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Saturno (Cronos)

 

Segundo filho de Urano e da antiga Vesta, ou do Céu e da Terra, Saturno, depois de haver destronado o pai, obteve de seu irmão primogênito, Titã, o direito de reinar em seu lugar. Mas Titã impôs uma condição: a de Saturno fazer morrer toda a sua posteridade masculina, a fim de que a sucessão ao trono fosse reservada aos seus filhos. Saturno esposou Rea, de quem teve muitos filhos, os quais devorou avidamente, conforme combinara com o irmão. Além disso, sabendo que um dia ele próprio seria derrubado do trono por um de seus filhos, exigia que sua esposa lhe entregasse os recém-nascidos. Entretanto, Rea conseguiu salvar Júpiter, que já grande, declarou guerra ao pai, venceu-o e, depois de o haver tratado como fora Urano por seus filhos, afastou-o do céu. Assim a dinastia de Saturno continuou em prejuízo daquela de Titã.


Saturno teve três filhos de Rea que esta conseguiu esconder: Júpiter (Zeus), Netuno (Posêidon) e Plutão (Hades), e uma filha, Juno (Hera), irmã gêmea e esposa de Júpiter. Alguns autores acrescentam Vesta, deusa do fogo, e Ceres, deusa das searas, ao número de filhas de Saturno e Rea. Saturno teve com muitas outras mulheres um grande número de filhos, como, por exemplo, o centauro Quíron, filho da ninfa Filira, o mentor da maior parte dos heróis gregos.


Conta-se que Saturno, destronado por seu filho Júpiter e reduzido à condição de simples mortal, foi refugiar-se na Itália, no Lácio, onde reuniu os homens ferozes, esparsos nas montanhas, e lhes deu leis. Seu reinado, embora represente o chumbo, foi a Idade do Ouro, sendo os seus pacíficos súditos governados com doçura. Foi restabelecida a igualdade de condições; nenhum homem servia a outro como criado; ninguém possuía coisa alguma exclusivamente para si; tudo era bem comum, como se todo mundo tivesse tido a mesma herança. Para lembrar esses tempos felizes celebravam-se, em Roma, as Saturnais. Essas festas, cuja instituição remontava a um passado muito além da fundação da cidade, consistiam sobretudo em representar a igualdade que primitivamente reinava entre os homens. Começavam as Saturnais no dia 16 de dezembro de cada ano; a princípio só duravam um dia, mas ordenou o Imperador Augusto que durassem três; Calígula aumentou-lhes vinte e quatro horas. Durante essas festas o poder dos senhores sobre os escravos era suspenso, e estes tinham inteiramente livres a palavra e as ações. Tudo era prazer, tudo era alegria; nos tribunais e nas escolas havia férias; era proibido empreender uma guerra, executar um criminoso ou exercer outra arte além da culinária; havia troca de presentes e suntuosos banquetes eram realizados. De mais a mais, todos os habitantes da cidade paravam as suas tarefas e toda a população se dirigia ao monte Aventino para respirar o ar do campo. Os escravos podiam criticar os defeitos dos senhores, fazer-lhes caçoadas e, nesses dias, eram os senhores que serviam os escravos à mesa.


Em grego, Saturno é designado pelo nome de Cronos, que quer dizer "tempo". A alegoria é transparente nessa fábula de Saturno; esse deus que devora os filhos é, diz Cícero, o Tempo. O Tempo que se não sacia dos anos e que consome todos aqueles que passam. A fim de contê-lo, Júpiter o acorrentou, ou seja, submeteu-o ao curso dos astros, que são como laços que o prendem, isto é, sujeitou-o ao Destino, pois no Tempo é que este último desempenha sua tarefa, e sem o jugo jupiteriano seria impossível, ademais, que o Destino cumprisse sua tarefa.


Os cartagineses ofereciam a Saturno sacrifícios humanos; as vítimas eram crianças recém-nascidas. Em Roma, o templo elevado a esse deus no Capitólio foi depósito do tesouro público, em lembrança de que no tempo de Saturno, na Idade do Ouro, não se cometiam furtos. Sua estátua permanecia amarrada com correntes, que só eram retiradas em dezembro, durante as Saturnais.


