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WICCANING: O RITUAL DE BATISMO ADHORAT WICCANING Ritual de bruxaria
correspondente ao batismo cristão Os cristãos, quando
baptizam seus filhos, o fazem em geral com a intenção de compromissá-los
com o cristianismo, de preferência perpetuamente - e
ao próprio ramo particular de cristianismo dos pais. Espera-se via de regra
que os filhos endossarão tal compromisso, ratificando-o quando tiverem idade
suficiente para aquiescer conscientemente (embora sem maturidade para
discernir). Para sermos justos, esses pais - quando
não estão meramente acatando uma convenção social - amiúde assim agem porque
sinceramente acreditam que isso é essencial para a segurança das almas de
seus filhos. Foram ensinados a crer nisso e frequentemente mediante o medo. Essa crença segundo
a qual existe apenas um tipo de ingresso para o céu e que um bebé precisa
recebê-lo com toda a rapidez para sua própria segurança é, evidentemente,
estranha a Wicca. A crença de bruxas e bruxos na reencarnação
a nega em todos os casos. Mas, independentemente
disto, feiticeiras e feiticeiros sustentam o ponto de vista que era
virtualmente universal antes da era do monoteísmo patriarcal, a saber, que
todas as religiões são diferentes sendas de expressão das mesmas verdades e
que a validade delas para qualquer indivíduo depende da natureza e das
necessidades deste. Uma cerimónia Wiccaning para a criança de uma família de bruxos não
compromete, portanto, a criança com nenhuma senda em particular, mesmo uma
pertencente a Wicca. É similar a um baptizado no sentido em que invoca a
protecção divina para a criança e ritualmente afirma o amor e o cuidado com
os quais a família e os amigos desejam cercar o recém-chegado. Difere de um
baptizado no fato de especificamente reconhecer que, à medida que a criança
se transforma num adulto, decidirá, e realmente terá que decidir, sobre sua
própria senda. Wicca é, acima de
tudo, uma RELIGIÃO NATURAL - de modo que pais-bruxos tentarão naturalmente comunicar a seus filhos
a alegria e realização que sua religião lhes proporciona, a família toda partilhando
inevitavelmente do modo de vida vinculado a essa religião. Partilhar é uma
coisa, impor ou ditar é outra, e longe de assegurar a "salvação" de
uma criança, pode muito bem retardá-la - isto se,
tal como as feiticeiras, você encarar a salvação não como uma espécie de
transacção instantânea, mas como um desenvolvimento ao longo de muitas
existências. Compomos nosso
ritual de Wiccaning dentro desse espírito e achamos
que a maioria das bruxas e bruxos concordarão com tal postura. Sabíamos que a idéia
de Ter padrinhos - amigos adultos que manterão um
interesse pessoal no desenvolvimento da criança - era uma idéia
justificadamente popular e sentimos que uma cerimónia de Wiccaning
deveria adoptá-la também. A princípio chamamos esses amigos adultos de
"Patrocinadores", a fim de evitar uma confusão com respeito à
prática cristã. Mas reconsiderando o assunto posteriormente, percebemos que
"patrocinador era uma palavra fria e que não havia motivo algum para que
"padrinho" e "madrinha" (desde que god
abarcasse goddess/ Padrinho em inglês é GODfather e madrinha GODmother)
não servissem a bruxas e bruxos tanto como servem os cristãos. Afinal de
contas, consideradas as diferenças de crença (e Deus sabe quanto os cristãos
diferem entre si), inclusive a diferença de postura que já mencionamos, a
função é a mesma. Os padrinhos não têm
de ser eles mesmos necessariamente bruxos, o que cabe aos pais decidir. Mas
precisam, ao menos, simpatizar com a intenção do ritual e tê-lo lido integralmente de antemão, para assegurar que possam
