MAGIA AFRO-BRASILEIRA & UMBANDA
OGUM SEGUNDO RUBENS SARACENI Ógun Olulonan, Ógun Assiuádju, Ógun Ogueré, Auá Medji Patakori, Jésse Jésse, Ógun Kambierin.* Ogunhê! Ogum é sinônimo de lei e ordem e seu campo de
atuação é a ordenação dos processos e dos procedimentos. O Trono da Lei é eólico e, ao projetar-se, cria a
linha pura do ar elemental, já com dois pólos magnéticos ocupados por Orixás
diferenciados em todos os aspectos. O pólo magnético positivo é ocupado por
Ogum e o pólo negativo é ocupado por Iansã. Esta linha eólica pura dá sustentação a milhões de
seres elementais do ar, até que eles estejam aptos a entrar em contato com um
segundo elemento. Uns têm como segundo elemento o fogo, outros têm na água
seu segundo elemento, etc. Portanto, na linha pura do “ar elemental” só temos
Ogum e Iansã como regentes. Mas se estes dois Orixás são aplicadores da Lei
(porque sua natureza é ordenadora), então eles se projetam e dão início às
suas hierarquias naturais, que são as que nos chegam através da Umbanda. Os Orixás regentes destas hierarquias de Ogum e
Iansã são Orixás Intermediários ou regentes dos níveis vibratórios da linha
de forças da Lei. Saibam que Oxalá tem sete Orixás Intermediários
positivos e tem outros sete negativos, que são seus opostos, e tem sete
Orixás neutros; Oxum tem sete Orixás intermediárias positivas e tem outras
sete negativas, que são suas opostas; Oxóssi tem sete Orixás intermediários
positivos, sete negativos, que são seus opostos, e tem sete outros que formam
uma hierarquia vegetal neutra e fechada ao conhecimento humano material;
Xangô tem sete Orixás intermediários positivos e tem sete negativos, que são
seus opostos. E o mesmo acontece com Obaluayê e Yemanjá. Agora, Ogum e Iansã são os regentes do mistério
“Guardião” e suas hierarquias não são formadas por Orixás opostos em níveis
vibratórios e pólos magnéticos opostos, como acontece com outros. Não,
senhores! Ogum e Iansã formam hierarquias verticais retas ou
seqüenciais, sem quebra de “estilo” , pois todos os Oguns, sejam os regentes
dos pólos positivos, dos neutros ou tripolares, ou dos negativos, todos atuam
da mesma forma e movidos por um único sentido: aplicadores da Lei! Onde estiver um Ogum, lá estarão os olhos da Lei,
mesmo que seja um “caboclo” de Ogum, avesso às condutas liberais dos
freqüentadores das tendas de Umbanda, sempre atento ao desenrolar dos
trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos espíritos
incorporadores. Dizemos que Ogum é, em si mesmo, os atentos olhos da
Lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado. (fonte: internet. EXTRAÍDO DO LIVRO
CÓDIGO DE UMBANDA - RUBENS SARACENI Para ver mais: MAGIA
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