BRUXARIA & BRUXAS
MALLEUS MALEFICARUM – O MARTELO DAS BRUXAS
Porque
as mulheres são as principais adeptas às superstições malignas?
Também no que se
refere às bruxas que copulam com demônios, existem
grandes dificuldades para considerar os métodos pelos quais se consumam tais
abominações. Por parte do demônio: Primeiro, de que
elemento é composto o corpo que adota; segundo, se
o ato vai sempre acompanhado pela injeção de sêmen recebido de outrem; terceiro, quanto ao tempo e
lugar, que se comete este ato com mais freqüência, em certas ocasiões ao invés de outras; quarto,
se o ato é invisível para qualquer um que possa se encontrar por perto. Por
parte das mulheres: Primeiro, é preciso averiguar se apenas aquelas concebida
dessa maneira conflitante são visitadas com freqüência pelos demônios; ou
segundo, se elas foram oferecidas aos demônios por
parteiras no momento de seu nascimento; e terceiro se o deleite venéreo é
realmente entre os pares da classe mais débil. Mas aqui não podemos responder
a todas estas perguntas, não somente porque nos dedicamos a um estudo geral,
mas como na segunda parte desta obra explicaremos devidas suas ações. Portanto, consideremos antes de mais nada às
mulheres; e primeiro porque este tipo de perfídia se encontra num sexo tão
frágil; mais que nos homens. E nossa investigação será antes de mais nada
geral, e quanto ao tipo de mulheres que se entregam à superstição e a
bruxaria; e terceiro de maneira específica, com relação às parteiras que
superam em malignidade a todas as outras. Porque a superstição se encontra
antes de tudo nas mulheres? Em quanto à primeira
pergunta, porque há uma grande quantidade de bruxos do frágil sexo feminino,
em maior proporção que entre os homens; trata-se na verdade de um fato que
acabaria ocioso quando contrariado, já que a experiência o confirma, aparte
do depoimento verbal de testemunhas dignas de confiança. E sem prejudicar de
maneira alguma um sexo no qual Deus sempre achou grande glória pelo fato de
que Seu poderio ser difundido, digamos que diferentes homens atribuíram
diversas razões a este fato, ainda que coincidam em princípio. Portanto é
conveniente, para admoestação* das mulheres, falar disto, e a experiência demostrou muitas vezes que se mostram ansiosas em
atendê-los, sempre que se exponham com discrição. (*) Admoestação: Do latim, admonestare, significa: Advertência,
aviso, conselho. Leve repreensão; reparo, reprimenda, admonição, corrigenda.
(NT-Pt) Porém alguns homens sábios propõem esta
razão: Que há três coisas na natureza: A Língua, o Eclesiástico e a Mulher,
que não conhecem a moderação na bondade ou no vício, e quando superam os
limites de sua condição chegam as maiores alturas ou ao abismo mais profundo
da bondade ou do vício. Quando estão governados por um espirito
bom, se excedem em virtudes; mais se for mau, dedicamse
aos piores vícios. Isto se torna claro no caso da língua, que por seu
ministério, a maioria dos reinos foram atraídos para a fé de Cristo; e o Espirito Santo apareceu sobre os Apóstolos de Cristo em
meio as línguas de fogo. Outros sábios evangelistas também tiveram, por assim
dizer, línguas de cães que lambiam as feridas e chagas de Lázaro agonizante.
