OS PRETOS VELHOS O Preto-Velho é uma entidade cultuada nas
religiões afro-brasileiras,
sendo espíritos de velhos africanos (homens e mulheres) que viveram nas
senzalas maioritariamente como escravos e morreram de velhice. Na Umbanda estas entidades apresentam-se
estereotipadas: são anciãos negros, com o cachimbo na mão, grandes sábios,
conhecedores da ervas e sua manipulação, bem como da magia divina. No Cadomblé, são considerados Eguns
(almas desencarnadas). Na Umbanda, os Pretos-Velhos são
homenageados no dia 13 de Maio, dia
da abolição da escravatura, dia em que foi assinada a Lei Áurea. O Preto-Velho é fruto de circunstâncias
únicas que existiram no Brasil, sendo a mais carismática entidade dos
terreiros de Umbanda. Os escravos eram trazidos de África para
o Brasil, e após a sua chegada pouco tempo sobreviviam. As árduas condições
de vida, má alimentação, muito trabalho, falta de salubridade, resultavam
numa média de vida de sete anos. Alguns conseguem sobreviver e alcançar uma
idade avançada, e assim surge a figura deste escravo “Preto-Velho”, que
personifica o patriarca da raça, com cabelos brancos, experiência de vida e
uma enorme sapiência. O “Preto-Velho” é então o sábio que deve ser
consultado, o sábio que deve ser ouvido, é aquele a quem se recorre quando se
procura um conselho e uma orientação. O Preto-Velho é uma entidade marcada pela
tolerância, pela caridade e simplicidade, pelo amor ao seu semelhante. OS PRETOS-VELHOS NOS TRABALHOS
ESPIRITUAIS DE UMBANDA: Nos trabalhos espirituais os médiuns
incorporam entidades com diversos níveis de evolução, níveis evolutivos esses
que se dividem em 3: AS CRIANÇAS: São chamadas de eres ou ibejis. Representam a pureza e a inocência. OS CABOCLOS: Nestes incluem-se os boiadeiros, caboclos
e caboclas. Representam a força e a coragem. Apresentam a forma de um adulto. OS PRETOS VELHOS: Nestes se incluem os tios e tias, pais e
mães, avôs e avós, todos na sua forma idosa, que representa o conhecimento e
sabedoria, a fé. NOMES DE ALGUNS PRETOS-VELHOS: Os Pretos-Velhos podem
apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Avó, Avô, no entanto são todos
Pretos-Velhos, sendo que, os que são tratados por vovô ou vó são os mais
velhos. Os Pretos-Velhos apresentam-se com nomes
que permitem identificar a sua nação de origem, tal como acontecia na época
da escravidão (ex. Guiné, Moçambique…), seu orixá regente, evidenciando a sua
actuação propriamente dita. Assim temos: - Aruanda:
Ex. Pai Francisco de Aruanda. Aruanda significa “céu”. Refere-se a
Pretos-Velhos activos na linha de Oxalá. - Calunga, Cemitério ou das Almas: Ex: Pai Francisco da Calunga, Pai
Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas. Refere-se a Pretos-Velhos activos na
linha de Omulu/Obaluayê. - Congo: Ex. Pai Francisco do Congo. Refere-se a Pretos-Velhos activos na
linha de Iansã. - D’Angola: Ex. Pai Francisco D’Angola. Refere-se a Pretos-Velhos activos na
linha de Ogum. - Matas: Ex: Pai Francisco das Matas. Refere-se a Pretos-Velhos activos na
linha de Oxóssi. Os
Pretos-Velhos masculinos, nomeadamente são: Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José
de Angola, Pai Francisco, Pai Jacó, Pai Benedito, Pai Anastácio, Pai Jorge,
Pai Luís, Pai Maneco, Pai Mané, Pai
António, Pai Cipriano, Pai Roberto, Pai Tomás, Pai Guiné, Pai Jobim, Velho
Liberato… Os
Pretos-Velhos femininos, nomeadamente são: Maria Conga, Vó Catarina, Mãe Maria, Mãe
Cambina; Mãe Sete Serras, Mãe Cristina, Mãe Mariana, Mãe Cambinda, Vó
Cecília, Vó Quitéria, Vó Ana…. Veja também: |
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