MAGIA
AFRO-BRASILEIRA & UMBANDA
OXALÁ
Oxalá
ou Obatala, o Orixá, o Rei da Roupa Branca ou, ainda, o Grande Orixá é o mais
importante dos deuses Yorubá. Foi o primeiro a ser criado por Olodumaré, o
Deus Supremo, que lhe conferiu o poder de sugerir, Axé, e de realizar, Axé,
razão pela qual é saudado com o título de Alabalaxé.
É o Orixá
supremo, considerado o Pai de todos. Orixá do equilíbrio, da fraternidade, da
união, Senhor da pureza. É um Orixá pacificador. A este Orixá pedimos
proteção, força, harmonia e paz.
Oxalá se apresenta de três formas diferentes
segundo o Candomblé:
Oxalá Menino: OXAGUIAN - sincretizado por
Menino Jesus de Praga.
Oxalá Velho: OXALUFAM - sincretizado por Jesus
Cristo no Monte das Oliveiras.
Oxalá (Morto): OXALÁ - sincretizado por Jesus
Cristo.
O símbolo do primeiro é uma idá (espada), o
do segundo é uma espécie de cajado em metal, chamado ôpá xôrô.
Diz-se, na Bahia, que existem
dezesseis Oxalás, sendo, porém, dois os mais evocados: Oxalufan e Oxagiyan. O
primeiro, Oxalufan ,que foi o rei de Ifan, é um Oxalá muito velho, curvado
pelos anos, que anda com dificuldade e hesitação, como se estivesse atacado
pelo reumatismo.
Ele apoia seus passos cabaleantes sobre um Paxorô, grande bastão de metal
branco, encimado pela imagem de um pássaro e ornado por discos de metal e
pequenos sinos. Em contraste, Oxagiyan, que foi rei de Ejigbo, é um guerreiro
jovem e valente. Ele gostava, exageradamente, de inhame triturado no pilão,
prato denominado Yan, em Yorubá, o que lhe valeu o apelido de "o Orixá
que come inhame pilado", expressão equivalente, em Yorubá, a Orixá je
iyan, que daria origem ao nome Oxagiyan. Quando as iaôs deste orixá dançam,
elas brandem um pilão e um escudo numa das mãos e, na outra, uma espada.
Saúdam-se estes dois Oxalás gritando-se Epa Babá, "Viva o Pai"ou,
então, Exé eee!, "Boa Atividade".
(fonte: http://www.terreirodeyansa.hpg.ig.com.br/orixa/oxala.htm)
Dia da semana: Sexta-feira (Camdomblé) e
Domingo (Umbanda)
Dia de comemoração: 25 de Dezembro
Cor: Branca. Para Oxalá, o branco significa a serenidade, a calma, o silêncio,
indicando que ele não gosta de violência, disputas ou barulho, assim como não
gosta de cores fortes.
Metal: Metais Brancos como ouro branco e prata, níquel.
Astro regente: Sol
Flores: Lírios, rosas e palmas brancas, narciso, camélia.
Frutas: Uva branca, maçã, pêra, abacaxi.
Velas: Branca
Doces: Merengue (suspiro), cocada, doce de coco.
Comida: Arroz branco cozido, com ou sem mel. Canjica branca cozida com mel
e algodão por cima.
Bebidas: Água mineral, mel puro.
Ervas: Boldo, folha de pata de vaca, manjericão, tapete de Oxalá, erva
cidreira,
saião.
Sincretismo: Jesus
Pedra: Diamante
Local de oferenda: Praia e campinas, topos de morros.
Saudação: BABA EKÊ, AÊ BABA
(Fontes: internet.)
Orígem
e História
OXALÁ é o detentor do poder genitor masculino. Todas
suas representações incluem o branco. E um elemento fundamental dos
primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma e a formação de todo tipo
de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ
jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (APAXORÓ).
OXALÁ é alheio a toda violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da
limpeza, da pureza. Sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Seus
filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e outras
substâncias brancas.
Na África, todos os Orixás relacionados a criação são designados pelo nome
genérico de Orixá Fun Fun. O mais importante entre todos eles chama-se
Orixalá(Òrìsanlà), ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é
cultuado cmo Obatalá, rei do pano branco. Eram cerca de 154 Orixás Fun Fun,
mas no Brasil a quantidade se reduz significativamete, sendo que dois, Orixá
Olùfón, rei de Ifón (Oxalufã), Orixá Ógìyán, o comedor de inhame e rei de
Egigbó(Oxaguiã), tornaram-se suas expressões mais conhecidas.
A designação de Orixá Fun Fun se deve ao fato de a cor branca configurar-se
como a cor da criação, guardando a essência de todas as demais. O brando
representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação. O nome
Orisanlá foi contraído e deu orígem a palavra Oxalá, e com esse nome o grande
Deus-pai passoua ser conhecido no Brasil. Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos
em Oxalá e divididos em várias qualidades de suas duas configurações
principais: Òsálufón, Osagiyan, sendo este último, jovem e grerreiro, filho
do primeiro mais velho e paciencioso.
Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por
Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de
criar não só o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiríam
no mundo.
A maior interdição de Oxalá é de fato o azeite-de-dendê, que jamais deve
macular suas roupas, seus objetos sagrados, e muito menos o seu Alá. A ú nica
coisa vermelha que Oxalá permite, é a pena de Ikodidè, prova de sua submissão
ao poder genitor feminino.
Epó kété ó, Alà telè ó
Epó kété ó, Alà telè ó...
Evite o dendê, evite pisar no Alá
Evite o dendê, evite pisar no Alá.
O Alá representa a própria criação, está intimamente
relacionado a concepção de cada ser; é a síntese do poder criador masculino.
Sua função primeira já remete ao seu significado profundo. A ação de cobrir
não evoca somente proteção, zelo, denota a atividade masculina no ato sexual.
No Xirê Oxalá é homenageado por último porque é o
grande símbolo da síntese de todas as orígens. Ele representa a totalidade, o
único Orixá que, como Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus
filhos, todos são irmãos, já que a humanidade vive sob o meso teto, o grande
Alá que nos cobre e protege, o céu.
(Fonte:internet.Notas bibliográficas-
Candomblé. A panela do segredo - Pai Cido de Osun Eyin)
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