Como se diz: Com as línguas de cães salvais vossa alma do inimigo. Por esta
razão, São Domingo, chefe e pai da Ordem dos Evangelistas, é representado na
figura de um cão que ladra, com uma tocha acesa na boca, para que, com seus
latidos, aparte os lobos hereges do rebanho das ovelhas de Cristo. Também é
da experiência comum que a língua de um homem prudente pode dominar as
tendências de uma multidão; enquanto, com justiça, Salomão em Provérbios X,
canta em seu louvor: "Nos lábios do prudente acha-se sabedoria". E
depois: "Prata escolhida é a língua do justo; mas o entendimento dos
ímpios é como nada". E mais adiante: "Os lábios do justo apascentam
a muitos; mas os tolos por falta de entendimento morrem". Por tal motivo
agrega ao capítulo XVI: "Do homem são as disposições do coração; mas de
Jeová a resposta da língua". Porém a respeito de uma língua maligna
encontra-se em Eclesiastes XXVIII: "Uma língua que replica inquieta a
muitos, e os afugenta de nação em nação; derruba cidades a sorte, e demoli as
casas dos grandes homens". E por língua que replica se entende uma
terceira pessoa que com irreflexão ou rancor intervém entre duas partes em
conflito. O segundo termo, a respeito dos Eclesiásticos, isto é, os clérigos
e religiosos de ambos os sexos, São João Crisóstomo fala no texto:
"Expulsou do templo aqueles que vendiam e compravam". Pois o
sacerdócio engendra todo o bem e tudo o mau. Em sua epístola, aos nepotenses, São Jerônimo diz:
“Evitei como se fosse à peste um sacerdote comerciante que se elevou da
pobreza à riqueza, de uma posição inferior a uma superior” E o Beato Bernardo
em sua Homilia 23, sobre os Salmos, diz a respeito dos clérigos: “Se um
surgisse como um franco herege, que fosse expulso e silenciado; se for um
inimigo violento, que todos os homens bons fujam dele”. Mas como saberemos a
quem expulsar e de quem fugir? Pois nos confundem, são amistosos e hostis,
pacíficos e briguentos, amáveis e egoístas. E por outro lado: Nossos bispos
converteram-se em aventureiros, e nossos pastores em tosquiadores. E por
bispos se entende aqui, os orgulhosos abades que impõem pesados trabalhos aos
seus inferiores, que eles mesmos não tocariam com o
dedo mindinho. São Gregório diz a respeito dos pastores: “Ninguém comete mais
dano a igreja que o dono do nome ou da ordem de santidade, e vive em pecado;
porque ninguém se atreve a acusá-lo de pecado e, portanto este se difunde
grandemente, já que se honra ao pecador pela santidade de sua ordem”. O Beato
Agostinho também fala dos monges a Vicente o Donatista*:
“Confesso livremente tua caridade perante o Senhor nosso Deus, que é
testemunha de minha alma desde o momento em que
comecei a servi-lo; a grande dificuldade que de fato experimentei, resulta da
impossibilidade de encontrar homens piores ou melhores que os que honram ou
desonram os monastérios”.
(*) Donatista: O Donatismo foi uma doutrina religiosa cristã, considerada
herética pelo catolicismo. Persistiu na África romanizada nos séculos IV e V.