fazer as necessárias promessas com toda sinceridade (o mesmo se aplica,
afinal, a bruxos e bruxas convidados por amigos cristãos para serem padrinhos
num baptismo cristão). Se a Grã Sacerdotisa
e/ou o Grão Sacerdote se prestam eles próprios a serem padrinhos, farão as
promessas um ao outro nos momentos apropriados, durante o ritual. Preparação Se os membros do
coven normalmente actuarem despidos, a decisão se assim participarão do
ritual ou se farão vestidos caberá aos pais da criança. Num caso ou noutro, a
Grã Sacerdotisa usará símbolos da Lua, e o Grã Sacerdote símbolos do Sol. O círculo é marcado
com flores e folhas verdes e o caldeirão colocado no centro, preenchido com
as mesmas flores e folhas e talvez também de frutos. Coloca-se à disposição,
no altar, óleo de consagração. Somente incenso leve deve ser usado - preferivelmente sob forma de bastão. Os presentes para a
criança são postos ao lado do altar, bem como o alimento e as bebidas para
uma pequena festa no círculo, depois do ritual. Os pais devem
escolher antecipadamente um "nome oculto" para a criança (isto é,
em grade parte, para o próprio benefício da criança; crescendo numa família
de bruxos, ele ou ela quase certamente apreciará ter um nome de bruxo ou
bruxa particular tal como têm mamãe e papai - e se
não for o caso, poderá ser discretamente esquecido até que e a menos que seu
detentor queira usá-lo novamente). O Ritual Para uma Menina O Ritual de Abertura
é realizado normalmente até o fim da invocação do "Grande Deus
Cernunnos", excepto pelo fato de que todos, inclusive os pais e a
criança, se colocam no círculo antes do traçado, sentamos num semicírculo
próximos do caldeirão e olhando para o altar -
cedendo lugar à Grã Sacerdotisa, para que esta trace o círculo em torno
deles. Somente a Grã Sacerdotisa e o Grão Sacerdote ficam em pé para conduzir
o Ritual de Abertura. Para reduzir
movimento excessivo, que poderia amedrontar a criança, a Grã Sacerdotisa
traça o círculo com seu athame, e não com a espada, e ninguém se move com
ela, ou imita seus gestos quando ela invoca os Senhores das Atalaias. Ela e o
Grão Sacerdote carregam os elementos em torno. Após a invocação do
Grande Cernunnos, a Grã Sacerdotisa e o Grão Sacerdote consagram o vinho. Não
o experimental, mas colocam o cálice no altar. O Grão Sacerdote, em
seguida, posta-se diante do altar, encarando o caldeirão. A Grã Sacerdotisa
fica pronta para entregar-lhe o óleo, o vinho e a água. O Grão Sacerdote
diz: "Estamos
reunidos neste círculo para pedir a bênção do poderoso deus e da gentil deusa
para ______________ (nome da menina), a filha de ______________ e
______________, de modo que ela possa crescer em beleza e força, em alegria e
sabedoria. há muitas sendas, e cada um tem de
encontrar a sua, e portando não buscamos ligar ______________ (nome da
menina) à nenhuma senda, enquanto ela é ainda demasiadamente jovem para
escolher. _________, mãe de __________ (nome da menina), adianta-se com ela
para que possa ser abençoada." O pai ajuda a mãe a
se levantar e ambos levam a criança ao Grão Sacerdote, que a toma em seus
braços. Ele pergunta: ______________ , mãe de _________ (nome da
menina),possui esta tua criança também um nome oculto? A mãe responde: Seu nome oculto é
______________ O Grão Sacerdote,
então, unta a criança na testa com óleo, fazendo a marca de um pentagrama e
dizendo: Eu unto a ti,
______________ (dizer o nome comum), com óleo e te dou o nome oculto de
______________. Ele repete a acção com
o vinho, dizendo: Eu unto a ti,
______________ (dizer nome oculto), com vinho em nome do poderoso deus
Cernunnos. Repete a acção com a
água dizendo: Eu unto a ti,
