MAGIA
AFRO-BRASILEIRA & UMBANDA
IANSÃ Iansã é a aplicadora da Lei na vida dos seres
emocionados pelos vícios. Seu campo preferencial de atuação é o emocional dos
seres: ela os esgota e os redireciona, abrindo-lhes novos campos por onde
evoluirão de forma menos “emocional”. lansã, em seu primeiro elemento é ar e forma com
Ogum um par energético onde ele rege o pólo positivo e é passivo pois suas
irradiações magnéticas são retas. lansã é negativa e ativa, e suas
irradiações magnéticas são circulares ou espiraladas. Observem que lansã se irradia de formas diferentes:
é cósmica (ativa) e é o orixá que ocupa o pólo negativo da linha elemental
pura do ar, onde polariza com Ogum. Já em seu segundo elemento ela polariza
com Xangô, e atua como o pólo ativo da linha da Justiça, que é uma das sete
irradiações divinas. Na linha da Justiça, lansã é seu aspecto móvel e
Xangô é seu aspecto assentado ou imutável, pois ela atua na transformação dos
seres através de seus magnetismos negativos. lansã aplica a Lei nos campos da Justiça e é
extremamente ativa. Uma de suas atribuições é colher os seres fora-da-Lei e,
com um de seus magnetismos, alterar todo o seu emocional, mental e
consciência, para, só então, redirecioná-lo numa outra linha de evolução, que
o aquietará e facilitará sua caminhada pela linha reta da evolução. As energias irradiadas por lansã densificam o
mental, diminuindo seu magnetismo, e estimulam o emocional, acelerando suas
vibrações. Com isso, o ser se torna mais emotivo e mais
facilmente é redirecionado. Mas quando não é possível reconduzi-lo à linha
reta da evolução, então uma de suas sete intermediárias cósmicas, que atuam
em seus aspectos negativos, paralisam o ser e o retém em um dos campos de
esgotamento mental, emocional e energético, até que ele tenha sido esgotado
de seu negativismo e tenha descarregado todo o seu emocional desvirtuado e
viciado. Nossa amada mãe Iansã possui vinte e uma lansãs
intermediárias, que são assim distribuídas:
- Sete atuam junto aos pólos magnéticos absorventes
e auxiliam os orixás regentes dos pólos negativos, onde entram como
aplicadoras da Lei segundo seus princípios, recorrendo aos aspectos negativos
da orixá planetária Iansã. - Sete atuam nas faixas neutras das dimensões
planetárias, onde, regidas pelos princípios da Lei, ou direcionam os seres
para as faixas vibratórias positivas ou os direcionam para as faixas
negativas. Enfim, são vinte e uma orixás lansãs intermediárias
aplicadoras da Lei nas Sete Linhas de Umbanda. Como seus campos preferenciais de atuação são os
religiosos, não é de se estranhar que nossa amada mãe lansã intermediária
para a linha da Fé nos campos do Tempo seja confundida com a própria Oiá, já
que é ela quem envia ao tempo os eguns fora-da-Lei no campo da religiosidade. lansã do Tempo, não tenham dúvidas, tem um vasto
campo de ação e colhe os espíritos desvirtuados nas coisas da Fé, enviando-os
ao Tempo onde serão esgotados. Mas, não tenham dúvidas, antes ela tenta
reequilibrá-los e redirecioná-los, só optando por enviá-los a um campo onde o
magnetismo os esvazia quando vê que um esgotamento total em todos os sete
sentidos é necessário. E isto o Tempo faz muito bem! Já lansã Bale, do Bale, ou das Almas, é outra
intermediária de nossa mãe maior lansã que é muito solicitada e muito
conhecida, porque atua preferencialmente sobre os espíritos que desvirtuam os
princípios da Lei que dão sustentação à vida e, como vida é geração e Omulu
atua no pólo negativo da linha da Geração, então ela envia aos domínios de
Tatá Omulu todos os espíritos que atentaram contra a vida de seus semelhantes
ao desvirtuarem os princípios da Lei e da Justiça Divina. Logo, seu campo
escuro localiza-se nos domínios do orixá Omulu, que rege sobre o lado de
“baixo” do campo santo. Mas também são muito conhecidas as lansãs intermediárias
Sete Pedreiras, dos Raios, do Mar, das Cachoeiras e dos Ventos (lansã pura).
As outras assumem os nomes dos elementos que lhes chegam através das
irradiações inclinadas dos outros orixás, quando surgem as Iansãs irradiantes
e multicoloridas. Temos: • uma Iansã do Ar. Bom, só por esta amostra dos múltiplos aspectos de
nossa amada regente feminina do ar, já deu para se ter uma idéia do imenso
campo de ação do mistério “Iansã”. O fato é que ela aplica a Lei nos campos da Justiça
Divina e transforma os seres desequilibrados com suas irradiações
espiraladas, que o fazem girar até que tenham descarregado seus emocionais
desvirtuados e suas consciências desordenadas! Não vamos nos alongar mais, pois muito já foi dito e
escrito sobre a “Senhora dos Ventos”. Oferenda: Velas brancas, amarelas e vermelhas;
champagne branca, licor de menta e de anis ou de cereja; rosas e palmas
amarelas, tudo depositado no campo aberto, pedreiras, beira-mar, cachoeiras,
etc. (Fonte: internet. Trechos extraídos do livro “O
Código da Umbanda” de Rubens Saraceni) Para ver mais: MAGIA AFRO-BRASILEIRA & UMBANDA
ORAÇÕES
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