MITOS E MITOLOGIA MITOLOGIA
Egípcia
OS HOMENS DIVINIZADOS Somente em épocas mais recentes os egípcios começaram a atribuir
honras divinas a criaturas humanas. Imotep, ministro do rei Zeser ou Djeser,
da III dinastia (cerca de 2 600 a.C.) mereceu ser endeusado em virtude de
seus extraordinários dotes; a lembrança dessa personagem permaneceu viva na
memória dos egípcios. Sabemos, graças a descobertas recentes, que Imotep,
realmente, desempenhou importante papel ao lado do soberano, na qualidade de
Ministro dos Trabalhos.Com o correr dos anos, a imaginação popular aureolou
essa figura histórica com atributos excepcionais; sua sabedoria e ciência
médico-mágica fez com que, na época greco-romana, o elevassem ao número dos
deuses. Construíram.Ihe santuários e foi assimilado ao Asclépio grego. Amenófis, filho de Hapu, foi valido do faraó Amenófis III
(XIV século a.C.), e teve destino semelhante ao de Imotep. Tinha, também, o
nome de Amenotepe; era arquitecto de Amenófis III. Tornou-se deus-curador e
instalou seu sanatório em uma capela de Deir el-Bahari. Amenófis I e sua mãe, Ames-Nefertári, gozaram de honras
divinas na necrópole de Tebas. Esnefru era adorado no Sinai; foi o primeiro
rei da IV dinastia (cerca de 2700 a.C.). Sesóstris 11 era venerado na Núbia e Amenemes III no Faium. É curioso constatar que o culto do rei tornado deus era,
sempre, limitado a uma comunidade de homens, que tinham, profissional ou
sentimentalmente, razões de honrar um longínquo fundador. Outros Que mereceram culto particular, ainda que não totalmente
popular: Ca$!,emni, Isi, príncipe de Edfu, e HecaIo, cuja capela, na ilha
Elefantina, foi há pouco encontrada, juntamente com seu túmulo, em Assuão. Como se vê, ainda que Heródoto observasse "que os
heróis no Egipto não eram objecto de nenhum culto", muitos homens reis
e plebeus - mereceram a honra de culto e homenagem divinas. Para
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