Seu nome advém de dois bispos com o mesmo nome: Donato de Casa Nigra, bispo da Numídia (Norte da África); e Donato o
Grande, bispo de Cartago. Os donatistas defendiam que os sacramentos só eram
válidos se quem os ministrava era digno. No catolicismo, porém, crê-se que os
sacramentos valem por si, seja o ministrante (geralmente um sacerdote) um
indivíduo corrupto ou não. Os autores que mais influenciaram os donatistas,
em termos de doutrina religiosa, foram São Cipriano, Montano
e Tertuliano. (NT-Pt) E
da maldade das mulheres fala-se em Eclesiastes XXV: “Não há cabeça superior à
de uma serpente, e não há ira superior à de uma mulher. Prefiro viver com um
leão e um dragão, que com uma mulher malévola”. E entre muitas outras coisas
que nesse ponto precedem e seguem ao tema da mulher maligna, concluímos:
Todas as malignidades são pouca coisa em comparação com a de uma mulher. Pelo
qual São João Crisóstomo diz em texto: “Não convém se casar”. São Mateus,
XIX: Que outra coisa é uma mulher, senão um inimigo da amizade, um castigo
inevitável, um mal necessário, uma tentação natural, uma calamidade
desejável, um perigo doméstico, um deleitável
detrimento, um mal da natureza pintado com alegres cores! Portanto, se é um
pecado divorciar-se dela quando deveria mantê-la, é na verdade uma tortura
necessária. Pois ou bem cometemos adultério ao nos divorciar, ou devemos
suportar uma luta quotidiana. Em seu segundo livro A Retórica, Cícero diz:
“Os muitos apetites dos homens levam-no a um pecado, mas o único apetite das
mulheres as conduz a todos os pecados, pois a raiz de todos os vícios
femininos é a avareza”. E Séneca diz em suas Tragédias: “Uma mulher ama ou
odeia; não há uma terceira alternativa. E as lágrimas de
uma mulher é um engano, pois podem brotar de uma pena verdadeira, ou
ser uma armadilha. Quando uma mulher pensa sozinha, pensa o mal”. Mas para as
boas mulheres há tanto louvor que lemos que deram beatitude aos homens, e
salvaram nações, países e cidades; como fica claro no caso de Judith, Déborah e Esther. Veja-se também Coríntios I: “Da mulher que tem um
marido infiel, e consente em habitar com ele; não a dispense. Porque o marido
infiel é santificado na mulher”. E Eclesiastes, XXVI: “Bendito o homem que
tem uma mulher virtuosa, pois o número de seus dias se duplicará”. E ao longo
desse capítulo se dizem muitos elogios sobre a excelência das mulheres boas,
o mesmo que no último capítulo dos Provérbios a respeito de uma mulher
virtuosa. E tudo isto fica claro no Novo Testamento, a respeito das mulheres
e virgens e outras mulheres santas que pela fé afastaram nações e reinos da
adoração de ídolos, para leva-los à religião cristã. Quem ler Vincent de Beauvais - em Spec. Histor.
XXM 9 - encontrará coisas maravilhosas na conversão
da Hungria pela muito cristã Gilia, e dos francos
por Clotilda, esposa de Clodoveo.
Portanto, em muitas críticas que lemos contra as mulheres, a palavra mulher
se usa para significar o apetite da carne. E como foi dito: Aqui verificamos
que a mulher é mais amarga que a morte e, uma boa mulher está submetida ao
apetite carnal.
Outros propuseram outras razões pela existência de mais mulheres
supersticiosas do que homens. E a primeira é mais crédula; e como o principal
objetivo do demônio é
corromper a fé, prefere atacá-las. Veja-se Eclesiastes, XIX: Quem é rápido em
sua credulidade, é de mente débil, e será decaído. A segunda razão é que, por
natureza, as mulheres são mais impressionáveis e mais prontas a receber a
influência de um espírito desencarnado; e que quando usam bem esta qualidade,
são muito boas; mas quando a usam mal, são muito más. A terceira razão é que
possuem língua solta, e são incapazes de ocultar de seus semelhantes as
coisas que conhecem das artes do mal e como são débeis, encontram uma maneira
fácil e secreta de justificativa por meio da bruxaria. Veja-se Eclesiastes,
tal como citamos acima: “Prefiro viver com um leão e um dragão, do que
habitar com uma mulher malvada”. Toda maldade é pouca coisa em comparação com
a de uma mulher. E a isto pode se agregar que, como são muito impressionáveis,
atuam em conivência. Também há outros que postulam
outras razões, das quais os evangelistas deveriam ter sumo cuidado quanto à
maneira em que as usam. Pois é certo que no Antigo Testamento as Escrituras
dizem muitas coisas más sobre as mulheres, e isso é devido à primeira
tentadora, Eva, e suas imitadoras; porém depois, no Novo Testamento,
encontramos uma troca de nome, como Evato Ave (como
diz São Jerônimo), e todo o pecado de Eva eliminado
pela Benção de Maria. Portanto os evangelistas sempre
deveriam louvá-las tanto quanto seja possível. Mas como nestes tempos esta
perfídia se encontra com mais freqüência entre as
mulheres do que entre os homens, como sabemos pela experiência, se alguém
sentir curiosidade em ter razão, podemos agregar, ao que foi dito o seguinte:
que como são mais débeis de mente e de corpo, não é de se estranhar que caiam em maior medida sob o feitiço da bruxaria. Porque no
diz respeito ao intelecto, e à compreensão das coisas espirituais, elas
parecem ser de natureza diferente dos homens, fato respaldado
pela lógica das autoridades, e apoiado por diversos exemplos das Escrituras.
