|
Faça busca no Portal Astrologia e Esoterismo. Temos toda a
informação mística, esotérica e religiosa no mundo, em língua portuguesa. Pesquisa personalizada Introduza os termos da
sua pesquisa sem pontuação. Por
exemplo: não escreva «feitiço», mas sim «feitico»; não escreva «oração» mas antes «oracao». |
|||||||||||||||
…
… |
|
BRUXARIA & BRUXAS MALLEUS MALEFICARUM – O MARTELO DAS BRUXAS Que tipo
de mulher é supersticiosa e bruxa mais que qualquer outra? E quanto a nossa
segunda investigação, quais classes de mulheres são mais supersticiosas que
outras e estão infectadas pela bruxaria, deve se dizer, como se mostrou no
estudo precedente, que três vícios gerais parecem ter um especial domínio
sobre as mulheres más, a saber: a infidelidade, a ambição e a luxuria. Portanto, inclina-se mais que outras à bruxaria,
aquelas que mais se entregam a estes vícios. Além do que, dos três vícios, o
último é o predominante, sendo as mulheres insaciáveis, etc. Daí que entre as
mulheres ambiciosas, resultam mais profundamente infectadas aquelas com
temperamento ardoroso para satisfazer seus
repugnantes apetites; e essas são as adúlteras, as fornicadoras
e as concubinas do Grande. Agora bem, como se diz na Bula papal, existem sete
métodos por meio dos quais infectam de bruxaria o ato venéreo e a concepção
do útero: Primeiro, levando a mente dos homens a uma paixão desenfreada.
Segundo, obstruindo sua força de gestação. Terceiro, eliminando os membros
destinados a esse ato. Quarto, convertendo
os homens em animais por meio de artes mágicas. Quinto, destruindo a força de
gestação das mulheres. Sexto, provocando o aborto. Sétimo, oferecendo as
crianças aos demônios. Isso tudo, sem levar em
conta, outros animais e frutos da terra com os quais se operam muitos danos.
E tudo isso será considerado mais adiante; no momento dediquemos nossa
reflexão aos danos causados aos homens. E antes de mais nada, a respeito de
quem é enfeitiçado por amor ou ódio desmesurado, assunto de uma categoria
difícil de analisar ante a indulgência geral. No entanto deve ser admitido
como um fato. Porque São Tomás IV, 34, ao tratar das obstruções provocadas
pelas bruxas, mostra que Deus outorga ao demônio
maior poder sobre os atos sexuais dos homens, do
que contra outras ações; e dá o seguinte motivo: e
é possível que assim seja, já que têm, mais tendência de serem bruxas as
mulheres mais dispostas a tais atos. Também diz,
que desde a primeira corrupção do pecado, na qual o homem se tornou escravo
do demônio, o legado chegou até nós pelo ato de
engendrar; portanto Deus concede ao demônio maior
poder neste ato que em todos os demais. Além do que, o poder das bruxas é
mais evidente nas serpentes, como já dissemos, que em outros animais, porque
por meio de uma serpente o diabo tentou a mulher. E também por esta razão:
como se mostrará depois, mesmo o matrimônio sendo
obra de Deus, instituído por Ele, é às vezes destruído pela obra do demônio; e não, em verdade, pela força, o que o faria ser
considerado mais forte que Deus, mas é, com a permissão Dele mediante a
provocação de algum impedimento temporário ou permanente no ato conjugal. E a
respeito disso, podemos dizer do que se conhece pela experiência; que estas
mulheres satisfazem seus sujos apetites, não só por si mesmas, mais inclusive
através dos poderosos da vez, sejam eles de qualquer classe ou condição, e
por todo tipo de bruxarias provocam a morte da alma devido à excessiva ânsia
do amor carnal, de tal maneira, que nenhuma vergonha ou persuasão poderia
dissuadi-las de tais atos. E por meio desses
homens, já que as bruxas não permitem que lhes ocorra dano algum, seja por