Saturno era geralmente representado como um velho curvado ao peso dos anos, erguendo na mão uma foice para mostrar que preside o tempo. Em São Paulo, no muro externo do cemitério do Araçá, há uma escultura que o representa velho com a ampulheta aos pés para recordar aos passantes que Tempus fugit (o tempo passa). Em muitos monumentos, é apresentado com um véu, sem dúvida porque os tempos são obscuros e cobertos de um segredo impenetrável, que só o Destino ou Fado pode desvendar. Com um globo na cabeça representa o planeta Saturno. Em uma gravura etrusca é representado com asas e a foice pousada sobre um globo; é assim que representamos sempre o Tempo.


Em seu Estudos de Iconologia - Temas Humanísticos na Arte do Renascimento, Panofsky assim se expressa:

"Na arte do Renascimento e do Barroco, o Pai Tempo tem geralmente asas e está quase sempre despido. A foice e a gadanha, os seus atributos mais freqüentes, são por vezes acompanhadas - ou substituídas - por uma ampulheta, uma serpente ou dragão mordendo a cauda, ou o zodíaco; e, nalguns casos, anda de muletas.


Algumas das características destas imagens mais elaboradas podem encontrar-se em representações clássicas ou da Antigüidade tardia da idéia de Tempo; mas nenhuma das combinações específicas que constituem tipo do Pai Tempo no sentido moderno da palavra se encontram na arte antiga. Nela encontramos, grosso modo, dois tipos principais de concepções e de imagens. Por um lado, existem as imagens do tempo como 'Kairos', ou seja, o momento breve e decisivo que marca um ponto crucial na vida dos seres humanos ou no desenvolvimento do Universo. Este conceito era ilustrado pela figura conhecida vulgarmente como a Oportunidade. A Oportunidade era representada por um homem (a princípio nu) num movimento de fuga, normalmente jovem e nunca muito velho, apesar de o tempo ser às vezes chamado 'de cabelos grisalhos' na poesia grega. Estava provido de asas nos ombros e nos tornozelos. Os seus atributos eram uma lança, originalmente em equilíbrio no gume da uma faca, e, num período mais tardio, uma ou duas rodas. Além disso, a sua cabeça exibia amiúde a proverbial madeixa pela qual se pode apanhar a Oportunidade, calva. Foi devido a este carácter obscuramente alegórico que a figura de Kairos ou Oportunidade atraía o espírito dos fins da Antigüidade e da Idade Média. Sobreviveu até o século XI e depois tendeu a fundir-se com a figura da Fortuna, fusão favorecida pelo fato de a palavra latina para Kairos, ou seja, occasio, ser do mesmo gênero que fortuna.


Por outro lado, uma idéia exatamente contrária à de Kairos também é representada na arte antiga: refiro-me ao conceito iraniano do Tempo como 'Aion', ou seja, o princípio ativo da criatividade eterna e inesgotável. Estas imagens ou estão relacionadas com o culto de Mitra, caso em que mostram uma figura severa e alada com cabeça e garras de leão, estreitamente envolvida por uma grande serpente e levando uma chave em cada mão, ou representam a divindade órfica conhecida normalmente como Fanes, caso em que mostram um belo jovem alado, rodeado pelo zodíaco e provido com muitos atributos de poder cósmico, (também ele está rodeado pelos anéis de uma serpente).


Em nenhuma dessas representações antigas encontramos o relógio de areia, a foice ou a gadanha, as muletas ou qualquer outro sinal característico de velhice. Por outras palavras, as imagens antigas do Tempo são caracterizadas quer por símbolos duma velocidade fugaz de equilíbrio precário, quer por símbolos de poder universal e fertilidade infinita, mas não por símbolos de decadência ou destruição. Como foram então introduzidos estes atributos específicos do Pai Tempo?


A resposta reside no fato de a expressão grega para o tempo, Chronos, ser muito parecida com o nome Kronos (o Saturno romano), o mais velho e o mais temido dos deuses. Como patrono da agricultura trazia geralmente uma foice. Como o mais velho membro do Panteão grego e romano, era profissionalmente velho e, mais tarde, quando as grandes divindades clássicas foram identificadas com os planetas, Saturno foi associado ao longínquo e mais lento de todos".

A Saturno foi dedicado o sábado (Saturni dies).

Fonte: “Mitologia Greco-Romana – Arquetipos dos Deuses e Herois”, de Márcio Pugliesi

 

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