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BRUXARIA & BRUXAS MALLEUS MALEFICARUM – O MARTELO DAS BRUXAS Se as
bruxas podem embotar o poder de gestação ou obstruir o ato venéreo? Agora bem, o
fato de que as rameiras e as prostitutas adúlteras se entreguem antes de mais
nada à bruxaria está confirmado pelos feitiços efetuados
pelas bruxas sobre o ato de engendrar. E para tornar mais clara, à verdade,
deve considerar os argumentos daqueles que não concordam, a esse respeito conosco. E antes de mais nada afirmam que esse
encantamento não é possível, porque se o fosse regeria por igual quem está
casado; e isto admitido, então, tanto o casal é obra de Deus e a bruxaria é
obra do demônio, e esta intimidade seria mais forte
que a primeira. Mas se admitir que só possa afetar
os fornicadores e os solteiros, isso implica na
volta da opinião de que, na realidade a bruxaria não existe, e não passa da
imaginação dos homens. E isto já foi refutado. Ou bem se encontra alguma
razão que afete os solteiros e não os casados; e a
única razão possível é que o casal é obra de Deus. E como, segundo os
Teólogos, esta razão não é válida, segue em pé o argumento de que haveria
obra do demônio mais forte que a de Deus; e como
seria injustificado fazer semelhante afirmação, também é injustificado
afirmar que o ato venéreo possa ser obstruído pela bruxaria. Mais uma vez, o demônio não pode obstruir as outras ações
naturais, tais como comer, caminhar e erguer-se, como fica evidente que, se
assim fosse, destruiria todo mundo. Além do mais, como o ato venéreo é comum
a todas as mulheres, se o obstruísse seria em relação a todas as mulheres; mas
não é assim, e por tanto vale o primeiro argumento. Porque os fatos provam
que não é assim; pois quando um homem diz que foi embruxado, continua sendo
muito capaz em relação as outras mulheres, ainda que não com aquela com a
qual lhe é impossível copular; e a razão disso é que não há desejo, e
portanto nada pode fazer nesse sentido. Há também outra razão: a de que como
o diabo é mais poderoso que o homem, e um homem pode obstruir a capacidade de
engendrar por meio de ervas frígidas ou qualquer outra coisa que podemos
pensar, muito mais pode fazer o demônio já que tem
maior conhecimento e astúcia. Resposta. A verdade fica bastante evidente nos
dois aspectos já argumentados, ainda que não declarado de maneira específica,
o método de obstrução. Pois se mostrou que a bruxaria não existe só na
imaginação dos homens, mais nos fatos; e na verdade realmente podem ocorrer
inumeráveis encantamentos com a permissão de Deus. Também se mostrou que Deus
permite mais no caso da capacidade de engendrar, devido a maior corrupção, do
que no caso de outras ações humanas. Mas a respeito
do método pelo qual se tentam essas obstruções, é de assinalar que não afeta só o poder de engendrar, mais a imaginação ou a
fantasia. E quanto a isto, Pedro de Paludes (III,
34) assinala cinco métodos. Pois diz que o demônio,
por ser um espirito, tem poder sobre uma criatura
corpórea, e pode causar ou impedir um movimento local. Portanto pode impedir
que os corpos se acerquem entre si, seja de maneira direta
ou indireta, interpondo-se em alguma forma
corpórea. Assim ocorreu com o jovem desposado com um ídolo que, no entanto
casou-se com uma jovem donzela, e foi incapaz de copular com ela. Segundo,
pode excitar um homem a esse ato, ou congelar o desejo dele, em virtude de
coisas secretas cujo poder conhece melhor que ninguém. Terceiro, pode
perturbar de tal maneira a percepção e a imaginação de um homem, que a mulher
lhe pareça repugnante, já que, como se disse, pode influir sobre a
imaginação. Quarto pode impedir, de maneira direta,
a ereção do membro adaptado à frutificação, do
mesmo modo que obstruir o movimento local. Quinto pode impedir o fluxo da
essência vital dos membros onde reside a energia motriz, fechando, por assim
dizer, os canais seminais, de modo que não desça às vias de gestação, ou
retroceda, ou não se projete nelas, ou de alguma
das muitas maneiras, fracasse em sua função. E procede, em consonância com o
que se tratou mais acima, com outros Doutores. Pois Deus outorga ao demônio mais espaço a respeito deste ato, por meio do
qual se difundiu primeiro o pecado, do que outros atos
humanos. Da mesma forma, as serpentes estão mais submetidas aos encantamentos
mágicos que os demais animais. E um pouco mais adiante diz: “o mesmo ocorre
no caso da mulher, pois o demônio pode nublar-lhe
de tal modo o entendimento, que considere a seu esposo tão repugnante, que
por nada do mundo lhe permita se deitar com ela”. Mais tarde almeja encontrar
a razão do porquê, que mais homens que mulheres se encontram enfeitiçados a
respeito dessa ação; e diz que tal obstrução ocorre
geralmente no conduto seminal, ou na incapacidade de ereção,
que mais facilmente acontece com os homens; e portanto há más homens
embruxados que mulheres. Também poderia dizer-se que, como a maior parte das
bruxas são mulheres, anseiam mais os homens que às mulheres. Além do mais, atuam por despeito das outras mulheres casadas, e
encontram todas as oportunidades para o adultério quando o esposo pode
copular com outras mulheres, mas não com a própria, e da mesma maneira, a
esposa também acaba procurando outros amantes. É redundante dizer que Deus
permite que o demônio afete
os pecadores com mais empenho que aos justos. Pelo qual disse o anjo a
Tobias: “outorga ao demônio poder sobre aqueles que
se entregaram à lascívia. Mas também tenha, às vezes, poder sobre os justos,
como no caso de Jó, mas não em relação as funções
genitais. Pelas quais deveriam se dedicar à confecção de outras boas obras, a
menos que o ferro permaneça na ferida, e seja inútil aplicar remédios”.
