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Santo Amós
Profeta
783-743 a.C.
31 de Março
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Entre os grandes profetas de Deus, Amós foi o primeiro a
deixar suas mensagens por escrito, encabeçando uma lista onde se sucedem:
Oséias, Isaías, Jeremias e outros. Com o desenvolvimento e a popularização da
escrita se desenrolando em toda a cultura mundial, no século VIII a.C., as
profecias passaram a ser registadas e distribuídas com maior rapidez e
eficiência do que com o método oral, expandindo a comunicação da palavra do
Criador.
Profetas são pessoas com os pés no chão, profundamente conhecedoras da vida
de seu povo e de sua realidade. Conhecem e vivem a realidade, mas são
extremamente sensíveis a Deus. Por isso são escolhidos e se tornam
anunciadores da vontade de Deus para aquele momento histórico. E por isso
denunciam tudo aquilo que fere a vontade de Deus.
Assim, aconteceu com as profecias de Amós que ficaram para a posteridade e
pouco sobreviveu de sua história pessoal. Sabe-se ainda que antes de se
entregar totalmente à sua religiosidade, Amós foi pastor de ovelhas em Tácua,
nos limites do deserto de Judá, não há sequer razão para considerá-lo um
proprietário de grandes proporções. Um pequeno sítio talvez, com condições
razoáveis para garantir-lhe sustento, a si e sua gente, onde permaneceu muito
tempo, pois nem pertencia à corporação oficial dos profetas.
Teve um curto ministério religioso na região de Betel e Samaria, mas foi
expulso de Israel e voltou à atividade anterior. Pregou depois durante o
reinado de Jeroboão II, entre os anos 783 e 743 antes de Cristo.
Julgam os historiadores que Amós era ainda muito jovem quando recebeu um
chamado irresistível de Deus para proclamar suas mensagens. Os Escritos
registram também que seu trabalho espiritual abriu uma esperança para o povo,
que sentia o peso do Senhor sobre certos habitantes.
Seu ministério profético aconteceu quando o povo de Israel vivia a divisão
entre norte e sul. Amós embora originário do sul profetizou no norte, que
viveu anos de instabilidade econômica, alternados com anos de prosperidade.
Esta que foi construída por alguns para si mesmos, enquanto que outros foram
oprimidos. Por um lado havia luxo e fartura; por outro, empobrecimento e
miséria.
E Amós deixa claro que junto à tudo isso, vem a decomposição social, a
corrupção religiosa e a falsidade no culto. O culto em sua falsidade encobria
na verdade o grande pecado: a injustiça social.
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