MAGIA
AFRO-BRASILEIRA & UMBANDA
OS FUNDAMENTOS DIVINOS DA UMBANDA SAGRADA
A Umbanda, ainda
que não evidencie isso à primeira vista, é uma religião muito rica em
fundamentos divinos. E, se isso acontece, é porque é nova, não foi codificada
totalmente e não tínhamos um indicador seguro que nos auxiliasse na
decodificação dos seus mistérios.
Atualmente, um
século após sua fundação por Zélio Fernandino de Moraes e o senhor Caboclo
das Sete Encruzilhadas, espíritos mensageiros têm transmitido-nos algumas
chaves mestras que têm aberto vastos campos para decodificarmos seus
mistérios e iniciarmos sua verdadeira codificação, tornando-a tão bem
fundamentada que talvez, no futuro, outras religiões recorram a estas chaves
para interpretarem seus próprios mistérios. Se não, vejamos:
1º) Na Umbanda, as linhas de trabalhos espirituais, formadas por espíritos
incorporadores, têm nomes simbólicos.
2º) Os guias incorporadores não se
apresentam com outros nomes, e só se identificam por nomes simbólicos.
3º) Todos eles são magos consumados e têm
na magia um poderoso recurso, ao qual recorrem para auxiliarem as pessoas que
vão aos templos de Umbanda em busca de auxílio.
4º) Um médium umbandista recebe em seus
trabalhos vários guias espirituais cujas manifestações ou incorporações são
tão características que só por elas já sabemos a qual linha pertence o
espírito incorporado.
5º) As linhas são muito bem definidas e
os espíritos pertencentes a uma linha falam com o mesmo sotaque, dançam e gesticulam
mais ou menos iguais e realizam trabalhos mágicos com elementos definidos
como deles e mais ou menos da mesma forma.
6º) Cada linha está ligada a alguns
orixás e podemos identificar nos seus nomes simbólicos a qual dos espíritos
de uma mesma linha são ligados.
7º) Isto acontece tanto com as linhas da
direita quando com as da esquerda, todas regidas pelos sagrados orixás.
Com isso, temos
chaves importantes para avançarmos no estudo dos fundamentos da Umbanda
Sagrada até chegarmos ao âmago do mistério dos seus nomes simbólicos. Mas
para chegarmos ao âmago, antes temos que saber qual é o meio ou a diretriz
que nos guiará nesta busca, já que temos linhas de Caboclos, Pretos-velhos,
Crianças, Baianos, Boiadeiros, Marinheiros, Exús, Pomba-giras, etc. E esta
chave mestra se chama “Fatores de Deus”. Antes de falarmos sobre fatores ou
sobre o que eles significam, precisamos abrir um pouco mais o leque de
assuntos desse nosso comentário para fundamentarmos os mistérios da Umbanda
Sagrada.
Voltemo-nos para a Bíblia Sagrada e nela
vamos ler algo semelhante a isso:
- E no princípio havia o caos.
- E Deus ordenou que do caos nascesse a luz, e a luz se fez.
- E Deus ordenou tudo e tudo foi feito segundo suas determinações verbais e o
“verbo divino”, realizados por sua excelência sagrada.
Identificou nas determinações dadas por Deus a essência de suas funções
ordenadoras e criacionistas. Assim explicado, o “verbo divino” é uma função e
cada função é uma ação realizadora.
Mas, se assim é,
tem que haver um meio através do qual o verbo realizador faça sua função
criadora. E esse meio não pode ser algo comum mas sim extraordinário, divino
mesmo, já que é através dele que Deus realiza. E se cada verbo é uma função
criadora em si mesmo, e muitos são os verbos, então esse meio usado por Deus
tem que ter em si o que cada verbo precisa para se realizar enquanto função
divina criadora de ações concretizadoras do seu significado excelso.
Nós sabemos que a alusão ao verbo divino
na Bíblia Sagrada não teve até agora uma explicação satisfatória pelos
estudiosos dela e pelos seus mais renomados intérpretes, relegando-o apenas
às falas ou pronunciamentos de Deus. Mas isto também se deve ao fato de seus
intérpretes não terem atinado com a chave mestra que abre o mistério do
“verbo divino” mas que agora, de posse da Umbanda Sagrada, explica-nos tudo,
desde o caos bíblico ao big-bang dos astrônomos e desde o surgimento da
matéria até o estado primordial da criação tão buscado atualmente pela física
quântica. Sim, o verbo divino e seu meio de realizar suas ações tanto está na
concretização da matéria quanto no mundo rarefeito da física quântica. E está
desde a reprodução celular quanto na geração dos corpos celestes.
- O verbo divino é a ação!
- E o meio que ele usa para realizar-se enquanto ação, denominamos de fatores
de Deus.
Por fatores, entendam as menores coisas
ou partículas criadas por Deus e elas são vivas e são o meio do verbo divino
realizar-se enquanto ação, já que cada fator é uma ação realizadora em si
mesmo e faz o que o verbo que o identifica significa.
- Assim, se o verbo acelerar, significa agilizar o movimento de algo, o fator
acelerador é o meio usado por Deus para acelerar o movimento ou o
deslocamento do que criou e deve evoluir. E o mesmo acontece, ainda que em
sentido contrário, com o verbo desacelerar e com o seu fator identificador
que é o fator desacelerado.
- Já o verbo movimentar, cujo significado é dar movimento a algo, tem como
meio de realizar-se enquanto ação o fator movimentador. O mesmo acontece com
verbo paralisar, cuja função é oposta e que tem como meio de se realizar como
ação o fator paralisador.
