MAGIA
AFRO-BRASILEIRA & UMBANDA
QUALIDADES DO ORIXA EXU Sobre a
multiplicidade dos Orixás Vamos separar a qualidade como é chamada no Brasil e em Portugal (em
Cuba chama-se caminhos), dos títulos e de nomes tirados de cantigas como
insistem pseudo sacerdotes. Já sabemos que os orixás são venerados com outros nomes em regiões
diferentes como: Iroko (Yoruba), Loko (Gege), Sango (Oyo), Oranfe (Ife), e
isso torna o culto diferente. Temos também o segundo nome designando o seu lugar de origem como Ogun
Onire (Ire), Osun Kare (Kare),etc, também temos os orixás com outros nomes
referentes às suas realizações como Ogun Mejeje que se refere às lutas contra
as 7 cidades antes de invadir Ire, e Iya Ori, a versão de Yemanja como dona
das cabeças, etc. Há portanto uma caracterização variada das principais divindades, ou
seja, uma mesma divindade com vários nomes e, é isso que multiplica os orixás
no Brasil e em Portugal. Vamos começar com Exu o primeiro orixá criado por Olorun de matéria do Qualidades de Exu Oba Iangui: o primeiro, foi
dividido em varias partes segundo os seus mitos. Agba: o ancestral, epíteto referente à sua antiguidade. Alaketu: cultuado na
cidade de ketu onde foi o primeiro senhor de ketu. Ikoto: faz referencia ao elemento ikoto que é usado nos
assentos. Esse objecto lembra o movimento que Exu faz quando se move ao jeito
de um furacão. Odara: fase benéfica quando ele não está transitando
caoticamente. Oduso: quando faz a função de guardião do jogo de búzios. Igbaketa: o terceiro
elemento, faz alusão ao domínios do orixá e ao sistema Akesan: quando exerce
domínios sobre os comércios. Jelu: nessa fase ele regula o crescimento dos seres
diferenciados. Culto em Ina: quando é invocado na cerimónia do Ipade
regulamentando o ritual. Onan: referencia aos bons caminhos, a maioria dos
terreiros tem-no, seu fundamento, reza que não pode ser comprado nem ganho e
sim achado por acaso. Ojise: com essa invocação ele fará a sua função de
mensageiro. Eleru: transportador dos carregos rituais onde possui
total domínio. Elebo: possui as mesmas atribuições com caracterizações
diferentes. Ajonan: tinha o seu
culto forte na antiga região Ijesa. Maleke: o mesmo citado
acima. Lodo: senhor dos rios, função delicada, dado a conflitos
de elementos Loko: como ele é assexuado nessa fase tende ao masculino
simbolizando virilidade e procriação. Oguiri Oko: ligado aos
caçadores e ao culto de Orumila-Ifa. Enugbarijo: nessa forma Exu passa
a falar em nome de todos os orixás. Agbo: o guardião do sistema divinatório de Orumila. Eledu: estabelece o seu poder sobre as cinzas, carvão e
tudo que foi petrificado. Olobe: domina a faca e objetos de corte. É comum
assenta-lo para pessoas que Woro: vem da cidade do mesmo nome. Marabo: aspecto de Exu
onde cumpre o papel de protetor Ma=verdadeiramente, Ra=envolver, bo=guardião.
Também chamado de Barabo= esu da proteção, não confundi-lo com seu marabo da
religião Umbandista. Soroke: apenas um
apelido, pois a palavra significa em português aquele que fala mais alto,
portanto qualquer orixá pode ser soroke. (fonte-web:http://ocandomble.wordpress.com/2008/09/02/qualidades-de-exu/)
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