista-de-galo: Esta erva é
utilizada em banhos fortes, de descarrego, pois é eficaz na destruição de
Eguns e causadores de enfermidades e doenças. Seus galhos envolvem os ebó de
defesa. Com flores e sementes desta planta é feito um pó, o qual é aplicado
sobre as pessoas e em locais; é denominado "o pó que faz bem". Na
medicina caseira atua com excelente regulador feminino. Além de agir com
grande eficácia sobre erisipelas e males do fígado. É usada pelo povo,
fazendo o chá com toda erva e bebendo a cada duas horas uma xícara. Fedegoso: Misturada a outras ervas pertencentes a Exu, o
fedegoso realiza os sacudimentos domiciliares. É de grande utilidade para
limpar o solo onde foram riscados os pontos de Exu e locais de despacho
pertencentes ao deus da liberdade. Figo
Benjamim: Erva usada na
purificação de pedras ou ferramentas e na preparação do fetiche de Exu. É
empregada também em banhos fortes nas pessoas obsediadas. No uso popular,
suas folhas são cozidas para tratar feridas rebeldes e debelar o reumatismo. Figo do
Inferno: Somente as folhas
pertencentes a este vegetal são de Exu. Na liturgia, ela é o ponto de
concentração de Exu. Não possui uso na medicina popular. Folha
da Fortuna: É empregada em
todas as obrigações de cabeça, em banhos de limpeza ou descarrego e nos abôs
de quaisquer filhos-de-santo. Na medicina caseira é consagrada por sua
eficácia, curando cortes, acelerando a cura nas cicatrizações, contusões e
escoriações, usando as folhas socadas sobre os ferimentos. O suco desta erva,
puro ou misturado ao leite, ameniza as conseqüências de tombos e quedas. Juá -
Juazeiro: É usada para
complementar banhos fortes e raramente está incluída nos banhos de limpeza e
descarrego. Seus galhos são usados para cobrir o ebó de defesa. A medicina
caseira a indica nas doenças do peito, nos ferimentos e contusões, aplicando
as cascas, por natureza, amargas. Jurema
Preta: Tanto na Umbanda
quanto no Candomblé, a Jurema Preta é usada nos banhos de descarrego e nos
ebó de defesa. O povo a indica no combate a úlceras e cancros, usando o chá
das cascas. Jurubeba: Utilizada em banhos preparatórios de filhos
recolhidos ao ariaxé. Na medicina caseira, o chá de suas folhas e frutos
propiciam um melhor funcionamento do baço e fígado. É poderoso desobstruente
e tônico, além de prevenir e debelar hepatites. Banhos de assentos mornos com
essa erva propiciam melhores às articulações das pernas. Lanterna
Chinesa: Utilizada em
banhos fortes para descarregar os filhos atacados por eguns. Suas flores
enfeitam a casa de Exu. Popularmente, é usada como adstringente e a infusão
das flores é indicada para inflamação dos olhos. Laranjeira
do Mato: Seu uso se
restringe a banhos fortes, de limpeza e descarrego. Na medicina caseira ela
atua com grande eficácia sobre as cólicas abdominais e também menstruais. Mamão
Bravo: Planta utilizada
nos banhos de limpeza, descarrego e nos banhos fortes. Além de ser muito
empregada nos ebó de defesa, sendo substituída de três em três dias, porque o
orixá exige que a erva esteja sempre nova. O povo a utiliza para curar
feridas. Maminha
de Porca: Somente seus
galhos são usados no ritual e em sacudimentos domiciliares. O povo a indica
como restaurador orgânico e tonificador do organismo. Sua casca cozida tem
grande eficácia sobre as mordeduras de cobra. Mamona: Suas folhas servem como recipiente para arriar o ebó
de Exu. Suas sementes socadas vão servir para purificar o otá de Exu. Não tem
uso na medicina popular. Mangue
Cebola: No ritual, a
cebola é usada nos sacudimentos domiciliares. Corte a cebola em pedaços
miúdos e, entoando em voz alta o canto de Exu, a espalhe pela casa, nos
cantos e sob os móveis. Na medicina caseira, a cebola do mangue esmagada cura
feridas rebeldes. Mangueira: É aplicada nos banhos fortes e nas obrigações de
ori, misturada com aroeira, pinhão-roxo, cajueiro e vassourinha-de-relógio,
do pescoço para baixo. Ao terminar, vista uma roupa limpa. As folhas servem
para cobrir o terreiro em dias de abaçá. Na medicina caseira é indicada para
debelar diarréias rebeldes e asma. O cozimento das folhas, em lavagens
vaginais, põe fim ao corrimento. Manjerioba: Utilizada nos banhos fortes, nos descarregos, nas
limpezas pessoais e domiciliares e nos sacudimentos pessoais, sempre do
pescoço para baixo. O povo a indica como regulador menstrual, beneficiando os
órgãos genitais. Utiliza-se o chá em cozimento. Maria
Mole: Aplicada nos
banhos de limpeza e descarrego, muito procurada para sacudimentos
domiciliares. O povo a indica em cozimento nas dispepsias e como excelente
adstringente. Mata
Cabras: Muito utilizado
para afugentar eguns e destruir larvas astrais. As pessoas que a usam não
devem tocá-la sem cobrir as mãos com pano ou papel, para depois despachá-la
na encruzilhada. O povo indica o cozimento de suas folhas e caules para tirar
dores dos pés e pernas, com banho morno. Mata
Pasto: Seus galhos são
muito utilizados nos banhos de limpeza, descarrego, nos sacudimentos pessoais
e domiciliares. O povo a indica contra febres malignas e incômodos
digestivos. Mussambê
de Cinco Folhas: Obs.: Sejam eles
de sete, cinco, ou três folhas, todos possuem o mesmo efeito, tanto nos
trabalhos rituais, quanto na medicina caseira. Esta erva é utilizada por seus
efeitos positivos e por serem bem aceitas por Exu no ritual de boas vindas.