eles mesmos ou por outros, e uma vez os tendo sob seus poderes, surge o grande
perigo da época, isto é, o extermínio da Fé. E deste modo aumentam as bruxas
todos os dias. E queira Deus isto não fosse verdadeiro como o diz a
experiência. Mas a verdade é que a bruxaria desperta tal ódio entre aqueles
que foram unidos no Sacramento do Matrimônio e
bloqueia a força de gestação, tornando os homens incapazes de executar a ação necessária para engendrar filhos. Mas como o amor e
o ódio existem na alma, na qual nem sequer o demônio
pode entrar, é preciso pesquisar tais coisas, não só porque pareçam
inacreditáveis para alguns; mas no confronto de argumento contra argumento, o
assunto ficará claro. Examinemos como, por meio do movimento local, pode o demônio excitar a fantasia e as percepções sensoriais
internas de um homem, isto por meio de aparições e ações
impulsivas. É de assinalar que Aristóteles (de Somno
et Vigília) atribui ao fato que, quando um animal
dorme, o sangue flui à sede mais íntima dos
sentidos, dos quais emanam movimentos ou impressões que perduram de
impressões passadas, conservadas na mente ou percepção interna; e são a
Fantasia ou Imaginação, que segundo São Tomás é a mesma coisa. Porque a
fantasia ou imaginação é, por assim dizer, o tesouro das idéias recebidas
através dos sentidos. E assim ocorrem quando os demônios
agitam de tal modo as percepciones internas, ou
seja, o poder de conservar imagens, que parecem ser uma nova impressão
decidida no momento, a partir de coisas exteriores. É certo que não todos
concordam a respeito disso; mas se alguém deseja se ocupar deste assunto,
deve considerar a quantidade e as funções das percepções internas. Segundo Avicenna, em seu livro Sobre a Mente, são cinco, a saber:
o Bom Sentido; a Fantasia, a Imaginação, o Pensamento e a Memória. Mas São
Tomás, na Primeira Parte da Pergunta 79, diz que são apenas quatro, já que a
Fantasia e a Imaginação são a mesma coisa. Por temer à prolixidade, omito
muitas outras coisas que se disse a respeito. Só isto deve ser dito: que a
fantasia é o tesouro das idéias, mas a memória parece ser algo diferente.
Pois a fantasia é o tesouro ou o depósito das idéias recebidas através dos
sentidos; mas a memória é o tesouro dos instintos, que não se recebe pelos
sentidos. Porque quando um homem vê um lobo, ele foge, não por sua cor feia
ou aspecto, que são idéias recebidas através dos sentidos exteriores e
conservadas em suas fantasias; mas foge porque o lobo é seu inimigo natural.
E isso ele sabe por algum
instinto ou temor, aparte do pensamento, que reconhece o lobo como hostil,
mas o cão como amistoso. Mas o depósito destes instintos é a memória. E a
recepção e a retenção são duas coisas diferentes na natureza animal; pois
quem é por natureza criativo, percebe com maior facilidade, e retêm o mal; e
o contrário ocorre com aqueles que são de humor seco. Para voltar ao tema. Os
aparecimentos que surgem nos sonhos dos dormentes procedem das idéias
conservadas no depósito da mente, por meio de um movimento local e natural,
causado pelo fluxo de sangue para a primeira e mais íntima sede de suas
faculdades de percepção; e falamos de um movimento local intrínseco na cabeça
e nas células do cérebro. E isto também pode ocorrer devido a um movimento
local similar criado por demônios. Estas coisas
também ocorrem, não só a quem dorme, mas inclusive a quem esta desperto. Pois com isso os demônios
também podem fortalecer e excitar as percepções e humores internos, de modo
que as idéias conservadas nos depósitos da mente sejam extraídas e
evidenciadas as faculdades da fantasia e da imaginação, para que levem os
homens a imaginarem que essas coisas são verdadeiras. E isto se chama