Terêncio diz: “No intelectual, as mulheres são como crianças”. E Latâncio em Institutiones III:
“Mulher alguma, entendeu a filosofia, exceto Temeste”.
Em Provérbios, XI como se descrevesse uma mulher, diz: “Argola de ouro no
focinho do porco é como uma mulher formosa apartada da razão”. Mas a razão
natural é mais carnal que o homem, como fica claro analisando suas muitas
abominações carnais. E devemos apontar o defeito na formação da primeira
mulher, que foi formada de uma costela curva, isto é, a costela do peito, que
se encontra encurvada, por assim dizer, em direção
contrária a do homem. E devido a este defeito é um animal imperfeito, sempre
engana. Por isso diz Catão: “Quando uma mulher chorar, fique preso na rede”.
E depois: “Quando uma mulher chora se esforça para enganar um homem”. E isto
é mostrado pela esposa de Sansão, que o instruiu a dizer o enigma proposto
aos filisteus, e lhes deu a resposta, assim os enganando. E fica claro, no
caso da primeira mulher, que tinha pouca fé; pois quando a serpente perguntou
por que não comiam de todas as árvores do Paraíso, ela respondeu: “De todas
as árvores, etc..., não é que por acaso morramos”.
Com o qual mostrou que duvidava, e que tinha pouca fé na palavra de Deus. E
tudo isso é mostrado pela etimologia da palavra; pois Femina
provem de Fé e Menos, considerando que é muito débil para manter e conservar
a fé. E tudo isso, que diz respeito a fé, pertence a sua natureza, ainda que
por graça e natureza a fé jamais faltou a Santa Virgem, mesmo no momento da
paixão de Cristo, quando faltou a todos os homens. Portanto, uma mulher
malvada é por natureza mais rápida em vacilar em sua fé e, portanto, mais
rápida em abjurar da fé, o que constitui a raiz da bruxaria. E quanto a sua
outra qualidade mental, isto é, sua vontade natural; quando odeiam alguém a
quem antes amou, fervem de ira e impaciência por toda alma, tal como as marés
dos oceanos sempre se erguendo e arrebentando. Muitas autoridades referem-se
a esta causa: Eclesiastes XXV “Não há ira superior à de uma mulher”. E Sêneca em Tragédias: “Nenhuma força das chamas ou da
tempestade, nenhuma arma mortífera, deve temer-se tanto como a luxuria e o ódio de uma mulher que foi divorciada do
leito matrimonial”. Isto também se mostra na mulher que acusou falsamente
José, e o fez prisioneiro porque não aceitou o delito de adultério com ela (Gênesis, XXX). E em verdade, a causa mais poderosa que
contribui para aumento do número das bruxas é a lastimosa rivalidade entre as
pessoas casadas e as mulheres e os homens solteiros. E se isto é assim
inclusive entre as “santas”, como será, então, entre as demais? Pois em Gênesis, XXI vê-se o quanto impaciente e invejosa foi Sarah a respeito de Hagar
quando concebeu; quanta inveja teve Raquel de Léa,
porque não tinha filhos (Gênesis, XXX); e Hannah, que era estéril, da frutífera Peninnah
(I Reis); e como Maria (Números, XII) murmurou e falou mal de Moisés, e
portanto foi atacada de lepra; e de como Martha
tinha inveja de Maria Madalena, porque estava ocupada e Maria achava-se
sentada (São Lucas, X). A isto se refere Eclesiastes, XXXVII: “Não consultes
com uma mulher a respeito daquela de quem está zelosa”. Quer dizer que é
inútil consultar com ela, já que sempre há ciúme, ou seja, inveja numa mulher
malvada. E se as mulheres comportam-se desse modo entre si, quanto mais o
farão entre os homens. Valerlo Máximo conta que
quando Foroneo, rei dos gregos, se encontrava
moribundo, disse a seu irmão Leoncio que nada lhe
