MAGIA
AFRO-BRASILEIRA & UMBANDA
MITOLOGIA de IEMANJA (Yemaya,
de Sandra Stanton) LENDA (Arthur Ramos) Com o casamento de Obatalá, o Céu, com Odudua, a Terra, que se iniciam
as peripécias dos deuses africanos. Dessa união nasceram Aganju, a Terra, e
Iemanjá (yeye ma ajá = mãe cujos filhos são peixes), a Água. Como em outras
antigas mitologias, a terra e a água se unem. Iemanjá desposa o seu irmão
Aganju e tem um filho, Orungã. Orungã, o Édipo africano, representante de um motivo universal,
apaixona-se por sua mãe, que procura fugir de seus ímpetos arrebatados. Mas
Orungã não pode renunciar àquela paixão insopitável. Aproveita-se, certo dia,
da ausência de Aganju, o pai, e decide-se a violentar Iemanjá. Essa foge e
põe-se a correr, perseguida por Orungã. Ia esse quase alcançá-la quando
Iemanjá cai no chão, de costas e morre. Imediatamente seu corpo começa a
dilatar-se. Dos enormes seios brotaram duas correntes de água que se reúnem
mais adiante até formar um grande lago. E do ventre desmesurado, que se
rompe, nascem os seguintes deuses: Dadá, deus dos vegetais; Xango, deus do
trovão; Ogum, deus do ferro e da guerra; Olokum, deus do mar; Oloxá, deusa
dos lagos; Oiá, deusa do rio Niger; Oxum, deusa do rio Oxum; Obá, deusa do
rio Obá; Orixá Okô, deusa da agricultura; Oxóssi, deus dos caçadores; Oké,
deus dos montes; Ajê Xaluga, deus da riqueza; Xapanã (Shankpannã), deus da
varíola; Orum, o Sol; Oxu, a Lua. Os orixás que sobreviveram no Brasil foram: Obatalá (Oxalá), Iemanjá
(por extensão, outras deusas-mães) e Xango (por extensão, os outros orixás
fálicos). Com Iemanjá, vieram mais dois orixás yorubanos, Oxum e Anamburucu
(Nanamburucu). Em nosso país houve uma forte confluência mítica: com as
Deusas-Mães, sereias do paganismo supérstite europeu, as Nossas Senhoras
católicas, as iaras ameríndias. A Lenda tem um simbolismo muito significativo, contando-nos que da
reunião de Obatalá e Odudua (fundaram o Aiê, o "mundo em forma"),
surgiu uma poderosa energia, ligada desde o princípio ao elemento líquido.
Esse Poder ficou conhecido pelo nome de Iemanjá. Durante os milhões de anos que se seguiram, antigas e novas divindades
foram unindo-se à famosa Orixá das águas, como foi o caso de Omolu, que era
filho de Nanã, mas foi criado por Iemanjá. Antes disso, Iemanjá dedicava-se à criação de peixes e ornamentos
aquáticos, vivendo em um rio que levava seu nome e banhava as terras da nação
de Egbá. Quando convocada pelos soberanos, Iemanjá foi até o rio Ogun e de lá
partiu para o centro de Aiê para receber seu emblema de autoridade: o abebé
(leque prateado em forma de peixe com o cabo a partir da cauda), uma insígnia
real que lhe conferiu amplo poder de atuar sobre todos os rios, mares, e
oceanos e também dos leitos onde as massas de águas se assentam e se
acomodam. Obatalá e Odudua, seus pais, estavam presentes no cerimonial e
orgulhosos pela força e vigor da filha, ofereceram para a nova Majestade das
Águas, uma jóia de significativo valor: a Lua, um corpo celeste de existência
solitária que buscava companhia. Agradecida aos pais, Iemanjá nunca mais
retirou de seu dedo mínimo o mágico e resplandecente adorno de quatro faces.
A Lua, por sua vez, adorou a companhia real, mas continuou seu caminho, ora
crescente, ora minguante..., mas sempre cheia de amor para ofertar. A bondosa mãe Iemanjá, adorava dar presentes e ofereceu para Oiá o rio
Níger com sua embocadura de nove vertentes; para Oxum, dona das minas de
ouro, deu o rio Oxum; para Ogum o direito de fazer encantamentos em todas as
praias, rios e lagos, apelidando-o de Ogum-Beira-mar, Ogum-Sete-ondas entre
outros. Muitos foram os lagos e rios presenteados pela mãe Iemanjá a seus
filhos, mas quanto mais ofertava, mais recebia de volta. Aqui se subtrai o
ensinamento de que "é dando que se recebe". (Fonte-web:http://www.rosanevolpatto.trd.br/deusaiemanja1.htm) Para ver mais: MAGIA AFRO-BRASILEIRA & UMBANDA
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