______________ (dizer nome oculto), com água em nome da gentil deusa Aradia. O grão sacerdote
devolve a criança à sua mãe e, então conduz os pais e a criança a cada uma
das atalaias, dizendo: Vós senhores das atalaias leste (sul,
oeste, norte), com efeito apresentamos a vós ______________ (nome comum),
cujo nome oculto é ______________ (dizer nome oculto) e que foi devidamente
ungida dentro do círculo de wicca. escutai, portanto, que ela se acha sob a protecção de
Cernunnos e Aradia. O Grão Sacerdote e a
Grã Sacerdotisa tomam seus lugares voltados para o altar, com os pais e a
criança entre eles. Erguem seus braços e invocam cada um por sua vez: Grão Sacerdote:
poderoso Cernunnos, concede a esta criança o dom da
força; Grã Sacerdotisa:
gentil Aradia, concede a esta criança o dom da
beleza; Grão Sacerdote:
poderoso Cernunnos, concede a esta criança o dom da
sabedoria; Grã Sacerdotisa:
gentil Aradia, concede a esta criança o dom do amor; O Grão Sacerdote, a
Grã Sacerdotisa e os pais se voltam para encarar o centro do círculo, e o
grão sacerdote então pergunta: Há duas pessoas no
círculo que se apresentariam como padrinhos de ______________
? (obs.:
se o sacerdote e a sacerdotisa estão se apresentando como padrinhos, ele
perguntará, em lugar disso: há alguém no círculo que se apresentará comigo,
como padrinhos de_______? e a sacerdotisa responderá:
eu me juntarei a vós. em seguida eles olharão um para o outro e trocarão as
perguntas e promessas). Os padrinhos deverão
se adiantar e ficar de pé, a madrinha encarando o sacerdote e o padrinho
encarando a sacerdotisa. O sacerdote pergunta
para a madrinha: Tu, ______________
prometes ser uma amiga de ______________ ao longo de sua infância, no sentido
de ajudá-la e guiá-la da maneira que ela necessitar; e de acordo com seus
pais por ela zelar e amá-la como se fosse de teu próprio sangue até que pela
graça de Cernunnos e Aradia ela esteja pronta para escolher sua própria
senda? A madrinha responde: Eu, ______________
assim prometo. A Grã Sacerdotisa
pergunta ao padrinho: Tu, ______________
prometes ser uma amiga de ______________ ao longo de sua infância, no sentido
de ajudá-la e guiá-la da maneira que ela necessitar; e de acordo com seus
pais por ela zelar e amá-la como se fosse de teu próprio sangue até que pela
graça de Cernunnos e Aradia ela esteja pronta para escolher sua própria
senda? O padrinho responde: Eu, ______________
assim prometo. O Grão Sacerdote
diz: O deus e a deusa a abençoaram; Todos dizem: que
assim seja! O Grão Sacerdote
diz: Que todos se sentem
dentro do círculo Todos se sentam,
excepto o sacerdote e a sacerdotisa, que experimentam e passam por todos o
vinha já consagrado da maneira usual e então consagram e passam a todos os
bolos da maneira usual. A seguir, buscam os
presentes, o alimento e as bebidas da festa e se sentam com os outros, daqui
em diante passando-se para o informal. O Ritual Para um Menino A diferença básica
caso a criança seja um menino é que o Grão Sacerdote e a Grã Sacerdotisa
trocam suas funções. Ela realiza o enunciado de abertura e executa a unção, o
Grão Sacerdote lhe entrega o óleo, o vinho e a água. Ela representa a criança
às Atalaias. A invocação a Deusa
e ao deus por seus dons de força, beleza, sabedoria e amor, entretanto, é
feita exactamente como a feita para a menina, e na mesma ordem. A Grã Sacerdotisa
convoca os padrinhos para que se apresentem e toma a promessa do padrinho; o
Sacerdote toma então a promessa da madrinha. A Grã Sacerdotisa
pronuncia a bênção final. (Fonte:
Texto Extraído do Livro: 8 Sabats Para
Bruxas, de Janet & Stewart
Farrar ) Ir para Wicca
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