haveria faltado em matéria de felicidade se sempre lhe tivesse faltado uma
esposa. E quando Leoncio lhe perguntou como uma
esposa poderia se interpor no caminho da felicidade, lhe respondeu que todos
os homens casados o sabiam muito bem. E quando o filósofo Sócrates lhe
perguntou se deveria ter casado com uma esposa, respondeu: “Se não o fazes
estarás sozinho, tua família morrerá e te herdará um alheio; se o fazes sofre
em eterna ansiedade, de lamurientos planos; recriminação a respeito da porção
correspondente ao casamento; o forte desagrado de teus parentes, a
charlatanice de uma sogra, um belo par de cornos, e a chegada nada segura de
um herdeiro”. Isso foi dito como quem sabia o que dizia. Pois São Jerônimo, em seu Contra Loniniannm,
diz: “Este Sócrates tinha duas esposas que suportou com muita paciência, mas
não pôde livrarse de suas obstinações e suas
clamorosas críticas. De maneira que um dia, quando se queixavam dele, por ter
saído de casa para fugir do assédio, indo sentar-se do lado de fora; então as
mulheres jogaram nele a água que lhe serviriam”. Mas o filósofo não se
importou com isso, e disse: “Já sabia que depois do trovão viria a chuva”. E
também existe a história de um homem cuja esposa se afogou num rio. Enquanto
ele procurava o cadáver para tirá-lo d’água, lhe
perguntaram por quê caminhava correnteza acima; já que corpos pesados não se
elevam, mas apenas descem, e ele procurava contra a corrente do rio;
respondeu: “Quando esta mulher vivia, sempre, tanto em palavras como nos
fatos, contradisse minhas ordens; portanto procuro na direção
contrária, porque agora, mesmo morta, ainda conserva seu disposição
contraditória”. E na verdade, pelo seu primeiro defeito de inteligência, são
mais propensas a abjurar da fé, assim, como no segundo defeito de afetos e paixões exageradas, procuram, matutam e infligem
diversas vinganças, seja por bruxaria ou outros meios. Pelo qual não é
assombroso que existam tantas bruxas neste sexo. As mulheres também têm
memória débil, e nelas é um vício natural não serem disciplinadas, senão
seguir seus próprios impulsos, sem sentido algum no que pretendem fazer; e
isto é tudo o que sabem, e a única coisa que conservam na memória. De maneira
que Teofrasto diz: "Se a elas entregar toda a
administração da casa, mas reservar ao marido algum pequeno detalhe para seu
próprio julgamento, ela pensará que ele demonstra uma grande falta de fé
nela, e armará desavenças; e se ele não for logo procurar conselhos, ela lhe
preparará veneno e consultará videntes e algures, e logo se converterá numa
bruxa”. Mas quanto à dominação pelas mulheres, escute o que diz Cícero nos
Paradoxos. “Pode ser chamado de livre um homem cuja esposa o governa, lhe
impõe leis, lhe dá ordens e lhe proíbe de fazer o que deseja, de modo que não
pode nem se atreve a lhe negar nada do que lhe pede? Eu não só o chamaria de
escravo, senão, o mais baixo dos escravos, ainda que nascido na família mais
nobre.” E Seneca, na personagem da furiosa Medea, diz: “Porque deixas de seguir teu impulso feliz;
tão grande é a parte da vingança com que te regozijas?” Onde apresenta muitas
provas de que a mulher não pode ser governada, senão que segue seu próprio
impulso, mesmo até sua destruição. Da mesma forma, lemos a respeito de muitas
mulheres que se mataram por amor ou pena, porque não podiam se vingar. Ao
escrever sobre Daniel, São Jerônimo relata uma
história de Laodicea, esposa de Antioco,
rei da Síria; de como, ansiosa de que ele amasse sua outra esposa, Berenice,
mais que ela, fez primeiro que Berenice e sua filha com Antioco