tentação interior. E não é estranho que o demônio
possa fazê-lo por seu próprio poder natural, já que qualquer homem por si
mesmo, acordado e gozando do uso de sua razão, pode extrair de forma
voluntária, de seus depósitos, as imagens que conservou neles; de tal forma,
que convoque as imagens das coisas que lhe interessa. E admitindo isto, é
fácil entender o assunto do excessivo ardor no amor. Agora bem, há duas
maneiras, como já foi dito que os demônios podem
provocar este tipo de imagens. Às vezes atuam sem
encadear a razão humana, como dissemos no que se
refere à tentação e no exemplo da imaginação voluntária. Mas em certas
ocasiões o uso da razão está encadeado por inteiro; e isto pode ser
exemplificado em certas pessoas defeituosas por natureza, e com os loucos e
os bêbados. Portanto, não é estranho que, com a permissão de Deus, os demônios possam encadear a razão; e a esses homens
chama-los delirantes, porque seus sentidos foram arrebatados pelo demônio. E fazem-no de duas maneiras, com ou sem a ajuda
das bruxas. Pois Aristóteles, na obra que citamos, -
diz que quem vive em paixão é movido por pouca coisa, como o apaixonado pela
aparência mais remota de seu amor, e o mesmo acontece no caso de quem sente
ódio. Portanto os demônios, que aprenderam dos atos dos homens e, as paixões que estão principalmente
submetidos, aos incitar a esse tipo de amor ou ódio desmesurado, impõem seu objetivo sobre a imaginação dos homens, com tanto mais
força e eficácia quanta maior é a facilidade com que podem o fazer. E isso
lhes resulta tanto mais fácil, quanto é mais singelo a um apaixonado,
convocar a imagem de seu amor na memória, e a conservar prazerosamente
em seus pensamentos. Mas agem por bruxaria quando fazem estas coisas pela
instância das bruxas, em razão de um pacto convindo com elas. Mas não é
possível tratar destes assuntos em detalhe, devido à grande quantidade de
fatos, tanto entre os clérigos como entre os laicos. Pois quantos adúlteros
abandonaram as mais belas esposas em razão de sua luxuria,
pelas mais vis mulheres! Sabemos de uma mulher idosa que, segundo a versão
comum dos irmãos desse monastério, inclusive até a atualidade, não só embruxou dessa forma três abades, um
após o outro, mais inclusive os matou, e da mesma forma enlouqueceu um
quarto. Pois ela mesma confessou em público, e não temeu em dizer: “... o fiz e faço de novo, e não poderão deixar de me amar
porque comeram tanto de meu esterco... e mede certamente o tamanho do seu
braço...” E além do mais, confesso que desde então não tivemos motivos para
incriminá-la ou a levar perante os tribunais, e ainda sobrevive na atualidade. Recordaremos que foi dito que o demônio compele de forma invisível o homem ao pecado, não
só por meio da persuasão, como dissemos, mais também por meio da própria
disposição. Ainda que isto não seja muito pertinente, digamos que por uma
admoestação similar da disposição do humor dos homens, faz que alguns tendam
mais a cólera, a concupiscência ou a outras paixões. Pois é manifesto que um
homem que possui no corpo essa disposição é mais propenso à concupiscência, a
ira e a tais paixões; e quando despertos, possuem mais tendência a se
submeter a elas. Mas como fica difícil citar precedentes, é preciso encontrar
um meio mais fácil de declarar, para admoestação da gente. E na Segunda Parte
deste livro trataremos dos remédios pelos quais podem ser libertados os
homens assim enfeitiçados. Para VOLTAR A: Grimorio- Malleus Maleficarum Veja também: Simpatias Magias & Feitiços Rápidos Não perca: temas relacionados .... |
....
|
WebDesign e WebMastering
by P&B WebDesign & WebMasters © |
Powerd
by HOSDAT – Web Solutions – Web Hosting |