Esclarecem-se algumas dúvidas passageiras sobre o tema da cópula impedida
pelos encantamentos malignos De passagem, perguntam
porquê esta função é às vezes obstruída em relação a uma mulher, mas não a
outra; a resposta segundo São Boaventura, é esta:
“Ou bem a encantadora ou bruxa afeta desse modo às
pessoas que o demônio determinou, ou é porque Deus
não permite que isso se inflija sobre certas pessoas. Pois o objetivo oculto de Deus neste aspecto é obscuro, como se
mostra no caso da esposa de Tobias”. E agrega: “Se perguntar como o demônio faz isso há que dizer que obstrui a capacidade
genital, não de forma intrínseca, mediante uma lesão do órgão, mais de
maneira extrínseca, inutilizando-o”. Portanto, como é uma obstrução
artificial, e não natural, pode fazer um homem impotente para uma mulher, mas
não para outras: arrebatando a inflamação de sua luxuria
por ela, mas não por outras mulheres, seja por meio de seu próprio poder, ou
por alguma erva, ou pedra, ou certos meios naturais ocultos. E isto coincide
com as palavras de Pedro de Paludes. Além do mais,
como a impotência neste ato se deve às vezes à frivolidade da natureza, ou a
algum defeito natural, se pergunta: Como é possível distinguir se é devido ou
não a bruxaria? Hostiensis dá a resposta em sua Summa (porem isto não deve ser pregado em público):
quando o membro não se comove de jeito nenhum, e não pode executar o ato do
coito, isso é sinal de frigidez da natureza; mas quando se comove e se ergue
e, no entanto não pode executar, é um sinal de bruxaria. Também devemos assinalar
que a impotência do membro para executar o ato não é o único encantamento,
mas às vezes se faz para que a mulher não possa conceber, ou que aborte.
Observa-se, além do mais, que segundo o que estabelece os Cânones, quem por
desejo de vingança ou por ódio faz a um homem ou a uma mulher algo que lhes
impeça engendrar ou conceber deve ser considerado um homicida. E adverte-se,
ainda, que o Cânon fala de amantes livres que, para salvar seus apaixonados
da vergonha, usam anti-conceptivos tais como poções ou ervas que vão à contramão da natureza, sem ajuda alguma dos demônios. E esses penitentes devem ser castigados como
homicidas. Mas as bruxas que fazem tais coisas por bruxaria
são castigáveis, pela lei, com a pena extrema. E para solucionar os
argumentos; quando objetam que estas coisas não
podem acontecer a quem esta unido em matrimônio, é preciso assinalar, além do mais, que mesmo
o assunto já ter sido suficientemente declarado; essas coisas podem certa e
verdadeiramente ocorrer, tanto a quem esta casado como a quem não esta. E o
leitor prudente, que possuir abundância de livros, remeter-se-á aos Teólogos
e aos Cânonistas, em especial quando falam dos
impotentes e enfeitiçados. E verá que coincidem em condenar dois erros,
particularmente em relação às pessoas casadas, que parecem achar que esses
encantamentos não podem ocorrer aos que estão unidos em matrimônio,
pois postulam a razão de que o demônio não pode
destruir a obra de Deus. E o primeiro erro que condenam, é o que diz que não
existe bruxaria no mundo, mas apenas na imaginação dos homens que, por sua
ignorância das causas ocultas que ninguém entende -
todavia, atribuem certos efeitos naturais à bruxaria como se fosse produto,
não de causas ocultas, mais de demônios que
trabalham por si próprios ou em conjunção com as bruxas. E ainda que todos os
outros Doutores condenem este erro como uma pura falsidade, São Tomás o ataca
com mais vigor e o estigmatiza como uma verdadeira heresia, e diz que este
erro procede da raiz da infidelidade. E como a infidelidade num cristão se
considera heresia, esses tais merecem ser suspeitos de heresia. E isto foi
estudado na Primeira Pergunta, ainda que não se tenha declarado com tanta
clareza. Pois se alguém considerar os outros ditos de Santo Tomás em outros
lugares, encontrará as razões pelas quais afirma que esse erro procede da
raiz da infidelidade. Para VOLTAR A: Grimorio- Malleus Maleficarum Veja também: Simpatias Magias & Feitiços Rápidos Não perca: temas relacionados .... |
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