fossem assassinadas, e depois se envenenou. E por que? Porque não queria ser
governada, mais desejava seguir seus próprios impulsos. Portanto, São João
Crisóstomo diz, não sem razão: “Oh maldade, pior que todos os males, uma mulher
maligna, seja pobre ou rica”. Pois se é esposa de um rico, não deixa de
excitar, dia e noite, seu esposo, com palavras ardentes, nem de usar
argumentos malignos e importunações violentas. E se
tem um esposo pobre não deixa de incitá-lo até a cólera e a rixa. E se é
viúva, dedica-se a menosprezar todos, em qualquer lugar, e se mostra
inflamada para todas as audácias, por seu espirito
orgulhoso. Se pesquisarmos, veremos que quase todos os reinos do mundo foram
derrubados por mulheres. Tróia, que era um reino próspero, foi destruída pela
violação de uma mulher, Helena, e muitos milhares de gregos foram mortos. O
reino dos judeus sofreu grandes infortúnios e destruição por causa da maldita
Jezebel, e sua filha Ataliah,
rainha da Judéia, que fez que os filhos de seu
filho fossem mortos, para que na morte deles pudesse chegar a reinar; mas
cada uma delas foi morta. O reino dos romanos suportou muitos males devido a
Cleópatra, rainha de Egito, a pior das mulheres. E
assim como outras. Portanto, não é estranho que o mundo sofra agora com
malícia das mulheres. E examinaremos em seguida os desejos carnais do corpo,
dos quais surgiram inumeráveis danos para a vida humana. Com justiça podemos
dizer como Catão de Utica: “Se o mundo pudesse
libertar-se das mulheres, não careceríamos de Deus em nossas relações”. Pois
em verdade, sem a malignidade das mulheres, para não falar da bruxaria, o
mundo seguiria existindo a prova de inumeráveis perigos. Ouça o que disse Valerlo a Rufino: “Não sabeis que a mulher é a Quimera,
mas é bom que o saibas, pois esse monstro tinha três formas; seu rosto era de
um radiante e nobre leão; tinha o asqueroso ventre de uma cabra, e estava
armada da cauda virulenta de uma víbora”. Quer dizer que uma mulher é formosa
na aparência, contamina pelo tato e é mortífero
viver com ela. Consideremos outra de suas propriedades, sua voz. Pois como é
embusteira por natureza, assim também em sua fala fere enquanto nos deleita.
Pelo qual sua voz é como o canto das sereias, que com suas doces melodias
atraem aos viajantes e os matam. Pois os matam esvaziando-lhes os bolsos,
consumindo-lhes as forças, e fazendo-os abandonar a Deus. E Valerlo também diz a Rufino: “Quando fala, é um deleite
que aroma o pecado; a flor do amor é uma rosa, pois embaixo
de seu botão se escondem muitos espinhos”. Veja Provérbios, v 3-4: “Porque os lábios da estranha destilam mel e seu
paladar é mais macio que o azeite; mas seu fim é amargo como o absinto*”. (Sua garganta é mais lisa que o óleo. Mas sua
extremidade é tão amarga quanto o absinto). (*) Absinto: Pequena erva
aromática dotada de propriedades amargas; mais conhecida por suas
características tóxicas. (NT-Pt) Consideremos
também seu porte, postura e vestimenta, que é a vaidade das vaidades. Não há
homem no mundo que se esforce tanto por comprazer ao bom Deus, como uma
mulher comum estuda suas vaidades para comprazer aos homens. Um exemplo disso
se encontra na vida de Pelagia, uma mulher mundana
que saíra para passear por Antióquia ataviada e
enfeitada nas formas mais extravagantes. Um santo padre, chamado Nonno, viu-a e rompeu-se a chorar, e disse a seus
companheiros que nunca em sua vida havia usado tanta diligência para
comprazer a Deus, e agregar-se muito mais a Ele, se resguardando em orações.