Na medicina caseira é excelente para curar feridas. Ora-pro-nobis: É erva integrante do banho forte. Usada nos banhos
de descarrego e limpeza. É destruidora de eguns e larvas negativas, além de
entrar nos assentamentos dos mensageiros Exus. No uso caseiro, suas folhas
atuam como emolientes. Palmeira
Africana: Suas folhas são
aplicadas nos banhos de descarrego ou de limpeza. Não possui uso na medicina
caseira. Pau
D’alho: Os galhos dessa
erva são utilizados nos sacudimentos domiciliares e em banhos fortes, feitos
nas encruzilhadas, misturadas com aroeira, pinhão branco ou roxo. Na
encruzilhada em que tomar o banho, arrie um mi-ami-ami, oferecido a Exu, de
preferência em uma encruzilhada tranqüila. Na medicina caseira ela é usada
para exterminar abscessos e tumores. Usa-se socando bem as folhas e
colocando-as sobre os tumores. O cozimento de suas folhas, em banhos quentes
e demorados, é excelente para o reumatismo e hemorróidas. Picão
da Praia: Não possui uso
ritualístico. A medicina caseira o indica como diurético e de grande eficácia
nos males da bexiga. Para isso utilize-o sob a forma de chá. Pimenta
Darda: "Aplicada em
banhos fortes e nos assentamentos de Exu. Na medicina caseira, suas sementes
em infusão são anti-helmínticas, destruindo até ameba. Pinhão
Branco: Aplicada em
banhos fortes misturadas com aroeira. Esta planta possui o grande valor de
quebrar encantos e em algumas ocasiões substitui o sacrifício de Exu. Suas
sementes são usadas pelo povo como purgativo. O leite encontrado por dentro
dos galhos é de grande eficácia colocado sobre a erisipela. Porém, deve-se
Ter cuidado, pois esse leite contém uma terrível nódoa que inutiliza as
roupas. Pinhão
Coral: Erva integrante
nos banhos fortes e usadas nos de limpeza e descarrego e nos ebó de defesa.
Na medicina caseira o pinhão coral trata feridas rebeldes e úlceras malignas.
Pinhão
Roxo: No ritual tem as
mesmas aplicações descritas para o pinhão branco. É poderoso nos banhos de
limpeza e descarrego, e também nos sacudimentos domiciliares, usando-se os
galhos. Não possui uso na medicina popular. Pixirica
- Tapixirica: No ritual faz
parte do axé de Exu e Egun. Dela se faz um excelente pó de mudança que
propicia a solução de problemas. O pó feito de suas folhas é usado na magia
maléfica. Na medicina caseira ela é indicada para as palpitações do coração,
para a melhoria do aparelho genital feminino e nas doenças das vias
urinárias. Quixambeira: É aplicada em banhos de descarrego e limpeza para a
destruição de eguns e ao pé desta planta são arriadas obrigações a Exu e a
Egun. Na medicina caseira, com suas cascas em cozimento, atua como energético
adstringente. Lavando as feridas, ela apressa a cicatrização. Tajujá
- Tayuya: É usada em banhos
fortes, de limpeza ou descarrego. A rama do tajujá é utilizada para circundar
o ebó de defesa. O povo a indica como forte purgativo. Tamiaranga: É destinada aos banhos fortes, banhos de descarrego
e limpeza. É usada nos ebó de defesa. O povo a indica para tratar úlceras e
feridas malignas. Tintureira: Utilizada nos banhos fortes, de limpeza ou
descarrego. Bem próximo ao seu tronco são arriadas as obrigações destinadas a
Exu. O povo utiliza o cozimento de suas folhas como um energético
desinflamatório. Tiririca: Esta plantinha de escasso crescimento apresenta umas
pequeninas batatas aromáticas. Estas são levadas ao fogo e, em seguida,
reduzida a pó, o qual funciona como pó de mudança no ritual. Serve para
desocupar casas e, colocadas embaixo da língua, desodoriza o hálito e afasta
eguns. Urtiga
Branca: É empregada nos
banhos fortes, nos de descarrego e limpeza e nos ebó de defesa. Faz parte nos
assentamentos. O povo a indica contra as hemorragias pulmonares e brônquicas.
Urtiga
Vermelha: Participa em
quase todas as preparações do ritual, pois entra nos banhos fortes, de
descarrego e limpeza. É axé dos assentamentos de Exu e utilizada nos ebó de
defesa. Esta planta socada e reduzida a pó, produz um pó benfazejo. O povo
indica o cozimento das raízes e folhas em chá como diurético. Vassourinha
de Botão: Muito empregada
nos sacudimentos pessoais e domiciliares. Não possui uso na medicina popular.
Vassourinha
de Relógio: Ela somente
participa nos sacudimentos domiciliares. Não possui uso na medicina caseira. Xiquexique: Participa nos banhos fortes, de limpeza ou descarrego. São axé nos assentamentos de Exu e circundam os ebó de defesa. O povo indica esta erva para os males dos rins. (Fonte:
internet-http://religiao.cmaduro.com.br/umbanda/ervas-de-exu) Para ver mais: MAGIA AFRO-BRASILEIRA & UMBANDA
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