- E o verbo abrir tem como meio de se realizar como ação o fator abridor. Já
o verbo fechar, cuja função é oposta ao verbo abrir, tem como meio de se
realizar como ação o fator fechador.
- E o verbo trancar, cujo significado é o de prender, tem como meio de se
realizar enquanto ação o fator trancador. E o verbo abrir, cujo significado é
o de liberar, tem como meio de se realizar enquanto ação o fator abridor.
- E o verbo direcionar, cujo significado é dar rumo a algo, tem como meio de
se realizar enquanto ação o fator direcionador. Já o verbo desviar, cujo
significado é o de desviar do alvo, tem como meio de se realizar enquanto
ação o fator desviador.
- E o verbo gerar, cujo significado é fazer nascer algo, tem como meio de se
realizar enquanto ação realizadora o fator gerador. E o verbo esterilizar,
cuja função é oposta, tem como meio para se realizar enquanto ação o fator
esterilizador.
- E o verbo magnetizar, cujo significado e função é dar magnetismo a algo,
tem como meio para se realizar enquanto ação o fator magnetizador. Já o verbo
desmagnetizar, cuja função e significado são opostos, tem como meio para se
realizar enquanto ação o fator desmagnetizador.
- E o verbo cortar, cujo significado e função é partir algo, tem como meio
para se realizar enquanto ação o fator cortador. Já o verbo unir, cujo
significado e função é juntar algo, tem como meio para se realizar enquanto
ação o fator unidor.
Muitos são os verbos e cada um é em si a ação que significa e muitos são os
meios existentes no que denominamos por fatores de Deus. Aqui, neste
comentário, já citamos os verbos:
- Acelerar e Desacelerar; - Movimentar e Paralisar; - Abrir e Fechar; -
Trancar e Abrir; - Direcionar e Desviar; - Gerar e Esterilizar; - Magnetizar
e Desmagnetizar; - Cortar e Unir.
São poucos verbos
se comparados aos muitos que existem, mas são suficientes para os nossos
propósitos.
Tomemos como
exemplo o verbo trancar e o fator trançador e vamos transporta-los para uma
linha de trabalhos espirituais e mágicos de Umbanda, a dos Exus trancadores,
onde temos estes nomes simbólicos:
- Exu Tranca-ruas, ligados a Ogum.
- Exu Tranca-tudo, ligados a Oxalá.
- Exu Tranca-giras, ligados a Oyá.
- Exu Sete Trancas, ligados a Obaluayê.
- Exu Tranca Fogo, ligados a Xangô.
- Exu Tranca Rios, ligados a Oxum.
- Exu Tranca Raios, ligados a Yansã.
- Exu Tranca Matas, ligados a Oxossi.
Se o verbo trancar significa prender, e se o fator trancador é o meio pelo
qual ele se realiza enquanto ação, então todo exu que tenha em seu nome
simbólico a palavra tranca é um gerador desse fator e que, quando o irradia
tranca algo, certo? E se tomarmos o verbo abrir e o fator abridor, temos uma
linha de trabalhos espirituais e mágicos de Umbanda, a dos Exus abridores,
onde temos estes nomes simbólicos:
- Exu abre tudo – ligado a Oxalá.
- Exu abre caminhos – ligado a Ogum.
- Exu abre portas – ligado a Obaluayê.
- Exu abre matas – ligado a Oxossi.
- Exu abre tempo – ligado a Oyá.
E se tomarmos o verbo romper, aqui não citado, e o fator através do qual sua
ação se realiza, temos estas linhas de trabalhos espirituais e mágicos:
- Ogum rompe tudo – ligado a Oxalá.
- Ogum rompe matas – ligado a Oxossi.
- Ogum rompe nuvens – ligado a Yansã.
- Ogum rompe solo – ligado a Omulú.
- Ogum rompe águas – ligado a Yemanjá.
- Ogum rompe ferro – ligado a Ogum.
E temos linhas de Caboclos e de Exus com estes mesmos nomes:
- Caboclos e Exus rompe tudo.
- Caboclos e Exus rompe matas.
- Caboclos e Exus rompe nuvens.
- Caboclos e Exus rompe solo.
- Caboclos e Exus rompe águas.
- Caboclos e Exus rompe ferro.
Muitos são os verbos e cada um tem um meio ou fator através do qual se
realiza enquanto ação. Por isto, afirmamos que a Umbanda é riquíssima em
fundamentos e não precisa recorrer aos fundamentos de outras religiões para
explicar suas práticas ou os nomes simbólicos dados aos Orixás, que são as
divindades realizadoras do verbo divino ou as suas linhas de trabalhos
espirituais e mágicos, que são manifestadores espirituais dos mistérios do
verbo divino. Se atinarem bem para a riqueza contida no simbolismo da Umbanda
Sagrada, poderão dispensar até as interpretações antigas herdadas do culto
ancestral aos Orixás praticado em solo africano, porque Deus, ao criar uma
religião, dota-a de seus próprios fundamentos divinos e espera que seus
adeptos os descubram e os aplique a sua Doutrina e práticas, aperfeiçoando
sua concepção do divino existente nos seus mistérios.
TEXTO DE RUBENS SARACENI
(Fonte:
internet)
Para ver mais:
....
|
Anúncios a&e:
Trabalhos de Magia Negra ou Branca
Amarrações, feitiços para dinheiro, amarrar
amor, rituais. Relatos verídicos.
Veja:
magianegra.com.pt
|