Isto é o que se lamenta em Eclesiastes VII e que a igreja inclusive lamenta
agora devido à grande quantidade de bruxas. “E eu achei mais amarga que a
morte, a mulher, a qual é rede e laços do coração; suas mãos são como
ligaduras. O que agrada a Deus escapará dela; mas o pecador será preso nela”.
Mais amarga que a morte, isto é, que o demônio:
Apocalipse VI, 8, “tenha, por nome Morte”. Pois mesmo o demônio
levando Eva ao pecado, Eva seduziu Adão. E como o pecado de Eva não havia
levado a morte a nossa alma e corpo, a menos que o pecado passasse depois para Adão, o qual foi tentado por Eva, e não pelo demônio, então ela é mais amarga que a morte. É mais
amarga que a morte, porque isso é natural e destrói apenas o corpo; mas o
pecado que nasceu da mulher destrói a alma ao despojá-la da graça, e entregar
o corpo ao castigo pelo pecado. É mais amarga que a morte, porque a morte do
corpo é um inimigo franco e terrível, mas a mulher é um inimigo lamuriento e
secreto. E o fato de que é mais perigosa que uma armadilha, não falando das
armadilhas dos caçadores, mas dos demônios. Pois os
homens são capturados, não só por seus desejos carnais, quando vêem e ouvem
às mulheres; mas, como diz São Bernardo: “Seu rosto é um vento quente, e sua
voz o apito das serpentes”; e também provocam encantamentos em inúmeros
homens e animais. E quando se diz que o coração delas é uma rede, se fala da inescrutável malícia que reina em seu coração. E suas
mãos são como laços para amarrar, pois quando posam suas mãos sobre uma
criatura para enfeitiçá-la, então, com a ajuda do demônio,
executam seu desígnio. Para terminar. Todas as bruxarias provem do apetite
carnal que nas mulheres é insaciável. Vejam-se Provérbios XXX: “Há três
coisas que nunca se fartam; ainda a quarta nunca diz basta”: a matriz
estéril. Pelo qual, para satisfazer seus apetites, se unem inclusive aos demônios. Muitas outras razões deveríamos apresentar, mas
para o entendimento está claro que não é de se estranhar que existam mais
mulheres que homens infectadas pela heresia da bruxaria. E em conseqüência disso, é melhor chamar de heresia das bruxas
do que dos bruxos, já que o nome deriva do grupo mais poderoso. E bendito
seja o Altíssimo, que até hoje protegeu o sexo masculino de tão grave delito;
pois Ele se mostrou disposto a nascer e sofrer por nós e, portanto concedeu
esse privilégio aos homens.
Para VOLTAR A:
Bruxaria&Bruxas
Grimorio- Malleus Maleficarum
Veja também:
Simpatias Magias & Feitiços Rápidos
Magia
Druidismo
Magia Lunar
Wicca
BIBLIA ON-LINE
Bíblia
Orações – pag. 1
Orações – pag. 2
Orações – pag. 3
Santos & Nossas Senhoras
Anjos
Não perca: temas relacionados
....
|
....
Quer ganhar mais dinheiro?
|
Acabe com os seus problemas.
Comece hoje mesmo a ganhar mais.
Veja aqui: ANUNCIOS A&E
|
|